quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

RESUMÃO DE QUINTA

CONMEBOL: "RACISMO É INACEITÁVEL"
Depois de o volante Tinga ter sido alvo de insultos racistas na derrota do Cruzeiro para o Real Garcilaso, por 2 a 1, em Huancayo, no Peru, a Conmebol se manifestou através do Twitter. No perfil oficial da Copa Libertadores, a entidade sul-americana prometeu analisar possíveis punições ao clube peruano e pediu calma à torcida cruzeirense. “Sobre o tema de racismo em Real Garcilaso e Cruzeiro. A Confederação Sul-americana analisará o tema e possíveis sanções pertinentes. Pedimos tranquilidade aos torcedores do Cruzeiro. Sabemos que é repudiante”, manifestou-se a Conmebol.

PRESIDENTE DILMA APOIA TINGA: "FOI LAMENTÁVEL"
A presidente Dilma Rousseff se sensibilizou com os insultos racistas sofridos pelo meio-campo Tinga, na derrota do Cruzeiro para o Real Garcilaso, por 2 a 1, em Huancayo, no Peru. Via Twitter, Dilma classificou o episódio como lamentável e disse que o Brasil está “fechado com o Tinga”.“Foi lamentável o episódio de racismo contra o jogador Tinga, do Cruzeiro, no jogo de ontem, no Peru. Ao sair do jogo, Tinga disse q trocaria seus títulos por um mundo c/ igualdade entre as raças. Por isso, hoje o Brasil inteiro está #FechadoComOTinga. Acertei com a ONU e a FIFA, que a nossa #CopaDasCopas também será a #CopaContraORacismo. Porque o esporte não deve ser jamais palco para o preconceito”, escreveu a presidente.

JORNAIS PERUANOS IGNORAM RACISMO
Os principais jornais peruanos, contudo, ignoraram o caso de racismo contra Tinga. O Libero traz vídeo com os melhores momentos da partida, relata o feito histórico do clube de Cusco, mas não toca no assunto racismo. Por sua vez, La Republica diz que o “Real Garcilaso levantou a imagem do futebol peruano na Copa Libertadores”. A publicação também não faz menção aos insultos sofridos pelo meio-campo celeste. O Todo Sport falou que a vitória alegrou ao Peru, mas fez vistas grossas ao lamentável caso envolvendo o meio-campo celeste. “Com muita garra e coragem deu alegria a todo país ao vencer o Cruzeiro por 2 a 1”, escreveu.

Nenhum comentário: