terça-feira, 4 de agosto de 2009

Cruzeiro: primeiro turno de problemas e futebol ruim

Por: João Vitor Viana

O primeiro turno do Campeonato Brasileiro é para ser esquecido pelo Cruzeiro. Nunca, desde que começou o sistema de pontos corridos o Cruzeiro começou tão mal. São somente 37% de aproveitamento até o momento, o que, ao final da temporada, não é suficiente nem mesmo para permanecer na elite do futebol brasileiro. Para melhorar as estatísticas e tentar reviver um futebol de mais qualidade, a diretoria do Cruzeiro anunciou a contratação de quatro jogadores: o zagueiro Gil, o lateral-esquerdo Gilberto, o armador Leandro Lima e o atacante Guerrón. Porém, todos eles, provenientes do exterior somente poderão estrear quando a janela de transferências se abrir, agora, no mês de agosto. Gerrón está no clube há cerca de 20 dias, treinando com o grupo e aprimorando a parte física, Gilberto também já treina. No entanto, Gil ainda não foi apresentado - o que será feito hoje - , e Leandro Lima, em recuperação de contusão, ainda não tem data para chegar ao clube.

Os torcedores se perguntam: onde estaria o maior problema do Cruzeiro? Além da falta de qualidade no meio-de-campo, pois hoje somente Wagner e Bernardo são os armadores do time, a falta de tranquilidade vem se transformando no maior adversário dos mineiros. Os cartões estão prejudicando, e muito, o Cruzeiro. No último jogo, na derrota para o Grêmio por 4 a 1, foram duas expulsões, além de outros cartões amarelos. O desespero e a falta de recursos técnicos têm sido as fraquezas do time.

Jogadores pregam para o fim dessa estatística. Alguns dizem que as expulsões foram injustas. Mas o problema maior é que, injustas ou não, em vários momentos, nota-se que o time fica desestabilizado, e acaba arriscando ao fazer faltas, algumas delas desqualificantes. Na próxima quarta-feira, contra o Atlético-PR, o atacante Kléber retorna ao time, em lugar de Thiago Ribeiro, suspenso. Na zaga, Gil poderá estrear. Para isso, terá que ter o seu nome anunciado no BID - Boletim Diário da CBF. Caso não seja regularizado a tempo, Fabinho deverá voltar à zaga, ao lado de Leonardo Silva.

Nenhum comentário: