segunda-feira, 14 de julho de 2014

FLUMINENSE ACUSA CRUZEIRO DE ALICIAMENTO

Nesse sábado, um diretor das categorias de base do Fluminense, Fernando Veiga, usou suas redes sociais para denunciar um suposto caso de aliciamento a uma jovem revelação tricolor. De acordo com o relato do dirigente, o Cruzeiro “aliciou e tirou do Fluminense o zagueiro Gustavo (nascido em 1998), jogador de muito potencial e varias vezes convocado para Seleção”.

Na publicação (abaixo, confira na íntegra), Veiga ainda afirma que Klauss Câmara, profissional recém-contratado pelo clube azul celeste e que havia deixado Xerém recentemente, “aproveitou seu conhecimento de quase três anos trabalhando no clube” para aliciar Gustavo. Ao fim do texto, o diretor carioca pede punição ao Cruzeiro e garante que “o Fluminense vai tomar suas providencias e espera que todas as punições possíveis sejam aplicadas”.

A reportagem apurou que o zagueiro Gustavo Martini, de 16 anos, foi oferecido ao Cruzeiro pelo empresário Luiz Rocha, o mesmo do volante Lucas Silva. Sem sequer ter firmado contrato de formação com o Fluminense (documento assinado quando o atleta completa 14 anos), o defensor está liberado pela lei para acertar vínculo com qualquer outra equipe, seja brasileira ou não. Um acordo de ética firmado entre vários clubes, no entanto, impede que o negócio seja concretizado de forma tão simples.

Interessado na contratação de Gustavo, que vem sendo convocado com frequência para as seleções de base desde o ano passado, o Cruzeiro negocia com o Fluminense para que o clube carioca siga com parte dos direitos econômicos do jogador – de 20 a 30% do percentual. Ao Superesportes, o superintendente da base celeste, Bruno Vicintin, reforçou o interesse no jogador e as negociações em curso com o tricolor carioca.

“É importante destacar que não aliciamos jogador algum. O Gustavo foi oferecido ao Cruzeiro e temos interesse na contratação do jogador. Ele não tem contrato de formação e está liberado para ser negociado com qualquer clube. Em função da ótima relação que temos com o Fluminense e do acordo de ética que firmamos com vários clubes brasileiros, vamos negociar para que fique bom para todos”, disse o dirigente, que garantiu que o Cruzeiro não receberá o jogador caso o clube carioca não concorde.

Além do Cruzeiro, um clube da Itália tem interesse na contratação de Gustavo – que terá direito a tirar passaporte comunitário em breve. Em rápido contato com a reportagem, o empresário do jovem, Luiz Rocha, criticou a postura de alguns clubes, que estão utilizando o tal acordo para “cercear” o trabalho dos atletas. “Algumas equipes estão usando dessa ferramenta para desrespeitar a lei. O clube não assina contrato de formação, deixa de pagar o salário, e quando o jogador completa 16 anos oferece o que não interessa mais”, revelou.

Gustavo não treina no Fluminense desde a última segunda-feira, dia 7. De acordo com o agente, o jogador não voltará aos trabalhos no clube carioca, em Xerém. “Se as equipes brasileiras não o quiserem, ele espera tirar o passaporte comunitário e vai jogar fora do país. Tem mercado para isso”, concluiu. O atleta aguarda as definições sobre seu futuro em São Paulo, sua terra natal.

Nenhum comentário: