terça-feira, 25 de janeiro de 2011

TERÇA-FEIRA É DIA! COLUNA DO ANDRÉ!


Por: André Luis Mapa

Surpresa de Roger com banco é justificada

Um dos principais jogadores do Cruzeiro nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro de 2010, o armador Roger se mostrou surpreso por ter perdido a posição no time titular para Gilberto no início da atual temporada. A saída do jogador do meio-campo celeste é algo, no mínimo, estranho.

Apesar de ainda não ter se afirmado como titular da equipe cruzeirense, Roger já mostrou ser muito técnico e ter qualidade para decidir jogos, como fez no clássico diante do Atlético, no ano passado. Contudo, a capacidade de impor uma dinâmica mais veloz ao jogo é a característica que o diferencia de Gilberto.

O técnico Cuca opta por Gilberto na armação ao lado de Montillo por acreditar que o ex-lateral preenche melhor os espaços no meio e ajuda mais na marcação do Roger. No entanto, no amistoso entre Cruzeiro e Uberlândia, Gilberto, que deu o passe para Diego Renan marcar o primeiro gol celeste, se escondeu no flanco esquerdo do gramado, aparecendo muito pouco durante a primeira etapa.

Embora seja um jogador com técnica refinada, Gilberto não tem a visão de jogo, a habilidade e o poder de criação de Roger, que mesmo não marcando tão bem quanto o ex-lateral, consegue ajudar na marcação e não deixar a defesa vulnerável, como fez no fim do Brasileirão.

Outra alternativa possível para Cuca é a volta ao esquema com três volantes, com a entrada de Fabrício ou até mesmo de Leandro Guerreiro, dando mais liberdade para Walter Montillo organizar as jogadas ofensivas.

Ainda que seja uma boa opção, Gilberto não é um volante com grande poder de marcação e nem um meia com capacidade para decidir. Por isso, um volante preencheria com maior eficácia os espaços no meio-campo e um meia, como Roger, dividiria com Montillo a armação de jogadas, além de dar maior dinâmica e fluidez ao jogo.

2 comentários:

Diego disse...

Como disse o próprio Roger em entrevista, "Espero que a concorrência esteja aberta". Nas entrevistas que o Cuca dá sobre o Gilberto, parece que ele tem cadeira cativa dentro do time! Para mim, isso é absurdo! Desde o segundo semestre do ano passado, o Roger esta mostrando muita vontade e técnica, e é merecedor SIM titularidade no meio campo celeste. Vejo o Roger com um papel muito importante no Cruzeiro: além de grande habilidade (mais do que o Gilberto) é um cara que vem mostrando usar a sua experiência para aconselhar, ajudar e apoiar os jovens jogadores, como eu vejo ele fazendo com o Dudú. Além do mais, pelo menos em campo, é um jogador de muito mais grupo do que o Gilberto, sempre comemorando e vibrando os gols com os outros jogadores (reparem isso). E, para finalizar, por mais incrivel que pareça, até ajudando na marcação o Roger esta ajudando! Além do mais, ainda não ví jogadas desleais do Roger como vem fazendo o Gilberto, como aquele lance na Libertadores e em outro lance no Brasileiro passado.
Não estou aqui para "babar-ovo" do Roger, nem mee considero um fã do jogador. Más acredito que deve haver justiça dentro do time. O jogador deve jogar por merecimento, e o Roger esta merecendo muito mais do que o Gilberto. São coisas como essas que tiram o extimulo do jogador...

Alyson Soares disse...

O Gilberto só é melhor que o Roger no poder de marcação. Até porque, qualquer um tem poder de marcação maior que o Roger, ele não tem nenhum!