terça-feira, 19 de abril de 2011

Atuação servirá de lição


Fonte: UOL

Apesar do desgaste físico e da ausência de titulares, a atuação apagada na vitória sobre o Uberaba, por 1 a 0, nesse domingo, no encerramento da primeira fase do Campeonato Mineiro, serviu para alertar o Cruzeiro para a sequência da temporada. Daqui para frente, o time celeste disputará jogos pelo sistema mata-mata (eliminatório) tanto no Estadual quanto na Copa Libertadores.

“Nós temos de jogar, mostrar em campo a condição. A gente está em duas frentes e, em todas as duas, a gente quer chegar ao final com título. As duas são muito difíceis. Agora entra a fase de mata-mata, tanto do Mineiro quanto da Libertadores, e a gente não pode estar em um dia ruim. Teremos de usar todo o grupo”, alertou Cuca.

O placar apertado garantiu ao Cruzeiro a melhor campanha na fase classificatória do Mineiro, com 28 pontos somados em 11 rodadas (85% de aproveitamento). Com o feito, o time celeste terá vantagem, tanto nas semifinais quanto numa eventual final, de jogar por dois resultados iguais – dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols.

O Cruzeiro tem se sobressaído nesta temporada. Na semana passada, com a vitória sobre o Estudiantes por 3 a 0, em La Plata, na Argentina, o time mineiro conquistou o primeiro lugar geral na Libertadores. Com a campanha, a equipe comandada por Cuca enfrentará nas oitavas de final o time de pior rendimento na fase de grupo. Além disso, terá o direito de fazer o segundo jogo do mata-mata em casa.

Depois da vitória sobre o Uberaba, no Triângulo Mineiro, Cuca atribuiu a atuação ruim ao desgaste sofrido pelo grupo na partida com o Estudiantes, na quarta-feira passada, realizado num gramado pesado, com muita areia, e à viagem de retorno ao Brasil.

O treinador disse que a ausência de titulares também pesou. O meia Roger, o lateral Gilberto e o zagueiro Victorino, que estavam entre os atletas mais prejudicados fisicamente, foram poupados. O atacante Thiago Ribeiro e o volante Leandro Guerreio, que é reserva mas tem atuado constantemente, cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

Nas semifinais do Mineiro, o Cruzeiro enfrenta o América de Teófilo Otoni, a quem venceu com dificuldade na primeira fase, por 2 a 1, com gol contra marcado nos acréscimos do segundo tempo. Apesar de o adversário ter sido goleado pelo Atlético por 7 a 1 nesse domingo, Henrique pede cuidado com o rival.

“Não sei o que aconteceu na partida (diante do Atlético), mas o que posso tirar é o jogo que fizemos lá. Foi um jogo muito difícil, que vencemos, mas com placar apertado. Eles virão com tudo para cima da gente, mas a gente tem de ser forte, uma equipe equilibrada para ser vencedora mais uma vez”, ressaltou o volante cruzeirense.

Nenhum comentário: