domingo, 21 de agosto de 2011

CLIPPING: UOL

COM SOFRIMENTO

Apesar de não atuar bem, a ponto de a torcida pedir "raça" ainda no primeiro tempo, o Cruzeiro venceu o Ceará, por 1 a 0, neste sábado, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, e reabilitou-se no Campeonato Brasileiro. Quando era pressionado pelo adversário, que ameaçou a maior parte do tempo, o time celeste abriu o placar aos 27min da etapa final, em cobrança de pênalti de Montillo, e interrompeu a ascensão da equipe cearense na competição.

Derrotado na rodada passada pelo Atlético-PR, por 2 a 1, em Curitiba, o Cruzeiro encontrou dificuldade para vencer neste sábado e somar 24 pontos e assumiu o 11º lugar, superando o próprio Ceará, que permaneceu com 22 pontos e caiu para a 12 ª posição.

O Cruzeiro conquistou o segundo triunfo em casa desde que passou a jogar no Parque do Sabiá. O primeiro jogo no estádio de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foi mais fácil: o time celeste goleou o Avaí por 5 a 0 e encerrou sequência de quatro derrotas.

O Ceará, que vinha de vitória sobre o Grêmio por 3 a 0 em casa, não conseguiu melhorar seu rendimento atuando como visitante. Em nove jogos no campo do adversário, venceu apenas uma vez, o Internacional por 1 a 0 na abertura do Brasileirão. Nos outros jogos, foram cinco derrotas e três empates.

Num primeiro tempo bastante movimentado, o Ceará não se intimidou por estar jogando no campo do adversário e se impôs na partida, teve volume de jogo e criou oportunidades. Mesmo apático em boa parte dos primeiros 45 minutos, Cruzeiro teve chance de abrir o placar. Porém, irritou a torcida no Parque do Sabiá, que pediu raça ao time celeste.

Aos 5min, Roger fez boa assistência para Ortigoza, que no entanto cabeceou para fora. O Ceará respondeu rapidamente. Osvaldo, que deu muito trabalho à defesa celeste, desceu pela direita e rolou para o meio, próxima à grande área. Thiago Humberto bateu colocado e acertou o travessão de Fábio.

Aos 10min, Thiago Humberto arriscou de fora da área e Fábio se esticou para mandar a bola a escanteio. O Ceará manteve mais a posse de bola e chegou com mais perigo. Cobrado pela torcida, que entoou “raça, raça, raça”, o Cruzeiro quase marcou aos 40min. Depois de cobrança de escanteio de Montillo, Gil cabeceou para o gol, mas Diego fez grande defesa.

No início do segundo tempo, o Cruzeiro até tentou se impor e controlar a partida. Porém, o Ceará manteve a pegada da etapa inicial e voltou a incomodar. Aos 8min, Marcelo Nicácio chegou a marcar, mas a arbitragem assinalou impedimento no lance.

Em seguida, Thiago Humberto cobrou falta na área e Ortigoza tentou cortar a bola e quase marcou contra. Fábio conseguiu desviar e evitou o pior. O Cruzeiro tentou dar o troco, mas encontrou dificuldade para superar a marcação adversária.

Mais perigoso no ataque, o Ceará ficou muito perto de marcar aos 20min. Osvaldo desceu livre pela direita e cruzou rasteiro. Marcelo Nicácio tirou de Fábio, mas Vítor tirou a bola em cima da linha e evitou o gol cearense.

Num contra-ataque rápido do Cruzeiro, o árbitro assinalou pênalti de Anderson Luís em Wellington Paulista em lance dentro da grande área. Montillo cobrou no canto esquerdo e abriu o placar aos 27min.

A partida ficou dramática no final e com as duas equipes buscando o gol. O Ceará, que chegou a se abater com o gol sofrido, teve chance para empatar. Na base da raça, o Cruzeiro lutou até o final e conseguiu segurar o resultado suado. No último minuto, o técnico Joel Santana é expulso por ter atirado sua tradicional prancheta no chão.


Nenhum comentário: