segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A luta continua



Por Marcello Zalivi

O Cruzeiro vence o Flamengo por 1 x 0 em Volta Redonda pela 37º rodada do brasileirão e continua vivo na busca pelo título.


Novamente jogando fora de seus domínios o time celeste mostrou muita força derrotando de virada o rubro nego carioca e mantendo acessa a esperança de conquistar o TRI campeonato nacional.

Logo aos 9 minutos do primeiro tempo, quando o jogo ainda estava pegado no meio campo e as equipes se estudavam, Diogo acertou um belo lançamento, Leo dormiu no ponto e Diego Maurício acertou um bomba para abrir o placar.

O gol não intimidou o Cruzeiro que continuava dominando as ações de meio campo, girava bem a bola, mas não conseguia o arremate final. Até que a estrela do argentino Montillo começou a brilhar. O meia passou a aparecer mais para o jogo. Ele recebeu a bola aos 15 da etapa inicial, e na entrada da área foi calçado. A falta cobrada por Roger desviou na barreira e decretou a igualdade no Placar (O gol quebrou o jejum de 8 meses sem gols em cobranças de faltas). Foi o necessário para acabar com a paciência da torcida flamenguista e dar ao Cruzeiro o domínio quase absoluto do jogo.

O Flamengo não conseguiu fazer a ligação do meio com o ataque, a aposta por Marquinhos no time titular claramente não estava ando certo, e o Cruzeiro pressionava. Em alguns lances quase virou o jogo com Thiago Ribeiro aproveitando bola mal rebatida pela zaga e logo depois, Henrique deu uma caneta em Diogo e chutou cruzado, para a defesa de Marcelo Lomba.

No começo do segundo tempo o Flamengo tentou pressionar, e chegou a criar alguns lances de perigo, em um deles o time carioca chegou a pedir pênalti em lance de Leo sobre o atacante Diogo. Mas o juiz não foi na dele e a partida seguia com o freio de mão puxado. Só modificando o panorama quando Wellington Paulista de bicicleta quase marcou o segundo da raposa.

Novamente a estrela de Montillo voltou a brilhar na partida, o jogador achou o caminho para se livrar da implacável marcação de Willians, foi à linha de fundo e cruzou com precisão cirúrgica par a cabeçada de Thiago Ribeiro. 2 a 1 no placar e a esperança do título reacendendo.

Montillo e Thiago Ribeiro infernizavam a defesa adversário. O argentino fez jogada estilo Messi no segundo tempo, fez fila, passou por 3 adversários, e deu passe açucarado para Wellington Paulista desperdiçar a chance de matar o jogo.

Com as alterações de Cuca, o time recuou bastante, mas o goleiro Fábio pouco trabalhou. Resultou final, vitória para o Cruzeiro e a luta pelo TRI continua.



Notas da Partida

FÁBIO: Boa atuação, não teve culpa no gol. 7
JONATHAN: Boa partida no setor defensivo. Continua devendo no apoio ao ataque. 6
LEO: Pior partida pelo Cruzeiro, disperso e faltoso. Melhorou no final. - 5
GIL: Não comprometeu. - 6
DIEGO RENAN: Precisa melhorar demais o desarme, e se encontrar no apoio ao ataque. - 5
PARANÁ: Atuação impecável na marcação do meio campo. - 7
HENRIQUE: Deu chapéu, caneta, bateu para o gol. Está literalmente comendo a bola. 8
ROGER: Participou bem das tramas de ataque, vem crescendo na reta final. Marcou o gol do empate. 7
(EDCARLOS): Entrou para dar mais consistência defensiva, mas estabanado, cometeu faltas bobas perto da área. - 4
MONTILLO: Não teve uma atuação de gala durante o tempo que esteve em campo, mas teve flashes isolados na partida que mostraram porque ele é um jogador diferenciado e decisivo. Participo dos lances de gol e fez um jogada estraordina´ria que foi desperdiçada por Wellington Paulista. – 8,5
(EVERTON): Entrou, mas pouco apareceu. - 5
THIAGO RIBEIRO: Alem do gol da virada, o atacante foi um verdadeiro pesadelo para a defesa adversária. 8
(RÔMULO): entrou bem, puxando contra ataques e prendendo a bola. - 6
WELLINGTON PAULISTA: Mais uam atuação abaixo da critica, perdendo gols feitos e decisivos. Definitivamente não vem sendo o camisa 9 que esperávamos. - 4

CUCA: O time ficou muito defensivo no momento em que o Cruzeiro se aproximava o 3º gol. Mas teve méritos na montagem do time. Não tiraria o Thiago Ribeiro do Jogo, sacaria WP09 que está muito mal. - 6

FIGURINHA DA 37º RODADA

Flamengo 1 X 2 cruzeiro
FLAMENGO:Marcelo Lomba; Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Willians, Renato e Marquinhos; Diego Maurício e Diogo (Petkovic).

CRUZEIRO:Fábio; Jonathan, Gil, Léo e Diego Renan; Henrique, Marquinhos Paraná, Roger (Edcarlos) e Montillo (Everton); Thiago Ribeiro e Wellington Paulista.

Técnico: Vanderlei Luxemburgo Técnico: Cuca
Gols: Diego Maurício, aos nove minutos; Roger, aos 15 do primeiro tempo; Thiago Ribeiro, aos 23 do segundo.
Cartões amarelos: Marquinhos Paraná, Henrique, Jonathan (CRU), Diogo (FLA)
Local: Raulino de Oliveira (Volta Redonda).
Árbitro: Leandro Vuaden (RS). Assistentes: Altemir Hausmann e Julio Cesar Rodrigues Santos. Público: 14.575 pagantes (16.985 presentes). Renda: R$ 186.585,00

Nenhum comentário: