sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Coluna Resposta

Por: Marcello Zalivi

Ao contrário da tradicional Coluna. Vai uma resposta ao seguinte comentário:

(Anônimo) "Como dizia bob marley: "Time will tell" ou "O tempo dirá". Nós, Atleticanos, passamos maus bocados e aguentamos muita coisa dos nossos rivais. Grandes times já cairam para a segundona (milan, juvi e Galo, para citar alguns) e isso é algo "normal" no futebol de hoje, mas se o Cruzeiro não ficar esperto vai dar esse desgosto aos seus torcedores muito mais cedo do que qualquer um poderia imaginar. Cruzeirenses ainda nem tocam no assunto, como se esse possibilidade fosse uma impossibilidade... tão impossível quanto tomar uma virada na final da libertadores dentro de casa. Começem a pensar no assunto... segundona 2010 tá batendo na porta.

Vamos a resposta.

Gostaria de responder o comentário acima. Apesar da pessoa não ter se identificado, não sei por quê. Mas vamos lá.

Quando uma equipe entra no campeonato brasileiro, ela deve considerar todas as 5 possibilidades (Título, Libertadores, Sulamericana, Zona neutra, Rebaixamento). Se formos levar em considerações, elencos, estruturas, tradição, históricos recentes, etc. Algumas equipes acabam firmando seu foco nas possibilidades mais compatíveis com suas condições. Com o desenrolar do campeonato, as expectativas podem ser confirmadas, ou alteradas.

O Cruzeiro claramente tinha como foco a disputa do título e em segundo plano a vaga para a Libertadores, mas por uma série de fatores já explicados neste blog e no Cruzeiro Online, as perspectivas estão mudando. O time perdeu um título de forma "surpreendente (impossível como você mesmo frisou)" e isso está influenciando negativamente o grupo.

O time ainda é o mesmo (exceto com a saída do Wagner) que eliminou o São Paulo no Morumbi, que meteu 3 no Estudiantes na 1° fase e no Grêmio na semi-Final, que goleou o rival em duas finais seguidas por 5 x 0, e de 4 X 2 no torneio do Uruguai. Ou seja, um time forte. Mas em qualquer meio, assim como no futebol, não basta você ser bom e ter as melhores condições para desenvolver o seu trabalho, você precisa, acima de tudo, estar motivado e ter confiança. Infelizmente o time vive uma fase onde esses dois fatores estão faltando, e com isso, outras problemas acontecem, tais como o nervosismo (muitos cartões), ansiedade, excesso de força nos lances, etc.
O momento é de colocar a cabeça no logar. O Primeiro passo é reconhecer os erros e os problemas (ontem na Itatiaia, o Gilberto expôs bem tudo o que está acontecendo). Depois, é necessário mudar o espírito e montar um time onde os jogadores estejam menos afetados psicologicamente, e estrear jogadores como Gilberto e Guerrón, alem de efetivar outros como o Fabinho.
A saída do Wagner vai ser muito sentida no momento pela falta de criação da equipe no meio. Alem disso, Kleber parece estar cada vez mais longe da Toca. Por isso, será importante reposições a altura. Algo muito difícil no atual mercado, mas não impossível (Fernandão foi para o Goias, Cleber Santana está dando sopa, nomes sempre existem). Depois disso, é pensar jogo a jogo, e o próximo é uma pedreira. O Coritiba, na casa do adversário. Mas não tem como escolher adversários agora, é um por vez, correr atrás dos 3 pontos, e é claro, considerar a questão do rebaixamento, não se pode menosprezar essa possibilidade.

Ainda acho que não é a hora de evocar esse fantasma na 16° rodada. Prefiro o time trabalhando para buscar os pontos com o intuito de subir na tabela e chegar, do que um time preocupado em fugir do rebaixamento. É a mesma coisa?? Pode até ser, mas o que muda são palavras. Umas negativas e covardes outras positivas e confiantes. Você prefere dizer que vai lutar para chegar aos seus objetivos, ou prefere dizer que vai fugir de alguma coisa? Pense bem nisso, isso que separa times de outros times, pessoas de outras pessoas.

Abs

Cruzeiro... Quem conhece sua história, de conquistas e de glorias, jamais te esquecerá.

Saudações Celestes

Nenhum comentário: