quinta-feira, 14 de abril de 2011

Pós-jogo: UOL

O Cruzeiro confirmou nesta quarta-feira, em território argentino, a excelente campanha na Copa Libertadores 2011. Mais do que isso. Com a vitória sobre o Estudiantes por 3 a 0, em La Plata, pela última rodada do grupo 7, o time mineiro garantiu o primeiro lugar geral da competição continental e conquistou vantagem para a sequência.

A vitória celeste começou a ser construída no primeiro tempo, quando Thiago Ribeiro e Wallyson, aos 10min e 46min, marcaram para o Cruzeiro. na etapa final, o experiente Gilberto selou o triunfo mineiro aos 37min, num bonito gol.

A equipe comandada por Cuca terminou em primeiro lugar de sua chave com 16 pontos e não pode ser alcançada pelos adversários. O Junior Barranquilla, líder do grupo 2, chegará a 15 pontos, se vencer o Huánuco nesta quinta-feira. O Cruzeiro enfrentará, nas oitavas de final, o time de pior campanha na fase de grupos. E ainda terá vantagem de fazer o segundo em casa até a final da competição, caso chegue até lá.

Assim como o Cruzeiro, o Estudiantes entrou em campo nesta quarta-feira classificado para as oitavas de final. Por isso, o técnico Eduardo Berrizo decidiu poupar alguns titulares, entre eles o meia Verón. Com a derrota, a equipe argentina terminou em segundo lugar no grupo 7 com 10 pontos.

O Cruzeiro não contou com o meia Walter Montillo, que ficou em Belo Horizonte para acompanhar a cirurgia cardíaca do filho caçula Santino, de apenas um ano, realizada nesta quarta-feira. Mesmo sem um de seus principais jogadores, o time mineiro confirmou a boa campanha na Libertadores.

Invicto na competição continental, o Cruzeiro venceu cinco dois seis jogos e empatou uma vez, com o Deportes Tolima por 0 a 0, na Colômbia. Atuando em casa, a equipe celeste obteve três goleadas: Estudiantes por 5 a 0, Guaraní (4 a 0) e Tolima (6 a 1). Como visitante, venceu duas vezes. Além do Estudiantes, bateu o Guaraní por 2 a 0 em Assunção. Foram 20 gols marcados e apenas um sofrido.

Enquanto aguarda a definição da fase de grupo para conhecer o adversários das oitavas de final da Libertadores, o Cruzeiro se concentra no Campeonato Mineiro. No próximo domingo, enfrenta o Uberaba, às 16h, no Triângulo Mineiro, no encerramento da primeiro fase do Estadual. Líder isolado, o time celeste joga para confirmar a melhor campanha.

O jogo

O Estudiantes iniciou bem a partida e teve duas chances para abrir o placar, mas não aproveitou o bom momento. O Cruzeiro não se intimidou com o assédio dos argentinos e abriu o placar aos 10min com Thiago Ribeiro. Nos acréscimos da arbitragem, Wallyson fez 2 a 0 no primeiro tempo.

Com um pouco mais de um minuto de bola rolando, o Estudiantes esteve muito perto de marcar. Pereyra entrou livre na área e chutou para a defesa de Fábio. No rebote, Barrientos chutou forte, mas o goleiro celeste espalmou para escanteio.

O time argentino manteve a carga em cima da equipe mineira e voltou a levar perigo aos 8min. Nuñez fez boa jogada pela direita e chutou cruzado. A bola passou com perigo, rente à trave direita de Fábio.

O Cruzeiro respondeu em seguida e, aos 10min, abriu o placar em La Plata. Wallyson recebeu de Pablo, arrancou em velocidade pela direita e cruzou rasteiro em direção à pequena área. Thiago Ribeiro bateu de perna direita para fazer 1 a 0.

A partida seguiu equilibrada e marcada pela forte marcação. Aos 46min, Wallyson aproveitou vacilo da zaga argentina, invadiu a área, driblou o goleiro Orión e mando para o fundo das redes: 2 a 0.

Bastante criticado antes da partida, o gramado do estádio Ciudad de La Plata não foi obstáculo para o Cruzeiro chegar ao resultado. “O campo é ruim, mas a gente não pode levar isso em consideração, senão você bloqueia isso na cabeça do jogadores”, disse Cuca, em entrevista a TV Globo Minas.

O segundo tempo começou equilibrado e com poucas oportunidades de gol. O Cruzeiro manteve a forte marcação no meio-campo e conseguiu neutralizar as investidas do Estudiantes, que tentava uma reação. A chuva deu uma esfriadas no ânimo dos argentinos.

Num contra-ataque, o Cruzeiro chegou ao terceiro gol e selou a vitória fora de casa. Gilberto recebeu na frente, driblou o goleiro Orión e tocou rasteiro para o fundo das redes.

Nenhum comentário: