terça-feira, 9 de novembro de 2010

Seria o Cruzeiro, o Kimi Raikkonen do Brasileirão 2010?

Por Marcello Zalivi

As semelhanças são muitas. Enquanto todos discutiam qual dos dois seria o campeão da F1 2007, Lewis Hamilton ou Fernando Alonso, um azarão corria por fora, vestindo macacão vermelho, e guiando um tradicional e vencedor carro de uma equipe de descendência italiana, a Ferrari (Cruzeiro).

Neste brasileirão, os matemáticos desfilam números favoráveis ao Fluminense, enquanto a mídia faz lobby para Ronaldo e Cia. Apesar da diferença entre as 3 equipes serem basicamente o fio da navalha.

Em 2007, no final das contas, não foi nem um nem outro. O finlandês (bandeira azul e branca) Kimi Raikkonen acabou chegando em primeiro lugar e se sagrando campeão da temporada 2007 da Fórmula 1, contando com a ajuda do São Paulino Massa.

Assim como Kimi, precisaremos da ajuda tricolor paulista que atuara em seus domínios, mantendo ainda acesa a chance de disputar a Libertadores 2011. Indiferente disso, sabemos que as únicas maneiras do São Paulo não amolecer o jogo, é estar na disputa da vaga, ou, caso a sua vitória não favoreça diretamente o Corinthians, mas o time que estiver na liderança (que esperamos, seja o Cruzeiro).

Lewis Hamilton tinha nada menos que 7 pontos a mais que Raikkonen, e também estava 4 pontos na frente de Fernando Alonso. Ou seja, precisava apenas administrar a situação, mas Hamilton fez tudo errado e perdeu um título certo.

O Fluminense não tem uma distancia tão grande assim de pontos, mas mostrou durante todo o campeonato problemas para administrar a liderança, tropeçando em adversários muitas vezes sem expressão no cenário nacional. E nesse ponto, Goiás e Guarani estarão a postos. Sem contar que na etapa de Formula 1, outra semelhança, Alonso corria com um motor velho e combalido. Teria alguma coisa haver com o time reserva do Palmeiras nas rodadas finais?

Lewis Hamilton ao invés de continuar em quarto lugar e se sagrar campeão, perdeu a cabeça e tentou dar o troco em Alonso na curva seguinte a ultrapassagem do espanhol, e acabou parando na grama, caindo para oitavo. Depois disso, o carro teve problemas ficou lento na reta final, precisou ir para o pit-stop e ele caiu para décimo. Alguma coincidência com os desfalques do Fluminense?

A verdade nação, é que me ocorreu à divertida idéia de fazer este texto, aliando duas paixões que tenho, o futebol e a F1. Encontro as consciências não só para entreter, mas também para mostrar que tudo é possível, até uma combinação esdrúxula e improvável de resultados. O futebol, o mais democrático dos esportes e capaz de proporcionar uma vitória do Cruzeiro no Pacaembu e do Goiás no Engenhão. Quem pode parar um balaço no ângulo do goleiro, ou uma bola marota no montinho artilheiro? Quem não se lembra do Sport 99,9% rebaixado em 2009 que foi roubado no Palestra Itália, mas saiu de cabeça erguida com um empate em 2 x 2? A verdade é que devemos acreditar, afinal, como dizem os cientistas, tudo na vida, o universo inteiro é matemático, e enquanto houver possibilidades numéricas, existe chances e esperanças para o título.

Eu acredito no Cruzeiro... Força Zerãooooooooooooooooooooo!!!



Resumindo: Hamilton precisava chegar em quinto lugar, mas não conseguiu. Veja a colocação:

1. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) – 1h28min15s270
2. Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 1s493
3. Fernando Alonso (ESP/McLaren) – a 57s019
4. Nico Rosberg (ALE/Williams) – a 1min02s848
5. Robert Kubica (POL/BMW) – a 1min10s957
6. Nick Heidfeld (ALE/BMW) – a 1min11s317
7. Lewis Hamilton (ING/McLaren) – a uma volta
8. Jarno Trulli (ITA/Toyota) – a uma volta
9. David Coulthard (ESC/Red Bull) – a uma volta
10. Kazuki Nakajima (JAP/Williams) – a uma volta

Brasileirão, espero que fique assim:

1- Cruzeiro – 72 pts
2- Fluminense – 68 pts
3- Corinthians – 67 pts

3 comentários:

Clayton Slayer disse...

Sei não. O Cruzeiro vacilou quando não podia. E tem a parada mais torta dos três concorrentes, pois além do Corínthians também tem o Flamengo fora de casa. Se estivermos na Libertadores ano que vem me dou por satisfeito.

Cruzeiro Online disse...

É pouco meu caro clayton. está mais que na hora de levantar um título de expressão.

Anônimo disse...

Cruzeiro - 70 pontos
Fluminense - 69 pontos
Corinthians - 68 pontos