quinta-feira, 16 de abril de 2015

HORA DE PRIORIZAR

POR: JOÃO VITOR VIANA

Eu tenho uma opinião formada e dela não abro mão: quero dedicação total à Libertadores. Campeonato Mineiro que se exploda, se tiver que permanecer essa "seca" de vitórias sobre o rival, que assim seja, mas que a Libertadores seja o foco. No meu modo de ver, aliás, o Mineiro deveria ser usado como laboratório, sendo disputado por reservas e juniores, para que mostrem seu valor e possam ser utilizados em competições maiores como Copa do Brasil, Brasileiro e a própria Libertadores.

No inicio do ano, um jogo ou outro, serve como preparação para jogos da Libertadores, pois dá ritmo aos atletas que recém chegaram das merecidas férias. Os caras ainda estão enferrujados e precisam jogar para se condicionarem. Mas mesmo assim, sendo eu o treinador, o estrategista, faria uma viagem para o exterior assim que o time se reapresentasse, faria uma série de amistosos e deixaria aqui, um time base, formado por garotos. Com um time júnior, aposto, o Cruzeiro estaria entre os quatro. E se não estivesse, dane-se.

O foco foi e sempre tinha que ser a Libertadores. Até para evitar esse discurso ridículo de calendário. Se hoje o Cruzeiro se vangloria em dizer que tem um grupo forte, em quantidade e qualidade, onde estão os reservas, que poderiam ter jogado contra o Mineros e podem jogar, na minha avaliação, contra nosso maior rival?

Se perder? Dane-se. Gozação de um, dois dias. Isso não mata ninguém. A situação deles ficou bem ruim depois da derrota de ontem e nem sei se eles estão muito a fim de jogar essa partida e progredir no Mineiro. O Cruzeiro também não deveria dar importância a essa competição regional, organizada por uma instituição fraca como entidade e presidida por uma faceta de pessoa, que se esconde da imprensa, não vai a reunião com clubes e se mostra um medroso, sem o menor feeling de dirigente.

Mas, enfim, a conclusão que cheguei, após pensar por algum tempo, foi que o Cruzeiro se enrola no próprio planejamento, se é que o tem. Faz drama quando, na verdade, deveria procurar soluções. Se há reservas tão bons quanto os titulares, que os coloque em campo no domingo e descanse os titulares. Ponha Eurico, Bruno Ramires, Gabriel Xavier, Manoel, Pará, Rafael, Henrique Dourado, Neílton. Qual o problema? Medo de um deles jogar muito e o senhor ser obrigado a escalá-los entre os titulares na terça? Ah, Marcelo, faça-me um favor! Quem escala Willian Farias entre os titulares sem a menor justificativa não pode fechar os olhos para a realidade. A realidade, hoje, é a Libertadores. Faça por ela, Marcelo, o sacrifício que for.

3 comentários:

PPM disse...

Concordaria se tivéssemos chances na liberta. Do jeito que está, prefiro ganhar das frangas, pois na libertadores com esse técnico derrotado de nascença, não há milagre que resolva.

Luciano Andrade disse...

Prefiro pedir intervenção da justiça trabalhista para adiar a partida contra as franguinhas! É tão fácil ganhar a causa que nao entendo a frescura de nao entrar logo na justiça! !!!

Cruzeiro Online disse...

Justiça não julga as coisas tão rápido quanto você pensa Luciano.

A dica está dada: Rafael, Mayke (subs 2 tempo por Fabiano), Bruno Rodrigo, Manoel e Fabricio; Eurico, Henrique (subs 2 tempo por Bruno Ramires), Arrascaeta (sub 2 tempo por M.Vinicius) e Gabriel; Neilton e Henrique Dourado. Esse time eu cravo que ganha da frangaiada