quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

DE OLHO NA BASE

Um dos ingredientes da receita de sucesso do Cruzeiro em 2013 para conquistar o tricampeonato brasileiro foi o aproveitamento de jogadores oriundos das categorias de base. Do elenco campeão, oito atletas surgiram no clube estrelado, sendo que metade deles passaram a integrar o elenco profissional apenas neste ano. A comissão técnica já disse que pretende repetir a fórmula de sucesso e observará novos valores.

Durante a temporada o time celeste revelou ao menos três jovens talentos para o futebol brasileiro. O atacante Vinícius Araújo, o lateral-direito Mayke e o meia Alisson, que até o ano passado estavam nas categorias de base e foram campeões brasileiros Sub-20. Daquela equipe ainda saiu o jovem zagueiro Wallace, que foi pouco utilizado, mas fez parte do grupo.

Outros atletas da base que estavam no elenco passaram a ter mais oportunidades, como Lucas Silva (foto), que se firmou no time titular do Cruzeiro. O meia-atacante Elber sofreu com problemas de contusão ao longo da campanha, mas também foi bem aproveitado quando estava com boas condições físicas. O grupo ainda conta com os goleiros Igor e Rafael surgidos no clube.

O técnico valorizou a importância desse trabalho para o time celeste, que há anos não contava com tantos atletas formados em casa. "Havia uma cobrança no Cruzeiro em relação a isso e combinou muito com a minha forma de trabalhar, acho que utilizar jogador jovem é bom porque tem afinidade com a camisa, com a torcida, ele não entra em campo apenas por uma relação comercial. Entra com muito desejo de jogar. Agora precisa ter bons jogadores e felizmente encontramos vários", afirmou.

Por isso, o comandante estrelado já disse que a comissão técnica  acompanhará alguns jovens valores durante esse período de férias nos torneios de base. "Meu auxiliar técnico vai ver os jogos do Brasileiro (Sub-20) e da Taça São Paulo para observar. Vamos mesclar jogadores jovens com experientes, que essa mescla dá certo e é bom para o clube também, pela valorização", ressaltou.

No momento, o time celeste está disputando o Brasileirão Sub-20 e venceu o Criciúma, por 2 a 0, com gols de Bruno Edgar e Hugo Sanches, na quarta-feira. O volante é uma das apostas do pessoal que trabalha nas divisões de base para ganhar uma chance no profissional. A expectativa é tão boa, que o jovem jogador carrega até o apelido de Bruno Ramires, em alusão ao volante que teve uma passagem de sucesso no Cruzeiro recentemente.

O coordenador das divisões de base do clube, o ex-goleiro Raul Plassmann, elogiou Bruno e outros dois atletas, o também volante Eurico e o atacante Lynneeker, que já tem nome de craque. "O Eurico é um jogador que pode ser aproveitado em cima, mas tem muitos ali na posição dele, o próprio Lucas Silva. Você tem o Lynneeker também, que é um jogador importante, rápido. Também tem o Bruno que é outro que pode subir", comentou.

Raul Plassmann exaltou o trabalho da base do Cruzeiro que gerou muitos frutos em 2013 e vê como um investimento bem feito. "Isso é um alerta, um grito que diz que a base não tem nenhum custo, tem investimento. Você não pode ver a base como uma coisa que onera, ela é para produzir esses jogadores que hoje estão jogando e até com possibilidade de dar retorno para o clube com uma possível venda. É um sucesso, mostra que vale a pena trabalhar na base", destacou.

No cargo de coordenador das categorias de base do Cruzeiro há quase três anos, o ex-goleiro celeste atribui o aproveitamento dos jovens jogadores ao técnico Marcelo Oliveira. "Passa muito por ele, que diz que recebe ou não. Ele abriu as portas do Cruzeiro quando falou: 'Raul estou de braços abertos'. 

Perguntou quem eu achava e eu falei 'prefiro que você veja'. Ele abriu as portas e agora vai observar outros atletas", elogiou Raul, que é o goleiro que mais vezes vestiu a camisa celeste, com 557 partidas.
O gerente de futebol cruzeirense, Valdir Barbosa, também enalteceu o trabalho do técnico e acredita ser possível promover novos atletas em 2014. "Ele não falou nada conosco ainda, mas é o estilo próprio do Marcelo. Ele gosta de trabalhar com garotos e vai observar alguns", disse o dirigente.

FONTE: UOL

2 comentários:

Anônimo disse...

Não se pode esquecer que em 2014,queremos ver principalmente Bruno Lamas e o jean Chera,ao menos treinando entre os profissinais.Estes,por motivos não conhecidos,são os melhores da base,e seuqer,foram citados.

Anônimo disse...

Ce tá maluco? Respeita o moço!