terça-feira, 27 de agosto de 2013

COMO TREINADORES PODEM ACABAR COM A CARREIRA DE UMA PROMESSA...

POR: MARCÃO ANTI-GALO

É difícil entender a cabeça de alguns treinadores. Uns são burros mesmos, outros a gente tem como cegos. Mas há quem seja a mistura dos dois ou algo pior. E, recentemente, quase que um deles prejudica o início meteórico de uma promessa da Raposa.

Com um elenco frágil e recheado de jogadores medianos para pior, Celso Roth chegou ao Cruzeiro para "arrumar a casa". No início até deu certo. Depois disso, foi desarrumando o time novamente. No final das contas, até que deixou o clube em uma posição acima daquilo que esperávamos (nona colocação). Mas internamente quase deixou vários atletas "a ver navios".

Um deles foi Lucas Silva. Celso Roth, embora não declare oficialmente, não gosta de trabalhar com meninos da base, o que é um verdadeiro absurdo. Para ele, o time tem que ser maduro. Ele não tem paciência para orientar as jovens promessas que surgem no clube. Inexplicavelmente, Lucas Silva foi barrado pelo treinador e viu sua carreira inicial, que foi uma ascensão meteórica, quase ruir. O jogador, quando perguntado sobre esse momento, sempre desconversa. Mas é sabido que há, sim, uma mágoa dele com Celso. Até porquê não houve motivos para que o treinador tomasse tamanha atitude burra.

Sempre defendi a base, ainda mais a do Cruzeiro, que a cada ano revela dois, três jogadores de bom nível e que podem ajudar o time profissional. Sempre defendi que o clube deve contratar somente aquilo que não produz em sua base, dando mais chances aos garotos e criando com o jogador um vínculo maior com a história do clube. Celso Roth não ligava e não liga para isso. E essa burrice quase custou a carreira de um menino talentoso, que é o Lucas. Junto à ascensão de Lucas, vieram outros atletas, como Vinícius Araújo, Mayke, Elber. Hoje, no elenco celeste, há ainda Wallace (zagueiro) e Alisson (armador), além de Rafael (goleiro), que desde 2007 já estava integrado aos profissionais.

Marcelo Oliveira nunca escondeu que gosta de trabalhar com jovens, o que é uma virtude. E esses jovens, Marcelo, precisam de sequência, para adquirirem confiança e ficarem de vez entre os titulares. Lucas Silva, hoje, vive essa expectativa. E tomara que com o tempo o Cruzeiro revele cada vez mais talentos, como Lucas,  Elber, Vinícius e outros. A atual safra é muito boa e, quem sabe, ano que vem não aparecem dois ou três meninos da base para o profissional. Treinador deve ajudar o jogador que está subindo, não prejudicá-lo. Ainda bem que a "Era Roth" foi temporária.


Um comentário:

RUTILHO disse...

Correto Marcão. Temos um número alto de jogadores de qualidade que subiram por serem de excelente nível. Porém, diante do exposto, percebe-se o tamanho do desafio que Marcelo aceitou. Daí notar-se o PROFISSIONAL que é o Sr. Marcelo. Pegou um elenco cheio de amebas querendo "se arrumar" contratados a peso de ouro, os quais o torcedor não queria nem pensar em ver de novo na titularidade. Em cima disso criou-se uma expectativa: quem vai chegar? Zagueiro, volante, centro avante, laterais? ESPECULAÇÕES MIL atormentaram a cabeça de nós torcedores. Para mim vingaram Bruno R., Dedé(ainda precisa se firmar) Egýdio, Everton R., Goulart,Martinuccio, Julio B.,Borges, Dagol, Paulão. Vejo Souza e Nilton como jogadores de mesma posição que ficam batendo cabeça e acho que o Lucas tem que entrar no lugar do Souza. Ainda bem que R. Donato, Sandro, Fabinho e outros que já esqueci se foram. Agora não se discute a titularidade de DAGOL, JULIO, BORGES, EVERTON R. e ainda disputando posição com GOULART, MARTINUCCIO, VINÍCIUS, WILLIAN. E COMO ENCAIXAR ALLISSON, ELBER. Fora os nomes que esqueci. Veja o discernimento e a visão que o Marcelo deva ter para não cometer injustiças. Lucas em breve será titular pois Marcelo o orientou e ele assimilou, já já será titular.Espero que o grupo continue unido e em paz e que o torcedor saiba fazer coro em favor desse ou daquele jogador. Acredito muito no todo que temos hoje para títulos nesse ano e nos próximos.