terça-feira, 18 de junho de 2013

OFF: MANIFESTAÇÕES TOMAM OS NOTICIÁRIOS E DEIXAM COPA DAS CONFEDERAÇÕES EM SEGUNDO PLANO

POR: JOÃO VITOR VIANA

Em tempos de paralisação do Campeonato Brasileiro, o que aparece nos noticiários é o número incrível de manifestações por todo o Brasil. São pessoas que se revoltam contra aumento no valor de tarifas, contra o Governo Federal, contra as organizações esportivas no país (Copa do Mundo e Copa das Confederações), dentre outros motivos.

A Copa das Confederações, com isso, fica em segundo plano. Por jornais de todo o mundo a gente lê somente sobre as manifestações, que são legítimas, mas devem ser moderadas.

A moderação que cito não é sobre protestos, mas sobre a violência, que sou absolutamente contra, seja da Polícia Militar ou dos manifestantes. Cada cidadão tem o direito de protestar contra aquilo que acha ser ofensivo a ele. Assim como os manifestantes, quero mais infraestrutura, quero hospitais no "Padrão Fifa", sou contra a corrupção. Na verdade, acho que essa manifestação até demorou a acontecer, pela bandalheira que ocorreu no Governo Federal num passado recente e que até hoje não há uma decisão concreta dos culpados. Culpados que, aliás,querem votar uma tal PEC 37, que permite a eles, os condenados, a rever as decisões do STF, o que seria uma vergonha.

Não faço, aqui, apologia às manifestações. Até porque acredito que há muitas pessoas exagerando, depredando patrimônio público e que fazem desses protestos um meio de querer literalmente agredir outras pessoas ou coisa alheia. Há vagabundos infiltrados, sim. E esses devem ser punidos, pois não são parte do manifesto, mas bandidos oportunistas. São da mesma laia daqueles bandidos que se encontram engravatados, colocando o dinheiro na cueca, pagando deputados para votar projetos, desviando dinheiro em construções suntuosas. O que difere aquele que depreda, que põe fogo em local público de alguns políticos é a indumentária. A roupinha engomadinha só cobre lobos em pele de cordeiro. 

A população ficou calada há tempos e tem todo o direito de se manifestar. Da mesma forma, sendo esta pacífica, que não atrapalhe outras pessoas, que nada tem a ver com isso. Hoje, mais uma vez, vias estão sendo fechadas e pessoas, que trabalharam o dia todo, ficam impedidas de chegar em suas casas ou chegam com muito atraso. 

Se você é um manifestante, lute por seus direitos sem invadir o direito dos outros. A liberdade de se manifestar vai ao limite da liberdade dos outros. E se hoje estamos nos noticiários do mundo inteiro, que seja para mostrar que estamos indignados com o que estamos vendo diante dos nossos olhos. A população não pode se calar por causa de bolsas que o governo tem dado nos últimos anos. Essas bolsas são dadas para o brasileiro rodar nas esquinas das cidades, porque de nada adiantam se a educação fica em segundo plano. 

Hoje, acredito que a Copa ficou em segundo plano. E espero que os políticos que estão no poder, ouçam a "voz das ruas" , para não ficarem distantes da democracia que move o país. 

Só espero que as manifestações resultem em algo bom para nós, que pagamos inúmeros impostos, esses abusivos e que não vemos uma contraprestação disso. Chega de vergonha, chega de abuso! Mas manifestem sem agressões, de forma pacífica, mostrando que a população não aceita mais uma corja que se instalou no poder e de lá não sai há tempos. E manifestantes, aprendam a votar. Façam do seu voto o poder que você tem na mão! De nada adiante eleger pessoas que só vão nos ferrar. Pensem nisso!




2 comentários:

mlc2000 disse...

MENSAGEM A TODOS!!!

Cara!! Que coisa mais linda, mais impressionante, mais maduro! Ver os participantes do manifesto nacional terem a consciencia de que forma agir, que chega a ser assustador!!

A grande maioria, tentando impedir a minoria depredatoria, e melhor ainda, de forma pacifica, atraves de gritos incisivos: SEM VIOLENCIA! SEM VIOLENCIA!!
Isto e´ algo que emociona qualquer cidadao, consciente de sua posicao na sociedade e sabendo exatamente o quer para si ne para o Brasil. Mostra que finalmente aprendeu a renunciar a algumas coisas, para o bem comum e consequentemente para si próprio!!

Minhas esperanças reviveram e a crença, já cansada e quase inexistente, que o lado bom que temos, é maior e melhor que o lado mal, renasceu fortemente dentro de mim!

Obrigado Brasileiros, me orgulho do Brasil e em ser um brasileiro como voces!!

Valeu!! :O)

RUTILHO disse...

Compartilho. O que está acontecendo é algo nunca visto por mim já com 59 anos. Quanta mobilização, coragem, gritos por direitos que nos foram roubados ao longo de décadas. Interessante, basta a união e a manifestação pacífica, ordeira, onde aquilo que se quer está bem claro nas faixas e cartazes. Sem vandalismos e nem histerias, o mundo já começa a ver a realidade brasileira. E agora "presidenta" o que vai dizer? Suas mentiras não vão colar mais.