quinta-feira, 28 de abril de 2011

Vitória na altitude de Manizales

Fonte: Superesportes

O Cruzeiro foi uma caricatura do time que encantou a América com um futebol vistoso na fase de grupos da Copa Libertadores. Apesar disso, o time celeste venceu o Once Caldas por 2 a 1 nesta quarta-feira, no Estádio Palogrande, em Manizales, na Colômbia, e saiu em vantagem nas oitavas de final. A vitória teve dois heróis. Atrás, o goleiro Fábio, autor de defesas salvadoras. No ataque, Ortigoza. O paraguaio entrou no segundo tempo, deu uma assistência para Wallyson abrir o placar e ainda marcou um golaço de cobertura. Os colombianos descontaram no fim, com Núñez.

No jogo de volta, na próxima quarta-feira, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o Cruzeiro poderá perder por 1 a 0, que ainda assim estará nas quartas de final do torneio continental.

Once Caldas acelerado e Cruzeiro, lento

Uma grande chance de Brandão, logo no primeiro minuto, deu a falsa impressão de que o Cruzeiro encontraria facilidades diante do Once Caldas. A realidade da etapa inicial foi bem diferente. O time celeste foi lento, com jogadores distantes uns dos outros, e a consequência natural foram os erros de passe em todos os setores. Sem o espírito de partidas anteriores pela Libertadores, a verdade é que o Cruzeiro se deixou dominar pelos donos da casa.

Entre os jogadores de linha, ninguém brilhou, um sinal de que algo estava errado na equipe de Cuca. Sobrou obviamente para Fábio. Só no primeiro tempo, o goleiro cruzeirense fez três defesas salvadoras e impediu que o Once Caldas abrisse boa vantagem no placar.

Enquanto o Cruzeiro teve três chances, o Once Caldas teve seis, quatro delas perigosas.

O primeiro lance perigoso do Cruzeiro nasceu graças à individualidade de Wallyson, que roubou a bola no campo de defesa, arrancou e lançou Brandão. O ‘grandalhão’ girou sobre o zagueiro e arrematou cruzado, obrigando Martínez a fazer grande defesa.

Daí em diante, o Cruzeiro imergiu numa apatia surpreendente e viu o Once Caldas dominar a partida e agredir, ora em chutes de longa distância ora em jogadas trabalhadas com conclusões à queima-roupa. Aos 11, por exemplo, Dairo Moreno arriscou da intermediária e a bola explodiu no travessão. O torcedor local se animou.

Aos 14, Moreno penetrou por trás da zaga celeste, chutou violentamente e Fábio fez sua primeira defesa milagrosa. Entregue em campo, o Cruzeiro só voltou ao ataque aos 23. Guerreiro cruzou da direita, Brandão não alcançou e Roger concluiu sem perigo.

Os erros de passe do Cruzeiro facilitavam o trabalho do Once Caldas de chegar ao ataque sempre com a defesa azul exposta. A lucidez que se esperava do time cruzeirense só se viu aos 36 minutos, numa das raras trocas de passe precisas. A grande jogada culminou com arremate de Montillo e defesa de Martínez no canto direito.

Mas quem incomodava, de fato, era o Once Caldas. Aos 33, Calle já havia assustado em chute à esquerda do gol. Aos 41, o lateral tentou de novo e obrigou Fábio a saltar no canto esquerdo para fazer o corte. Dois minutos depois, Dairo Moreno ficou livre na área e chutou à queima-roupa. Fábio evitou a abertura do placar com mais uma defesa no reflexo, novamente no canto esquerdo.

O primeiro tempo de Brandão foi apagado. O centroavante cometeu muitas faltas, ficou muito fixo na grande área e foi presa fácil para a marcação dos zagueiros do Once Caldas. O Cruzeiro sentiu muito a falta de Thiago Ribeiro, jogador de maior mobilidade no ataque.

Ortigoza entra e resolve a partida

No intervalo, Cuca sacou o apagado Roger e lançou Everton na partida. Com a alteração, Gilberto foi deslocado da lateral esquerda para o meio-campo, onde visivelmente subiu de produção.

O Cruzeiro voltou mais agressivo e quase marcou logo aos sete, com Brandão. O atacante chutou do bico da área, pela esquerda, e obrigou o goleiro Martínez a cortar no ângulo direito. Depois do escanteio, Gilberto pegou a sobra e chutou com perigo por cima.

Aos nove, o Once Caldas foi modificado pelo técnico Juan Carlos Osorio. Micolta substituiu Mirabaje.

Com o passar do tempo, o Cruzeiro recaiu no erro do primeiro tempo: diminuiu o ritmo, deixou o Once Caldas crescer e começou a passar por momentos de apuros em sua defesa, sempre exposta.
AFP PHOTO / Eitan Abramovich
Wallyson marcou o primeiro


O Cruzeiro ainda errava passes infantis na saída de bola. Por sorte, o time colombiano era pouco incisivo em suas investidas. Aos 21, Cuca trocou Brandão, ainda sem ritmo, pelo paraguaio Ortigoza. Instantes depois, González substituiu Henao no Once Caldas.

E quando o jogo parecia se complicar, o Cruzeiro surpreendeu o Once Caldas. Ortigoza recebeu lançamento de Montillo na ponta esquerda, cruzou com perfeição e Wallyson ficou livre, diante da meta, para arrematar de cabeça: 1 a 0. O dedo de Cuca funcionou.

O Once Caldas foi para cima em busca do empate. A prova é que o lateral-direito Calle se machucou, numa entrada de Gilberto, e o técnico Juan Carlos Osorio lançou o atacante Pajoy na partida.

Aos 37, Dairo Moreno fez o mais difícil diante do gol de Fábio. Ele recebeu lançamento da esquerda e ficou livre na área. Mas o chute colocado saiu à esquerda de Fábio, para a sorte dos cruzeirenses.

Aos 38, Vítor substituiu Gilberto. E nesse mesmo minuto, o Cruzeiro selou a sua vitória no Estádio Palogrande, em contragolpe. Montillo lançou Ortigoza, o paraguaio arrancou e tocou sobre o goleiro Martínez, confirmando sua grande participação: 2 a 0.
AFP PHOTO / Eitan Abramovich
Cuca comemora com 'Ortigol'

Aos 41, Dairo Moreno teve outra chance na grande área. Dessa vez, o chute saiu por cima do gol, sem qualquer perigo para o goleiro Fábio. Aos 42, Fábio pegou chute de Rentería.

De tanto insistir, o Once Caldas chegou ao gol de honra aos 43 minutos. Rentería cruzou da direita e, no segundo poste, Núñez cabeceou sozinho e colocou a bola nas redes de Fábio: 2 a 1.

Nos minutos finais, o Once Caldas tomou conta da área cruzeirense em busca do empate. Aos 44, Fábio fez grande defesa no canto direito em chute de fora da área. Mas o Cruzeiro se segurou e chegou à sua 10ª vitória consecutiva na temporada. (UAI)

Once Caldas (COL) 1 x 2 Cruzeiro

Once Caldas
Martínez; Calle (Pajoy, 32min 2ºT), Amaya, Henríquez, Núñez; Mejía, Henao (González, 24min 2ºT), Mirabaje (Micolta, 09min 2ºT), Carbonero; Moreno e Rentería
Técnico: Juan Carlos Osorio

Cruzeiro
Fábio; Marquinhos Paraná, Victorino, Gil e Gilberto (Vitor, 38min 2ºT); Leandro Guerreiro, Henrique, Montillo e Roger (Everton, intervalo); Wallyson e Brandão (Ortigoza, 21min 2ºT).
Técnico: Cuca

Motivo: Jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores
Estádio: Palogrande, em Manizales (COL)
Data: 27 de abril, quarta-feira, às 21h50 (de Brasília)

Gols:
Wallyson (Cruzeiro), 27min 2ºT
Ortigoza (Cruzeiro), 38min 2ºT
Núñez (Once Caldas), 43min 2ºT

Árbitro: Victor Hugo Carrillo (PER)
Auxiliares: Cesar Escano (PER) e Jonny Bossio (PER)

Cartão amarelo:
Henrique (Cruzeiro), 18min 1ºT
Mirabaje (Once Caldas), 19min 1ºT
Montillo (Cruzeiro), 38min 1ºT
Carbonero (Once Caldas), 1min 2ºT
Mejía (Once Caldas), 28min 2ºT
Gilberto (Cruzeiro), 30min 2ºT

Nenhum comentário: