quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

COINCIDÊNCIA DE CAMPEÃO

Cruzeiro, em 2003, recebeu troféu no mesmo dia, mês e horário, contra o mesmo adversário

Onze anos depois, quis o destino que a festa do título brasileiro, conquistado pelo Cruzeiro, fosse no mesmo dia, mês, local e com o mesmo “convidado” de 2003. Novamente em um 7 de dezembro, próximo domingo, às 17h (de Brasília), no Mineirão, contra o Fluminense, que o Cruzeiro vai receber a taça e comemorar junto da torcida a quarta conquista do Campeonato Brasileiro (a segunda consecutiva), que foi sacramentada na vitória sobre o Goiás, no dia 23 de novembro, no Mineirão.

A diretoria promete uma grande festa para a torcida. Shows musicais, espetáculo pirotécnico e grande distribuição de brindes serão as atrações, segundo o departamento de marketing do clube, que ainda vai divulgar detalhes do evento. O objetivo é deixar o Mineirão totalmente colorido em azul e branco. Não haverá comemoração fora do estádio.  

Em 2003, o Cruzeiro, que já havia conquistado o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil, sagrou-se campeão brasileiro após a vitória de 2 a 1 sobre o Paysandu, no Mineirão, no dia 30 de novembro, faturando a Tríplice Coroa. Na rodada seguinte, a 44ª da competição (naquele ano o campeonato tinha 24 equipes), o Cruzeiro recebeu o troféu de campeão no Gigante da Pampulha, na partida contra o Fluminense. Debaixo de chuva, a Raposa venceu o time carioca, de virada, por 5 a 2, para um público de 37.728 pagantes.

Apesar de o goleiro Gomes ter falhado no primeiro gol da partida, marcado por Rodolfo, em cobrança de falta, aos 24 minutos do primeiro tempo, foi do meia Alex, o lance mais memorável daquela partida. Aos 17 minutos da segunda etapa, o camisa 10 recebeu passe da esquerda e, dentro da área, dominou a bola de costas para o goleiro Kleber, girou e deu um toque de cobertura para fazer 2 a 1. Os outros gols cruzeirenses naquele duelo foram de Mota, Márcio Nobre, novamente Alex e Zinho.  

No ano passado, o Cruzeiro sagrou-se campeão brasileiro fora de casa, na partida contra o Vitória, no Barradão, em Salvador, ao vencer o time baiano por 3 a 1, no dia 13 de novembro, na 34ª rodada. O encontro com a taça e a festa com a torcida aconteceu apenas no dia 1º de dezembro, contra o Bahia, no Mineirão, pela 37ª e penúltima rodada do Brasileirão, no último jogo da Raposa em casa.   

Apesar de toda a festa preparada no Mineirão, e fora dele, o Cruzeiro acabou derrotado pelo Bahia por 2 a 1, com 47.999 pagantes no estádio. A festa que havia sido programada pelo departamento de marketing do clube após a partida, com direito a trio elétrico e distribuição gratuita de latas de cerveja, acabou não acontecendo, já que, na saída do estádio, membros de duas torcidas organizadas do Cruzeiro se envolveram em uma briga, que causou pânico e acabou cancelando o evento.

Nenhum comentário: