quinta-feira, 28 de abril de 2011

Pós-jogo: UOL

Depois de encontrar dificuldade no primeiro tempo, o Cruzeiro fez valer a melhor campanha na fase de grupos da Copa Libertadores e, com uma boa atuação na etapa final, derrotou o Once Caldas, por 2 a 1, nesta quarta-feira, no estádio Palogrande, na altitude de Manizales. Em vantagem, o time mineiro decidirá, agora, a classificação em casa.

Depois de ser pressionado no primeiro tempo, o Cruzeiro voltou melhor na etapa final e abriu o placar com Wallyson aos 27min. A partida marcou a estreia do atacante Brandão, que teve chance para marcar e foi substituído por Ortigoza, que ampliou aos 38min. Nuñez diminuiu para o Once Caldas aos 43min. Os colombianos pressionaram no final, mas o time celeste conseguiu segurar a vitória fora de casa.

Cruzeiro e Once Caldas voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, 4 de maio, às 21h50 (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Com a vitória fora de casa, o time mineiro pode perder por 1 a 0 para avançar às quartas de final. Se for derrotado por 2 a 1, a vaga será decidida nas cobranças de pênaltis.

Se confirmar em casa a classificação, o Cruzeiro enfrentará o vencedor de Santos e América do México. No primeiro duelo, o time paulista venceu por 1 a 0 na Vila Belmiro, nesta quarta-feira.

Na fase de grupos o Cruzeiro foi soberano. Em seis jogos, venceu cinco e empatou um, e garantiu o primeiro lugar do grupo 7 com 16 pontos e 89% de aproveitamento. O time mineiro obteve a melhor campanha naquela etapa, o que lhe garante vantagem de fazer o segundo jogo em casa até numa eventual final. O Once Caldas, segundo do grupo 1, foi o pior colocado entre os 16 classificados para as oitavas de final.

Apesar da atuar na altitude de 2.150 metros, o Cruzeiro manteve o embalo na competição e soube superar as dificuldades e sair com vitória importante atuando fora de casa. O Once Caldas nunca havia perdido para times brasileiros pela Libertadores atuando em seus domínios.

No próximo domingo, o Cruzeiro fará o jogo de volta pelas semifinais do Campeonato Mineiro, contra o América-TO, às 16h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Com a goleada por 8 a 1 na primeira partida, em Teófilo Otoni, o time celeste ficou muito próximo da decisão do Estadual.

O jogo

O Cruzeiro começou bem a partida na atitude de Manizales e por pouco não abriu o placar nos primeiros minutos com o estreante Brandão. Porém, o Once Caldas reagiu e se impôs no jogo. O time colombiano criou chances para sair na frente, mas o placar não saiu do 0 a 0 no primeiro tempo.

Logo aos 3min, Brandão recebeu bom passe de Wallyson. O atacante entrou na área e chutou cruzado. O goleiro Martinez conseguiu defender e evitou o gol do time mineiro. A resposta do Once Caldas veio aos 10min, quando Moreno arriscou da intermediária e acertou o travessão.

Quatro minutos depois, Rentería deixou Moreno na cara do gol. O atacante chutou em cima de Fábio, que evitou o gol do Once Caldas. O time colombiano voltou a levar perigo aos 43min, quando Moreno recebeu na frente e bateu para a defesa do goleiro cruzeirense.

Preocupado com as investidas dos colombianos, Cuca fez uma mudança no Cruzeiro no intervalo da partida. Assim, o volante Everton voltou no lugar do meia Roger. Com a modificação, Gilberto passou a atuar no meio-campo, com mais liberdade.

O time celeste retornou melhor e teve chance de abriu o placar no início do segundo tempo. Aos 7min, Brandão chutou forte da entrada da área e o goleiro Martinez fez grande defesa para evitar o gol do Cruzeiro.

Mais organizado em campo, o Cruzeiro abriu o placar aos 27min. Em boa jogada de Montillo, Ortigoza foi à linha de fundo e cruzou na cabeça de Wallyson, que mandou a bola para o fundo das redes.

O Cruzeiro ampliou aos 38min com o paraguaio Ortigoza, que recebeu livre na frente e tocou com categoria na saída do goleiro. Em seguida, Nuñez diminuiu para o Onde Caldas, que passou a pressionar no final da partida.

Nenhum comentário: