terça-feira, 20 de março de 2012

TERÇA-FEIRA A COLUNA É DO ALYSON SOARES!


Vitória com ressalvas

POR: ALYSON SOARES

Vitória incontestável! Não há como desmentir esta afirmação.  O Cruzeiro dominou amplamente a partida contra a Caldense, que terminou com a goleada por 5 a 0 a nosso favor. Parte importante do resultado deve-se à boa apresentação do ataque que, apesar de erros individuais, mostra que o entrosamento entre os jogadores está cada vez melhor.

Assim, o técnico Mancini ganha boas opções tanto para um 4-3-3 (lembrando que temos outro bom atacante no elenco, o Walter), mas também pode se dar ao luxo de, quando necessário, lançar mão de um destes e utilizar o tradicional 4-4-2, utilizando o experiente Roger ou o novato Élber, que vem se mostrando uma boa promessa, sendo muito agressivo nas jogadas individuais, principalmente pelas pontas.

Já que estamos no meio-campo, falemos dele. Mas é até bobagem ficarmos aqui perdendo muito tempo comentando de mais uma bela atuação de Montillo. Ele é o camisa 10 do time e faz jus à isso, acho que não tenho que me alongar nesse assunto. Basta se lembrar do passe que ele deu para o primeiro gol que tudo já faz sentido. Mas Montillo não joga sozinho, teve também o Leandro Guerreiro, que faz um papel de líbero muito importante, pois dá segurança às subidas dos laterais e/ou volantes, além de concertar as burradas dos defensores. Marcelo Oliveira também jogou, mas está bem abaixo do que mostrou nos seus primeiros jogos, além de que, fica preso só na marcação. 

Acho que este jogador não é indicado para a formação com três atacantes, pois nesta os volantes ficam mais presos. Talvez seja o momento de colocar o Amaral, este que entrou e mostrou segurança e bom passe, ou o Rudnei, passando Marcelo para a lateral-esquerda, pois o Gilson ainda é muito variante e o Diego Renan, muito ruim.

Já que comentamos sobre a defesa, vamos a ela. Apesar de que não foram muito incomodados, todos merecem uma citação. Fábio continua insuperável e, assim como Montillo, dispensa comentários. Ninguém é titular, capitão e ídolo celeste por acaso! Victorino fez um jogo razoável, mas anda meio afobado. Marcou seu primeiro gol com a camisa celeste, tomara que assim sua afobação acabe e ele volte a ser o “xerifão” celeste que todos conhecem. Thiago Carvalho fez sua estréia, que confesso ter me frustrado, pois cometeu uma série de erros de posicionamento. Tomara que tenha sido apenas o “peso do primeiro jogo”. Senão teremos que aturar o Léo...de novo... aí vai ser difícil!

Deixei por último minha maior preocupação: a lateral. Já disse anteriormente que sou defensor da hipótese de testar o Marcelo Oliveira no setor. Então deste lado não tem muito mais o que ser dito, pois teremos que esperar um pouco mais para ver se o Gilson tem ou não categoria para ser titular do time. Quanto a Diego Renan, eu gostaria de pedir encarecidamente ao técnico e a diretoria celeste que nos faça um imenso favor: vê se dão um sumiço nesse jogador!

A lateral-direita é a parte da discórdia, pois muitos amigos meus são contrários à essa opinião minha. A grande maioria das pessoas gosta do Marcos, mas eu confesso que ainda tenho muitas restrições à este jogador, principalmente no setor defensivo, já que no ataque ele fica escondido atrás de Wallyson, que cai muito por ali. O problema é que para esta posição nem tem banco, talvez testando o Amaral desse certo. Vale o teste.

Tendo dito tudo isso, o time “ideal” do Cruzeiro, considerando o que vi até agora, pode se dividir em duas partes: A primeira, utilizando o 4-3-3, seria: Fábio; Amaral, Mateus (o único que não foi testado), Victorino e Marcelo Oliveira; Leandro Guerreiro, Rudnei, Montillo; Wallyson, Wellington Paulista e Walter. A segunda, já utilizando o tradicional 4-4-2, colocaria o Roger (quando não der, coloca o Élber) no lugar do Wellington Paulista.

Isso é tudo por hoje. Deixaram o gigante acordar, agora agüentem!






5 comentários:

Jonas disse...

Ainda bem qeu vc não é o técnico. Discordo em muita coisa de vc.

Alyson Soares disse...

Todo mundo discorda de muita coisa com muita gente Jonas!

Tudo isso não basta de especulação.

É o que nos resta.

E o fato de você discordar de mim não comprova nem que eu estou errado e nem certo, só prova que o elenco celeste tem posições com muitas dúvidas.

Da próxima vez, coloque seu time. Mas, mesmo assim, grato pela atenção dada à minha coluna.

André Mapa disse...

O Marcos é um dos 5 melhores laterais do país. Ele tem deficiências na marcação, mas é seguro nas subidas ao ataque e cruza muito bem.

Alyson Soares disse...

Para ver o nível dos laterais brasileiros, André...

Seria cômico... se não fosse trágico. kkkk

Cruzeiro Online disse...

Opinião cada um tem a sua. Acho que temos que respeitar a de cada um. Na opinião do Blog Site, o Marcos tem feito a função dele normalmente. Não tem comprometido. O início no Jonathan aqui foi péssimo. Lembram? Temos que dar chance a ele. Ainda mais que é da base, o que não temos usado muito ultimamente. Já o lateral-esquerdo, esse aí já perdi as esperanças, mesmo também sendo da base.