sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Versatilidade é o segredo do clube?


Fonte: Site Oficial do Cruzeiro

Uma característica do atual elenco cruzeirense é a possibilidade de dar ao técnico Cuca várias opções de escalação, já que muitos jogadores podem exercer mais de uma função no time. Jogadores como Geovane (lateral-direito e volante), Fabrício Carioca (zagueiro e lateral-esquerdo), Marquinhos Paraná (volante e lateral), Leandro Guerreiro (volante e zagueiro), Diego Renan (laterais) e Gilberto (meio-campo e lateral).

O treinador ressalta a importância de poder contar com atletas que podem ajudar a equipe em suas posições originais ou sendo deslocados, mesmo que na mesma partida, possibilitando assim uma variação tática.

“Eu gosto de ter esse tipo de jogador porque, dentro de uma situação de jogo, você muda o sistema sem mudar as peças. Às vezes você já fez três trocas e o seu time não está andando, está amarrado, bem marcado, e você tem que dar uma ajudinha. Às vezes você ajuda, mas às vezes atrapalha também. Mas, na maioria das vezes, acaba ajudando. Tendo esse tipo de jogador polivalente, que joga em mais de uma função, você pode mudar o plano tático da partida”, explicou.

No caso do volante Leandro Guerreiro, por exemplo, Cuca explicou que a utilização deste atleta como terceiro zagueiro vai depender muito da forma como o adversário estiver atuando.

“Depende do que eu sentir no jogo e achar necessário. Para isso o adversário tem que ter dois jogadores de frente. Se tiver três, não adianta, se tiver um, também não adianta. Depende de uma leitura do jogo. A vinda do Leandro foi para encorpar mais o grupo. Hoje temos um time já definido, pronto. A disputa pela titularidade vai ocorrer treino a treino, e os melhores vão se auto-escalando”, comentou Cuca.

Nenhum comentário: