quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Surra histórica

Por Marcello Zalivi

Análise do jogo aqui.

Aos amigos cocotas que esperavam desembrulhar a camisa mofada do Estudiantes, meus sinceros sentimentos, mas acabamos de sepultá-los assim como já fizemos várias vezes com vocês. Isso mesmo, a penta-goleada não é mais privilégio do galinho depenado, agora arrumamos uma nega argentina para surrar também.

O Cruzeiro fez aquilo que todos os seus torcedores esperavam, uma surra para lavar a alma. Se não serve para trazer o caneco, serviu para mostrar que esse clube tem brio, tem história e tradição.

O time teve acima de tudo raça e muito futebol para superar a melhor equipe argentino da atualidade. Serviu para calar a boca de muito reporte que estava desejando sorte ao Cruzeiro em tom de deboche, temendo o pior com a ousada escalação do técnico Cuca (ta bom, confesso que também fiquei um pouco temeroso).

O que ele fez foi simplesmente colocar o que ele tem de melhor para jogar, e foi essa a diferença. São poucos os clubes no futebol brasileiro que possuem dois camisas 10 com a habilidade e precisão que o Cruzeiro tem. Roger e Montillo simplesmente dominaram o jogo, Paraná e Henrique jogaram muito. A defesa com a estréia do excelente Victorino, ganhou também com a presença de um inspirado Gil, muito firme na marcação. Pablo foi à personificação da raça celeste. Fábio, quando exigido, não decepcionou e Wallyson, alem de estrela, foi um dos jogadores mais voluntários da partida, auxiliando muito a marcação pelo lado direito.

Quem esperava uma rixa entre Gilberto e Roger, viu dois jogadores maduros, desfilando técnica e comprovando a máxima do “grupo fechado”, focado no objetivo principal que é a vitória.
Se os principais jornais do mundo deram destaque à surra história de ontem, os mais de 12 mil Cruzeirenses que fizeram festa na madrugada de Sete Lagoas viram um dos maiores jogos de sua s vidas. A melhor estréia celeste em 13 edições da Libertadores, a maior goleada celeste em um time argentino, a maior goleada do Estudiantes em sua história na competição. Foi uma noite para privilegiados que resolveram sacrificar um pouco da sua noite de sono para acompanhar o Cruzeiro.

Fica só a decepção de não pegar o gorducho e Cia corintiana na fase de grupos, seria um prazer massacrá-los também na Arena do Jacaré, mas esperar o quê de um clube alvinegro? Essa combinação de cores simplesmente não tem tradição na competição.

A nota destoante desse massacre fica apenas para Wellington Paulista. Sei que muita gente disse que gostou dele em campo, que ele ajudou na marcação, etc e tal. Mas para mim centroavante tem que incomodar zagueiro é metendo gol e partindo para cima. A bola não para no pé do WP09, ele não consegue dar seqüência em nenhuma jogada, nunca está bem posicionado e foge das jogadas de gol. Ele esteve em campo nos 4 primeiros gols, em nenhum dos lances ele foi decisivo ou participou efetivamente da jogada. Se você ganha de 5 x 0 e seu centroavante foi inócuo, alguma coisa está errada. Assim como Cuca achou o lugar certo de Leandro Guerreiro (o banco de reservas), deveria encontrar o melhor posicionamento para o WP09, e na minha opinião, seria fazendo companhia ao Guerreiro. Está na hora dele perder a cadeira cativa no time titular, teve gente saindo por bem menos. Vamos esperar desbotafoguetizarem o time com a saída do “brigador” centroavante e encaixar o time rumo ao TRI.

Chupa essa Verón, na velocidade 5.



FIGURINHA DA PARTIDA

NOTAS DO JOGO:
FÁBIO: Das poucas vezes que foi exigido, mostrou a segurança de sempre. - 8
PABLO: Jogou com muita raça, pelo menos é o que lhe resta. - 8
GIL: Melhor partida com a camisa do Cruzeiro, sem falhas e tranqüilo. - 8
VICTORINO: Estréia digna do investimento. Seguro, ganhou todas pelo alto, autêntico xerife. - 8
GILBERTO: No começo era tudo, menos lateral, mas com o passar do jogo, alem de muita garra, mostrou a qualidade técnica impecável de sempre. - 8
(DIEGO RENAN): Entrou, mas não chegou a interferir no jogo. Discreto. - 5
PARANÁ: Partidão, excelente no desarme e na marcação, ocupando os espaços com inteligência e sem errar passes. - 8
HENRIQUE: Mais uma excelente partida. Um pouco mais contido na marcação. - 8
ROGER: Show. Fez um belo gol, deu grandes assistências e dribles desconcertantes. - 9
MONTILLO: O craque faz a diferença e cresce nos momentos importantes. Impecável como seus dos golaços. - 10
(DUDU): Entrou com muita vontade, mas errou tudo que tentou. - 4
WALLYSON: Dois gols (um deles típico de centroavante), muita movimentação, ajudou muito na marcação pelo lado direito. - 9
WELLINGTON PAULISTA: Inócuo, simplesmente isso. Quando vai perder a cadeira cativa no time? - 3
(THIAGO RIBEIRO):Entrou e usou o que tem de melhor, velocidade, preparando jogadas de gol. - 6

CUCA: Foi corajoso na montagem do time, errou um pouco nas substituições. - 8

5 comentários:

Diego disse...

ChupaVeron!
Cruzeiro, simplesmente Fantástico! Inesquecível!

Douglas disse...

Toda a China Azul esta de alma lavada , mas tenho algo a comentar sobre as notas que o blog deu sobre o jogador Dudu disseram que ele errou tudo o que tentou a jogada do 5° gol saiu dos pes dele entao ele nao errou tudo e mereçe um reconhecimento ae!!!
Abram alas, se nao a gente arromba !!! Rumo ao TRI

Zack disse...

Isso ai, primeiro parabenizar o time pela goleada historica, bom demais presenciar isso.

Agora, é impressiona como o Wellington PAulista destoa do resto do time....ele é matador, matador de jogadas.

Tá na hora de perder a cadeira cativa mesmo, todo o time afim de jogo a 1000 km/h e o cara a 5 km/h. Movimentação digna da atual fase do Ronaldo gorducho.

Anônimo disse...

os videos no cruzeiro online fazem muita diferença. isso ae pessoal!

Fred Berli disse...

WP destoa do time. Sua movimentação no jogo ontem foi a prova de que não tem o faro de gol, já que muitas vezes não acompanha a descida do ataque e a bola acaba passando em branca na grande área.
Roger provou que a torcida estava certa, e esperemos que Cuca para de inventar.
Não creio que o ataque TR + Wallison seja o ideal, o cruzeiro precisa de um matador com a 9. Acho que o mineiro poderia ser usado para testar e dar ritmo ao Farias.