sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

SEXTA É DIA! COLUNA DO JOÃO PAULO!

A Guerra pelo futebol

Por: João Paulo Fernandes

Nessas ultimas semanas um assunto em torno do futebol brasileiro não se cala! Afinal, qual emissora irá transmitir os campeonatos brasileiros de 2012 a 2014? Essa história causou racha no Clube dos 13, pois alguns são a favor da Globo outros são a favor de quem pagar mais.

O presidente do Corinthians, André Sanchez, é a favor da Globo, pelo simples fato de que, em São Paulo, o departamento de Marketing do Corinthians é a Globo, da mesma forma que aqui, em Minas, a Itatiaia faz esse serviço para o Atlético. André Sanchez não concorda que todos deveriam ganhar a mesma quantia, pois, na visão dele, o Corinthians é um clube de grande visibilidade e deveria ganhar bem mais que os outros clubes.

Onde o Corinthians é grande? Um clube que em cem anos, tem títulos que são duvidosos e não tem Libertadores, não pode ser considerado grande (ou, pelo menos, não tão assim). Os quatro grandes do Rio também deverão sair junto com o Corinthians e negociar com a Globo (Caso a Record ganhe). Caso não saiam, vão negociar diretamente a cota com a rede de televisão.

Do outro lado estão Atlético Mineiro, Inter, São Paulo. O Cruzeiro ainda não definiu qual será a sua posição. Espero eu, que seja do mesmo lado dos clubes que são a favor de quem paga mais. Pela primeira vez vou dar a razão ao Kalil. As emissoras pagam uma merreca!

Hoje, Galo, Inter, São Paulo e outros times não interessados em saber qual emissora irá transmitir e sim qual vai pagar mais! E, por incrível que pareça, Kalil quer que Perrella fique ao lado que ele estiver!

Eu concordo! Deveríamos ficar ao lado de quem paga mais e não quem paga merreca e acha que esta bom! Hoje a Globo paga um total de R$ 280 milhões. O lance mínimo será de 500 milhões.

A Globo, por ter uma maior visibilidade, entra com 10% de vantagem. É claro que a Globo vai cobrir a proposta da Record! Ela já sabe como faz e dinheiro não será problema. Se faltar o BBB cobre. Já Universal depende muito das oratórias de seus pastores para arrecadar bem mais que os dez por cento do dízimo.

É claro que cada emissora tem os seus prós e contras, e a Globo, há anos, mexe com futebol. Já tem uma equipe de jornalistas, coberturas e narradores que sabem dar emoção até a uma corrida de tartarugas (além das pérolas que Galvão Bueno fala) além de ter a Band como parceira, que compra dela parte dos direitos. Mas, sinceramente, o horário em que os jogos são transmitidos é uma vergonha.

Já a Record tem muito dinheiro, mas pouca experiência no futebol. O atrativo na Record seriam os horários. Com toda certeza teríamos jogos às 19, 20 horas, e mais jogos para ver durante a semana! Para os clubes e as empresas que patrocinam o Campeonato Brasileiro, a Globo é a melhor. Pela visão e audiência que tem ela é, sem dúvida, a melhor. Mas por ganhar muito com as transmissões e pagar pouco, ela causou a ira em alguns dirigentes, que estão certos em querer ouvir a Record. Isso se chama concorrência.

Sinceramente, acho que apesar dos horários em que os jogos são passados a Globo seria melhor. É uma opinião minha!

Mas e você, torcedor azul? O que acha? O que seria melhor para o times e em especial o Cruzeiro? Comente!

A Coluna do João Paulo é publicada todas as sextas-feiras. Deixe seu comentário!

3 comentários:

Fernanda Martins disse...

Muito sensato e bem escrito. Concordo com você, e o Kalil colocou a cara para bater.Espero eu, que o senhor ganância, Zezé Perrella, visualize o dinheiro e fique com quem pagar mais.

Cristiano disse...

Concordo em alguns pontos, principalmente na experiencia da Globo nas trasnmissões, imagina a equipe da Record transmitindo os jogos?? vai ser dureza... outra coisa que acho complicado, pelo menos para mim, que preciso passar diariamente próximo ao mineirão para pegar as filhas na escola, o horário de 19 horas iria causar um trasntorno muito grande, ia aculumar com a volta para casa de quem mora na região e o caos estaria implantado para quem não vai assistir aos jogos e precisa passar alí... isso já aconteceu nos jogos do Cruzeiro na Libertadores, quando o horário "bate" com o da volta para casa (19h), é um verdadeiro inferno, e acredito que para quem vai assistir aos jogos também, sair do trabalho as 18 e chegar as 19 no mineirão, só se trabalhar na região, caso contrário vai perder o inicio dos jogos.

Cruzeiro Online disse...

O Cruzeiro Online acredita que deve haver um diálogo entre os clubes e quem patrocina para definir os horários. Também não podemos ficar refens deles. Jogos às 22h tb é muito tarde. 20h30 seria a melhor opção. Na Globo tem o jornal nacional... complicaria muito a grade. Mas sei lá. Acho que quando é conversado as coisas se ajeitam. Mas ambos têm que querer sentar e discutir isso. E tem que vir bem mais grana, sim!