terça-feira, 25 de janeiro de 2011

TELÊ SANTANA: Resumo


Por: André Luis Mapa

Jogadores que se afirmaram em 2010 dominam Troféu Telê Santana

Realizada na noite dessa segunda-feira (24), a cerimônia de entrega do Troféu Telê Santana premiou os melhores jogadores do futebol mineiro na temporada, sendo foi marcada pela presença de jogadores que em 2010 finalmente conseguiram se afirmar seja como profissionais ou como novos ídolos de suas torcidas.

Prova disso são os atletas premiados nas laterais: Marcos Rocha, do América, e Diego Renan, do Cruzeiro, nas alas direita e esquerda, respectivamente. Ambos iniciaram suas carreiras profissionais em 2009, mas que não obtiveram a confiança de suas torcidas. Em 2010, Marcos Rocha e Diego Renan se mostraram adaptados ao ritmo do futebol profissional e conseguiram se destacar. O restante da defesa foi composta pelo goleiro Fábio, do Cruzeiro, que também foi eleito o melhor goleiro do Brasileirão 2010; e pelos zagueiros Réver, do Atlético, e Cláudio Caçapa, do Cruzeiro. Mesmo tendo chegado a Minas Gerais apenas na metade do Campeonato Brasileiro, Réver foi um dos principais responsáveis por livrar o Atlético do rebaixamento. Já Caçapa, dispensado pelo Cruzeiro no início de 2011, demonstrou muita segurança com a camisa estrelada no vice-campeonato brasileiro no ano passado.

Fabrício, do Cruzeiro, mesmo tendo enfrentado lesões foi eleito um dos volantes da seleção. O outro volante eleito é Henrique, também do Cruzeiro, que fez uma temporada brilhante, tornando-se um dos jogadores mais queridos pela torcida e mais valorizados da equipe celeste. Tendo, inclusive, marcado gols importantes, como contra o Palmeiras na última rodada do Brasileirão.

Mais à frente, o argentino Walter Montillo, que encantou o Brasil com seus dribles e jogadas em velocidade, e o meia Renan Oliveira, do Atlético, formaram a dupla de armadores da seleção. Depois de ser emprestado ao Vitória, Renan Oliveira voltou ao Atlético e se destacou com assistências e gols em momentos decisivos.

Carrasco do Cruzeiro no Brasileirão, o atacante Obina, do Atlético, negociado recentemente com o futebol chinês, foi eleito um dos atacantes da seleção. Thiago Ribeiro, artilheiro da Taça Libertadores 2010, é o outro atacante. Vaiado pela torcida celeste em 2009, Thiago, enfim, conquistou a confiança dos adeptos cruzeirenses com muitos gols e cruzamentos precisos.

Uma das decisões mais polêmicas da premiação foi a escolha de Dorival Júnior, treinador do Atlético, como melhor técnico do ano. Dorival chegou ao Atlético no fim do Brasileirão e salvou o clube do rebaixamento. No entanto, seus concorrentes Mauro Fernandes, do América, e Cuca, do Cruzeiro, alcançaram grandes feitos em 2010. O acesso à Série A e o vice-campeonato nacional, respectivamente.

A revelação da temporada foi o goleiro Renan Ribeiro, do Atlético. Preterido por Luxemburgo, Renan se destacou com Dorival júnior e ajudou a evitar o rebaixamento do Galo. A premiação elegeu ainda o goleiro Fábio, do Cruzeiro, como “Craque do Ano”. O fato curioso é que o prêmio ao goleiro, que tem mais de 300 partidas realizadas pelo Cruzeiro, foi entregue pelo ex-atacante Marques, ídolo do Atlético.

Do pontal do triângulo mineiro saiu o vencedor do prêmio “Destaque do Interior”, o Ituiutaba, que recentemente alterou seu nome para Boa Esporte Clube e conseguiu o acesso à Série B em 2010. O América foi homenageado pelo acesso à Série A, recebendo o prêmio de “Destaque Nacional”. Ídolo do Coelho, o ex-atacante Jair Bala entregou o troféu.

Esportes Olímpicos

O time de vôlei do Cruzeiro e os maratonistas Franck Caldeira e Luzia de Souza foram foi homenageados no Troféu. Além da judoca Gabrieli Caroline Passos dos Reis, que com apenas 13 anos, foi medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Judô em 2010. Ela emocionou os apresentadores ao não conter sua lágrimas quando falava aos presentes.

Nenhum comentário: