quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

De saco cheio

Por Marcello Zalivi

Amigos, desde a época em que escrevia para outros blogs, ou na rádio comentando programas esportivos, sempre prezei pela autenticidade. Temos um veiculo de comunicação nas mãos e a chance de dizer para várias pessoas o que pensamos, nossas convicções, e o que é melhor, sem ter de fazer media com ninguém.

Confesso que depois que fundei ao lado de JV Viana o blog Cruzeiro Online, desarmei um pouco a minha metralhadora e tentei dar uma visão mais fria sobre os fatos, colocando a razão acima de tudo, e isso me fez sentir como muitos bunda moles da internet que vivem metendo o pau na diretoria, e quando a mesma anuncia um pacote “lero lero “ de contratações, despejam os velhos jargões: “ Se esta com a camisa do Cruzeiro eu vou apoiar” ou “Ele já teve uma boa passagem a duzentos anos atrás”, bla, bla, bla...

Vi muitas temporadas e muitos períodos como esses, mas confesso que 2011 mal começou e já está me deixando bastante decepcionado. Não vou ficar procurando valores das últimas transações, dos últimos contratos publicitários, de bilheteria, etc e tals. Não sou bom com os números e acredito que durante anos o Cruzeiro conseguiu fazer muitos e bons negócios. O dinheiro de fato sumiu e ninguém levanta a voz, e quando isso acontece, escutamos o velho discurso do Perrella se gabando de terminar o ano no verde.

A questão é que nos últimos anos o clube resolveu virar balcão de negócios e deixou o futebol de lado. Vale tudo, vale vender o craque do time antes da semifinal da Libertadores, vale vender o artilheiro do campeonato com o brasileirão rolando. Tudo em pelo dinheiro e nada para o futebol. Nunca vi na história do Cruzeiro tantas oportunidades de levantar taças importantes como nos últimos anos. Inúmeros brasileiros, Libertadores batendo a porta, e a diretoria chafurdando em cima do dinheiro. Depois de 2003, daquele mágico ano, o futebol deixou de ser prioridade na toca da raposa, e isso é comentando aos sussurros pela imprensa e pelos torcedores, como se fosse proibido se indignar com a verdade. Dane-se se estamos disputando a 4° Libertadores seguida, eu quero é ganhar, ser campeão. Não quero ser como o outro lado da lagoa, deixar o cavalo passar arriado, deixar de fazer história. Não quero mais viver do passado, quero um presente e um futuro campeão.

Vocês devem estar se perguntando o porquê deste desabafo. Pois bem, vou lhes dizer. Ano após ano perdemos os campeonatos por erros alertados durante as temporadas. Posso queimar a minha língua, alias, todo ano torço para que isso aconteça, mas não é o que vem acontecendo. Mas como o futebol é ciclo, temos muitos exemplos de como a bola rola...

Concordo que o time é bom e por isso não me preocupei tanto com contratações, pois 2 ou 3 jogadores de peso seriam capazes de fazer esse time campeonar. Também acredito “que não se deve fazer loucuras e inviabilizar o clube” e não desacredito em contratações “apostas”, pois todo grande clube precisa buscar novos talentos, ser criativo na hora de buscar um jogador, mesmo que este seja um Geovane da segunda divisão do futebol goiano, ou o Naldo, zagueiro que atuava na Série B. Essas contratações devem ser feitas, afinal, Ramires, Marcelo Moreno e muitos outros vieram desse caminho.

Mas quando olho o “pacote de contratações” (reforços???) anunciados pelo presidente do Cruzeiro, não pude ficar calado. Vou fazer uma breve análise de cada nome.

Leandro Guerreio
Ok, é jogador de confiança do técnico, não é de todo ruim. Vem para suprir a saída de Elicarlos (Who? Que custou alguns bons trocados) e Fabinho. Tecnicamente não é um primor, mas vem motivado pela Libertadores, será um reserva de luxo, mas pode virar titular durante a temporada. O que eu estranho é que o Cruzeiro não investe em jogadores mais velhos e mandou alguns embora por este motivo. Mas isso não impediu de pagar um milhão de reais pelo volante de 32 anos, dois anos mais velho que Fabinho (Tudo bem, o ciclo dele já tinha acabado) .

André Dias
Não me lembro bem deste jogador, parece que teve uma pequena e boa fase no Vasco quando jogava ao lado do Romário. Mas ficou anos no futebol árabe, e nos sabemos muito bem o que acontece com um jogador que volta de la. O futebol não é competitivo e as condições físicas são precárias, vide Rafael Sóbis, Fernandão, Valdivia, etc. Alem disso, o cara está inativo sete meses e operou o joelho 2 vezes, sendo que a primeira vez foi mal sucedida. Se for para apostar neste garoto de 30 anos, porque não dar uma chance para o Thiaguinho da base? Fica a pergunta.

Fabrício Dornelas
Zagueiro jovem, mas rodado. Foi dispensado pelo Flamengo, Hoffenheim-ALE e Palmeiras. Porque seria uma solução para o Cruzeiro? Vai aposta? O Gil e o Naldo estão ai para que então?

Ortigoza
O que é mais engraçado, o contratação deste jogador ou o Zezé Perrella achando que ninguém conhece o futebol paraguaio? Falar que Ortigoza é titular da seleção do Paraguai? Nem convocado ele é. Para jogar ali, tem que entrar na fila, os atacantes paraguaios da seleção são: Cardozo, Santa Cruz, Haedo Valdez e Lucas Barrios, ou seja, Ortigoza ta bem longe de ser titular do ataque paraguaio. É um jogador de boa movimentação, raçudo, mas não é nem de longe um jogador que resolva o problema. Era reserva do Obina no Palmeiras e estava no futebol coreano.

Bom, tirem suas conclusões. Apóiem ou não, vocês tem esse direito. Mas não somos otários. O time perdeu Jonathan (ciclo terminado) e provavelmente Wellington Paulista. Não comento Leonardo Silva, um zagueiro razoável de 31 anos que nunca ganhou nada na carreira e parece ter desvios de caráter. A questão é que não estamos mais fortes, estamos no mesmo lugar. E no mesmo lugar, eu já estou de saco cheio.

9 comentários:

Fabrício disse...

Parbéns Marcello você expressou oque toda chinna azul qeria dizer concordo e concordo mesmpo acho quepoderiam ser feitos mais esforos e acho esse andré uma péssiam contratação acho que el vai ser um novo Robert esquentando o banco...Más tomaraque esses e esse ultimo possível reforçoque ozezé disse que iria chegar o tal tacante seja alguém que resolva pois com uma diretoria que pipoca tanto oque se espera do time!

leonardo moraes disse...

Mas isso so vai mudar quando trocarmos de diretoria. Mas não entendo o que acontece com nosso Cruzeiro que ao contrário da maioria dos times do país sempre tem uma luta danada pela presidência. Aqui os caras se perpetuam. Admiro os Perrela até certo ponto mas já passou da hora.

Diego disse...

Realmente, o anúncio da venda do Ramirez antes da final da Libertadores, em 2009, foi uma burrice sem nenhum fundamento! O Perrela praticamente falou para o nosso melhor jogador, naquela época: "Olha, meu filho. Você já esta vendido! Vai jogar na Europa! Agora, joga só um pouquinho, más com todo cuidado para não se machucar, ok?" E foi dito e feito... más são águas passadas!
Bem, as contratações já foram feitas. Como foi dito na matéria, o Cruzeiro esta praticamente igual ao do ano passado. Para ganharmos algo, precisamos de um camisa 9 de peso, que não será o Ortigoza. O problema é que, com essa contratação, acabou o sonho da volta do Marcelo Moreno, pois já temos 3 estrangeiros no nosso time. Agora, me fala: qual o atacante brasileiro, camisa 9 matador, que esteja livre, que se encaixe na filosofia economica do Perrela, poderá vir para o Cruzeiro? Eu não vejo nenhum... alguém poderia me citar um, que seja muito diferente do WP, para jogar no Cruzeiro?

Jonas disse...

Prezado Diego, não existe filosofia economica para jogador diferenciado. Teto salarial são para os jogadores medianos que lotam nosso plantel. Com filosofia, o Cruzeiro não vai trazer ninguem diferenciado.

Diego disse...

Realmente, Jonas. Más é justamente isso que o Perrela quer: um jogador diferenciado, que se encaixe na sua filosofia economica. E isso, hoje, não existe. Não há jogador livre nesse perfil.
Há rumores de que o Rafael Moura volta à pauta celeste após a confirmação da saída do WP. Ele não é muito melhor que o WP, más, como vive de grande fase, poderá ser bem útil. Vamos ver o que vai dar nessa história...

Daniel-BH disse...

Uma coisa é clara, o ciclo dos Perrelas já terminou. Só que esqueceram de avisá-los.

Infelizmente, para que o futebol do Cruzeiro mude, tem que ser mudada a diretoria. E para isso acontecer, nós, torcedores comuns, não temos muito o que fazer...ou temos?

Fica a cargo dos conselheiros votarem com sabedoria nas próximas eleições.

Diego disse...

Cruzeiro anuncia a contratação do atacante Reis, ex-jogador da Ponte Preta, de apenas 22 anos. Uma aposta. Será esse o camisa 9 citado pelo Perrela?

Anônimo disse...

Pelos lances, parece ser um bom jogador:
http://www.youtube.com/watch?v=AvbgNd46Ih4

Anônimo disse...

Boa Zalivi!
Falou tudo. Só quero acrescentar uma coisinha. Pra dizer que o time não tá quebrado o Perrella estufa o peito e mostra que terminamos o ano passado com 2 milhões de lucro. Pq q esse filha da puta não pegou esses 2 milhões e contratou um centroavante antes do fim do campeonato? Teríamos não 2 milhões de lucro, mas mais do que isso, a valorização de todo o elenco e mais uma estrela de campeão brasileiro no peito. O Perrella acha que é mais esperto do que todo mundo, tá ultrapassado, administra o Cruzeiro como se estivéssemos em 1994. É um aproveitador. Fora Perrella, e tenho certeza que assim os títulos importantes virão.
Abraço.
Thiago