quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Pós-jogo - SUPERESPORTES


Com mais uma atuação inspirada, o Cruzeiro manteve os 100% de aproveitamento na Copa Libertadores e fez outra vítima no Grupo 7. Depois do Estudiantes da Argentina, foi a vez do Guaraní do Paraguai. Com gols de Wallyson (2), Farías e Thiago Ribeiro, o time celeste aplicou 4 a 0 nos gringos e disparou na liderança de sua chave, com seis pontos.

O nome do Cruzeiro, novamente, foi o garoto Wallyson, autor dos dois primeiros gols. Fora do campo, Cuca também brilhou. Ele fez modificações que deram vigor à equipe no segundo tempo. Os promovidos Farías e Thiago Ribeiro entraram muito bem e, com justiça, deixaram suas marcas.

Na próxima semana, pela terceira rodada, o Cruzeiro visitará o Tolima em Ibagué, na Colômbia, e poderá ficar muito próximo da classificação às oitavas de final se conquistar nova vitória.

Começo difícil

Como era previsto, o Guaraní marcou muito forte, principalmente os homens de criação do Cruzeiro, e resistiu ao ataque celeste até os 30 minutos, quando Wallyson abriu o placar. O detalhe é que os paraguaios também incomodaram nos contra-ataques e nas bolas paradas, sobretudo nos instantes iniciais. Nesse período, o time cruzeirense se expôs muito na tentativa de marcar rapidamente o primeiro gol e deu oportunidades ao adversário de surpreender.

Dos cinco aos nove minutos, o Guaraní viveu seu melhor momento no jogo. O primeiro a assustar foi o rápido atacante Julián Benítez, em chute que saiu à esquerda. Aos oito, Marecos penetrou pela esquerda, bateu sem marcação e quase fez no canto direito. Já aos nove, o centroavante Fabio Escobar aproveitou cruzamento da direita, arrematou de cabeça e o Cruzeiro foi salvo pela trave direita.

Aos poucos, o Cruzeiro corrigiu o posicionamento defensivo e ocupou de vez o campo ofensivo. Os paraguaios marcavam com duas linhas de quatro atletas e impediam os mineiros de usar a velocidade. Montillo, Wellington Paulista e principalmente Wallyson era acompanhados de perto pelos defensores.

O Cruzeiro rodava a bola de um lado ao outro, na tentativa de encontrar uma brecha.

O gol saiu no único descuido paraguaio, aos 30 minutos. Montillo cobrou escanteio da esquerda, a zaga cortou, e Wallyson, de frente para a meta, tocou no canto esquerdo de Aurrecochea: 1 a 0.

O Cruzeiro manteve a postura agressiva na tentativa de ampliar. O Guaraní só voltou a dar trabalho aos 35 minutos. Após cobrança de falta, a zaga celeste fez a linha de impedimento e o lateral-direito Filippini cabeceou livre. A bola passou rente ao poste esquerdo.

Cruzeiro completa o serviço

Sob chuva no segundo tempo, o Cruzeiro manteve o embalo. A clara intenção era ampliar rapidamente e ter maior tranquilidade na partida. A primeira chance ocorreu aos 12. Diego Renan tabelou com Wellington Paulista, invadiu a área e bateu sobre o travessão.

Aos 13, Hobecker entrou no meio-campo do Guaraní, no lugar de Mendoza. Aos 16, Wellington Paulista deu lugar a Farías no ataque cruzeirense.

O Guaraní marcava com contundência e a estratégia de entrar tocando não dava certo. A nova ordem era jogar a bola na área. Aos 18, Montillo exerceu com perfeição o papel de assistente, cruzou da esquerda e encontrou Wallyson livre na boca do gol. O artilheiro só teve o trabalho de ajeitar e mandar para as redes: 2 a 0.

Aos 23, Farías foi derrubado na área, depois de passe de Montillo, mas o pênalti deixou de ser marcado porque o argentino se encontrava em posição de impedimento quando recebeu a bola.

Só dava Cruzeiro em campo. O Guaraní se segurava como podia para evitar um placar mais elástico. E na tentativa de golear, Cuca decidiu trocar Roger pelo velocista Thiago Ribeiro, aos 29 minutos.

Montillo, aos 34, e Ribeiro, aos 35, concluíram a gol com perigo.

No minuto seguinte, o dono da noite, Wallyson, deu lugar a Dudu.

Como também se tornou rotina, as mudanças de Cuca surtiram efeito. O terceiro gol, marcado aos 40 minutos, nasceu dos pés de dois jogadores promovidos. O garoto Dudu chutou da esquerda e o argentino Farías, na grande área, completou para as redes: 3 a 0.

Havia tempo ainda para o quarto gol. Dessa vez, o mérito foi todo de Thiago Ribeiro. Ele arriscou chute da intermediária e mandou a bola no ângulo esquerdo do goleiro paraguaio: 4 a 0.

Cruzeiro 4 x 0 Guaraní (PAR)

Cruzeiro
Fábio; Pablo,Victorino, Gil e Diego Renan; Marquinhos Paraná, Henrique, Roger (Thiago Ribeiro, 29min 2ºT) e Montillo; Wallyson (Dudu, 36min 2ºT) e Wellington Paulista (Farías, 16min 2ºT).
Técnico: Cuca
Guaraní (PAR)
Pablo Aurrecochea; Eduardo Filippini, Ignacio Ithurralde (Chávez, 27min 2ºT / Bartomeus, 34min 2ºT)), Francisco Joel Benitez e Federico Carballo; Elvis Marecos, Miguel Paniagua, Angel Ortiz; Jorge Mendoza (Hobecker, 13min 2ºT); Julián Benítez e Fabio Escobar
Técnico: Carlos Compagnucci

Motivo: 2ª rodada do Grupo 7 da Copa Libertadores
Estádio: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Data: Terça-feira, dia 22/02, às 19h15 (de Brasília)

Público pagante: 12.067
Público presente: 13.271
Renda: R$ 275.668,02

Gols:
Wallyson (Cruzeiro), 30min 1ºT
Wallyson (Cruzeiro), 18min 2ºT
Farías (Cruzeiro), 40min 2ºT
Thiago Ribeiro (Cruzeiro), 44min 2ºT

Árbitro: Raúl Orozco (BOL)
Assistentes: Jorge Calderón (BOL) e Efraín Castro (BOL)

Cartões amarelos:
Fabio Escobar (Guaraní), 3min 1ºT
Victorino (Cruzeiro), 36min 1ºT
Paniagua (Guaraní), 37min 1ºT
Gil (Cruzeiro), 42min 1ºT
Montillo (Cruzeiro), 8min 2ºT
Farías (Cruzeiro), 25min 2ºT
Ortiz (Guaraní), 40min 2ºT

Nenhum comentário: