quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Cruzeiro quer liderar movimento para mudança na arbitragem


Fonte: UOL

Em meio às reclamações contra erros de arbitragem no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro pretende liderar um movimento para que haja mudanças em relação a como os árbitros são tratados no futebol brasileiro. As propostas da diretoria do clube mineiro serão divulgadas aos demais integrantes do Clube dos 13 na próxima reunião da entidade. Inicialmente, os cartolas celestes pedem aumento das punições a juízes e auxiliares.

“Se há corporativismo entre os árbitros, tem de haver também entre os clubes. Nós pediremos na próxima reunião do Clube dos 13 que a gente estude uma forma de punição aos árbitros. Hoje é muito tranquilo para eles. De repente, você comete muitos erros e vai ser suspenso por duas semanas ou um mês? Isso é muito pouco. Acho que a pena tem de ser proporcional ao erro do árbitro, proporcional àquilo que ele traz de prejuízo ao clube. Isso que temos de fazer na reunião dos clubes”, afirmou o diretor de futebol do Cruzeiro, Dimas Fonseca.

O dirigente cruzeirense admite que é preciso pensar na utilização de tecnologia para auxiliar os árbitros. “Hoje, no mundo que vivemos, é importante que se dê opções de correções dentro daquilo que possa ser feito. Essa, talvez, seja uma forma de dar condição melhor ao árbitro para fazer as correções necessárias”, analisou.

Em relação à profissionalização dos árbitros e auxiliares, Dimas Fonseca avalia que os responsáveis por mediar as partidas do futebol brasileiro são bem remunerados. Entretanto, o dirigente defende a criação de alternativas para a diminuição de erros que interfiram nos resultados de partidas.

“Paga-se pouco? Não acho que paga-se pouco. Se o problema for o valor, vamos corrigi-los. Mas vamos fazer com que sejam única e exclusivamente profissionais do futebol, para que tenham mais tempo para poder fazer cursos, atividades físicas. E também possam ver e rever seus erros, para que assim tentem corrigi-los”, analisou.

Após a derrota para o Corinthians por 1 a 0, no sábado passado, os dirigentes cruzeirenses protestaram contra a atuação do árbitro Sandro Meira Ricci. Os mesmos cartolas alegaram que os responsáveis por coordenar a arbitragem no futebol brasileiro são incompetentes para essa função.

Entretanto, o diretor de futebol do Cruzeiro julga impossível exigir a troca de comando da Comissão Nacional de Arbitragem, atualmente presidida por Sérgio Correa. “Não temos como exigir a saída do dirigente principal, que é o Sergio Correa, e seus auxiliares, mas pedimos à CBF que tome providências”, disse.

Nesta semana, o presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella, chefia a delegação da seleção brasileira que está no Qatar para amistoso contra a Argentina, nesta quarta-feira. Dimas Fonseca avalia que essa será uma oportunidade para o mandatário do clube mineiro expor ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, sua insatisfação com a forma como é conduzida a arbitragem no País.

“Com certeza, o Zezé Perrella jamais perderia a oportunidade de colocar ao presidente da entidade toda sua mágoa, todo seu sentimento de revolta pelo que aconteceu. E, ao mesmo tempo, em que se encontra no País o presidente da Comissão de Árbitros, nós estaremos lá. E esse documento que entregaremos à CBF, com certeza, também será analisado pelo Ricardo Teixeira”, observou.

Nesta quinta-feira, os cartolas do clube mineiro levarão à Comissão Nacional de Arbitragem da CBF um DVD com 18 lances de seis partidas em que entendem que a equipe mineira foi prejudicada pelos árbitros. Enquanto os erros de arbitragem se sucedem, o diretor de futebol do Cruzeiro avalia que a alternativa para os clubes é oficializar protestos.

“Se vai corrigir o todo, infelizmente, não podemos garantir. O que temos de tentar é fazer nosso papel, estar lá mostrando nossa insatisfação, para que amanhã, juntando Internacional, Cruzeiro e outros clubes que se sentem prejudicados, nós possamos tentar consertar”, destacou Dimas Fonseca.

Um comentário:

Unknown disse...

Sou carioca, torço pro Flamengo e
acho essa iniciativa muito boa. Estou cansado de ver erros na arbitragem e não serem punidos corretamente. Os clubes gastam milhões para as competições do ano todo e quando são prejudicados não há nenhuma forma de reaver e corrigir o erro.
Pior ainda é ver que quando o erro prejudica algum clube de fora do eixo RJ / SP nada parece ser feito ou dito.
Espero que a CBF tome um atitude para melhorar isso... afinal quem está pedindo isso é o unico clube brasileiro que conquistou a triplice coroa. Conquista que até hoje deixa os paulistas com inveja!