quarta-feira, 7 de agosto de 2013

FALTA MUITA CRIATIVIDADE AOS COMANDANTES DO FUTEBOL SUL-AMERICANO

POR: JOÃO VITOR VIANA

Os campeonatos disputados na América do Sul, a cada ano, são motivos de discussão. Seja o campeonato regional brasileiro, seja o modo de disputa da Copa do Brasil, seja o critério usado para a classificação para a Copa Sul-Americana. O mais novo debate ocorre quanto ao sorteio estranho da Copa do Brasil.

Não se sabe o porquê, mas foram feitas duplas. Cada time indo para um lado. Foi assim com Cruzeiro e Santos, por exemplo. A pergunta: por que? Por que não se faz como na Champions League? Por que não se sorteia os times como deveria ser, de forma aleatória?

Medo em dar, por exemplo, Corinthians e Flamengo de um lado e Luverdense e Nacional-AM no outro confronto? Qual o problema? Sorte, azar... tudo isso faz parte do jogo.

Parece um jogo de cartas marcadas. Tem time com o caminho bem delineado na Copa do Brasil, como o Internacional, por exemplo. Sinceramente, sortear os times em potes e já definirem as chaves é, no mínimo, estranho.

Estranhe como também é a escolha dos times da Copa Sul-Americana, o que já foi discutido aqui. Para se classificar, deve-se "abrir mão" da Copa do Brasil. Por demérito, um time se classifica. A Copa Sul-Americana só será respeitada o dia que for disputada ao mesmo tempo com a Libertadores. E não venham dizer que não há datas. Na Europa há datas e ainda sobram três meses para os clubes se prepararem para toda uma temporada. Por que só no Brasil isso não é possível?

Falta criatividade aos comandantes sul-americanos. São muito tradicionais. Não vêem métodos que dão certo há séculos em outros lugares, procurando, a cada ano, reinventar um calendário e provarem que são mais inteligentes que outros. Na verdade, persistir no erro não passa de uma burrice. E quem persiste no erro, não há dúvidas, é burro, com "b" maiúsculo.

4 comentários:

RUTILHO disse...

Concordo em tudo que o blog colocou. Parece haver segundas intenções ou seja facilitar o caminho para uns caso de quem enfrenta o Luverdense, o Fast,por exemplo. Já para o nosso lado teremos Fla, Frangas ou Bota pela frente. Pensando bem é até bom pois é uma oportunidade para testar o elenco, fortalecê-lo e ganhar o PENTA sem contestações e mais uma vez colocando o eixo no chinelo.

Marcello Zalivi disse...

Não tem nada haver com criatividade, tem haver com maracutaia mesmo.

Anônimo disse...

Na Europa tem data disponível porque lá nao se tem três meses de estadual.

Unknown disse...

bixo, mais aqui no brasil também daria, já q a libertadores é disputada no primeiro semestre... Era só colocar a sulamericana no mesmo período de datas...