terça-feira, 23 de agosto de 2011

TERÇA-FEIRA É DIA! COLUNA DO ALYSON!

A esperança vem da base

Por: Alyson Soares

A seleção brasileira sub-20 de futebol sagrou-se pentacampeã mundial no último domingo, vencendo por 3X2 a seleção portuguesa. Vocês podem estar pensando: mas o que isso tem a ver com o Cruzeiro? Tem que três peças da seleção fazem parte do elenco celeste, são eles o goleiro Rafael, que foi titular absoluto durante a competição, o meia-armador Dudu que, apesar de não ser titular da equipe, entrou em muitos jogos no segundo tempo e deu muita velocidade ao time, e o atacante Sebá, que não chegou a ser utilizado.

Agora cabe ao técnico Joel Santana utilizar de maneira inteligente esses atletas. O goleiro Gabriel pode ser trabalhado para o futuro, já que na atual meta celeste, Fábio é incontestável. O centroavante Sebá é um jogador que tem potencial, mas nas vezes em que foi utilizado no elenco principal, não mostrou um grande futebol, talvez pelo nervosismo, algo que é compreensível para um jovem que chega com a responsabilidade de ocupar uma posição carente no elenco celeste.

O meia Dudu, desses que foram convocados, é o que tem mais possibilidade de ser utilizado, já que é um jogador mais rodado, além de ter feito uma bela Copa do Mundo Sub-20, mostrando potencial em belas jogadas de velocidade. Esse jogador, se bem trabalhado, pode ser de grande utilidade na atual situação do elenco celeste, pois pode tanto ser um meia de ligação, na ausência de Roger ou Montillo, ou até pode ser improvisado como segundo atacante, posição em que o time perdeu os dois principais atletas, Wallyson e Thiago Ribeiro, contundido e vendido respectivamente.

Não estou dizendo que esses jogadores solucionarão todos os problemas do elenco celeste, mas na atual situação, com contratações estranhas, umas que já deram erradas e outras que são apostas da diretoria pouco aprovadas pela torcida, cabe às categorias de base “segurarem a broca” em momentos de tormenta.

Falei aqui de Gabriel, Dudu e Sebá porque eles fizeram parte da seleção brasileira campeã do mundo, mas também existem outros atletas que merecem ser observados com mais atenção, casos do lateral-direito Gil Bahia e do volante Éber, que até já apareceram no banco em alguns jogos, mas nunca tiveram oportunidade de atuar.

O Cruzeiro sempre revela bons jogadores e se orgulha de ter uma das melhores categorias de base do Brasil, por que não utilizá-la em benefício do próprio elenco? Às vezes parece que falta coragem aos técnicos para “bancar” a subida desses jogadores.

3 comentários:

André Luís Mapa disse...

Concordo que a base pode ser uma alternativa para encorpar a equipe celeste e que Joel Santana realmente deveria apostar mais nos garotos.

Além dos jogadores citados por você, há o Gabriel Araújo, lateral esquerdo de potencial, e o atacante Thiaguinho, emprestado ao Goiás e que é craque.

Ah, e o goleiro da seleção Sub-20 é o Gabriel, não o Rafael.

Abraço

Alyson Soares disse...

Meu caro André, concordo com sua colocação. Só explicando o porque de não colocar esses dois nomes: com relação ao Gabriel Araújo, não me lembro dele ter aparecido em alguma relação de banco, e eu só coloquei jogadores que ao menos já ficaram como opção de jogo. Já o Thiaguinho, você mesmo já respondeu, hoje ele está emprestado, então não está no elenco celeste.

alyson disse...

Desculpe,

Mas a idéia continua a mesma