sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SEXTA É DIA! COLUNA DO JOÃO PAULO!

Por: João Paulo Fernandes

Na última quarta -feira começou a Copa Libertadores da América, com os jogos da pré Libertadores, uma fase em que alguns times jogam pra entrar na fase de grupos. Tivemos a estréia de dois brasileiros: Grêmio, que empatou com Liverpool, do Uruguai, por 2 a 2, fora de casa, e o Corinthians, que também empatou, mas por 0 a0, mas em seus domínios. Na minha visão, além dos brasileiros, os outros dois times são candidatos ao título: Estudiantes e Veléz, ambos da Argentina. Mas hoje vou fazer uma breve análise dos brasileiros.

Internacional: O atual campeão da Libertadores entra como favorito, por manter uma boa equipe e por ter D´Alessandro, um dos melhores meio -campistas do Brasil. O time gaúcho já provou que tem tradição e que é capaz de jogar bem mantendo um bom padrão de futebol.
O que pode atrapalhar? A auto-confiança, como mostrou no último mundial e Celso Roth, treinador que parece tremer em decisões.

Fluminense: Para mim tem o melhor elenco do Brasil ao lado do Santos. É o atual campeão brasileiro e tem o melhor treinador. Tem na equipe, Fred, Conca, Deco, Emerson, Araújo, Belleti, Muricy Ramalho, ou seja, gente fria o suficiente para jogar em qualquer estádio argentino, uruguaio etc. O que pode atrapalhar? A falta de tradição nessa competição, o que pode acabar sendo primordial numa competição que às vezes tem que se saber jogar feio.

Santos: Para imprensa paulista já é o dono da taça. Tudo bem que, assim como o Fluminense, tem um ótimo elenco, com Neymar, Ganso, Elano, Léo, Charles e mais uma galera boa da base.
O que pode atrapalhar? Assim como o Flu tem muitos craques mas não sabe jogar feio, o que é essencial numa competição aguerrida como essa. Além de ter Adilson Batista...

Corinthians: Apesar do futebol que apresentou na última quarta, tem tudo para entrar na fase de grupos. Tem Ronaldo, Roberto Carlos, Jorge Henrique. Desses três, para mim, o JH é o cara que se não jogar irá fazer muita falta. O que pode atrapalhar? A CBF não faz o sorteio dos árbitros para jogos da Libertadores o que é muito ruim para os gambás. Se passar para fase de grupos, com o futebol ruim que apresentou na última quarta, será presa fácil para Cruzeiro e Estudiantes.

Grêmio: Um time aguerrido sem grandes estrelas... Alguém ai se lembrou do Grêmio campeão da Libertadores de 95? Tudo bem Jonas se foi, R10 não veio, mas, ao lado do Cruzeiro é o brasileiro mais copeiro dessa Libertadores e isso faz os adversarios tremerem. Camisa e catimba tem de sobra! O que pode atrapalhar? Pegar o seu algoz em competições de mata – mata: o Cruzeiro.

E nós? Como estamos para esta Libertadores? Bom, quanto ao Cruzeiro, temos com certeza, um dos melhores elencos do Brasil. Falta um o camisa nove! Acredito que temos um time muito maduro e experiente, um meio-campo que joga muito bem. O que pode atrapalhar?
A não ser que o WP vire realmente o goleador que se espera, teremos grandes problemas pois estamos no grupo mais dificil dessa Libertadores. Sem o Mineirão, as coisas também complicam, pois se chegar à final, o time terá que fazer a final longe da grande BH onde o calor da torcida é muito maior que em outros lugares.


E você torcedor o que acha? O título fica entre esses seis (ou oito lembrando de Estudiantes e Veléz) ou vai ter alguma outra surpresa?


Dê a sua opinião!

A coluna do João Paulo é publicada toda sexta-feira. Comente! Dê sugestões!

5 comentários:

Jéssica disse...

Acredito que Fluminense e Cruzeiro são os favoritos brasileiros, assim como Estudiantes e Velez, os estrangeiros mais cotados.

Não acredito no Santos, detesto o Corinthians e acho o Grêmio extremamente fraco em decisões. Prova disso são as últimas decisões que o time encarou.

João, mais uma vez, parabéns pela análise simples e muito bem feita!

Anônimo disse...

se vier victorino e um bom camisa 9 a libertadores é nossa, mas infelizmente com esse dimas bundão acho q o cruzeiro nao trara mais ninguem

Luiz Cardoso disse...

Desisti! Não dá mais para esperar nada desta diretoria e deste pseudo-diretor de futebol, este "achado" do Zezé Perrela,o tal do Dimas Fonseca.
Podsem escrever: o Cruzeiro não passa da primeira fase da Libertadores sem os reforços. O time é fraco!
E eu devo ser um dos Cruzeirenses mais apaixonados, mas enxergo o óbvio.
Abs
Luiz

Luiz Cardoso disse...

olhem só as manchetes do superesportes e comparem o que dizem do Cruzeiro e Atlético. É impressionante a má-vontade daqueles "jornalistas" com o Cruzeiro, além de tentarem sesestabilizar o ambiente no clube. Que bando do invejosos!!!
Abs
Luiz

Cruzeiro Online disse...

Luiz, a imprensa mineira é assim, infelizmente. Aqui o que vale é o time que o jornalista torce, nao o melhor. E 90% torce pro rival. Má vontade é pouco