sexta-feira, 30 de março de 2012

ATLETICANOS NOS RIGORES DA LEI!

Sete integrantes da Galoucura, maior torcida organizada do Atlético-MG, vão a júri popular, por determinação da Justiça mineira, acusados de participação na morte de Otávio Fernandes, de 19 anos, torcedor do Cruzeiro, durante briga entre atleticanos e cruzeirenses na noite do dia 27 de novembro de 2010.

Cinco desses integrantes responderão por homicídio qualificado, tentativa de homicídio e formação de quadrilha. Entre os denunciados estão o presidente e o vice-presidente da Galoucura, Roberto Augusto Pereira, o Bocão, e Willian Tomaz Palumbo, o Ferrugem, respectivamente. Outros dois membros da facção organizada são acusados de homicídio qualificado e formação de quadrilha.

Dos 12 torcedores atleticanos denunciados pelo Ministério Público e que tiveram a prisão decretada no ano passado, cinco responderão somente pelo crime de formação de quadrilha. A prisão deles foi revogada pela Justiça.

Segundo o promotor de justiça Francisco Santiago, responsável pelo caso, o 2º Tribunal do Júri de Belo Horizonte acatou denúncia do Ministério Publico ao anunciar nessa quarta feira a “decisão de pronúncia”.

“Uma decisão de pronúncia é aquela que encaminha o acusado para o julgamento popular. Eu entendo que é um pontapé inicial, é um tiro de meta, para que possa ter e dar tranquilidade necessária para alguém que venha a campo de futebol somente para ver o espetáculo”, disse Francisco Santiago, em entrevista a Rádio Itatiaia.

“Essa marcação de brigas, essa falta de inteligência entre os seres humanos, um é Atlético, outro é Cruzeiro, e portanto um tem de bater no outro. Então teremos de ter rigor e isso vou trazer ao julgamento”, acrescentou o promotor, que espera punição pesado aos acusados.

“Tudo caminha conforme se espera. Se se cometeu o crime, há de se ter uma punição enérgica, severa, para que a sociedade possa ter um alento para a diminuição da violência, não só nos estádios, como também no nosso dia a dia”, afirmou Francisco Santiago.

O confronto que resultou na morte de Otávio Fernandes e que deixou outros dois torcedores cruzeirenses feridos ocorreu durante evento de vale-tudo, o 3º MMA Fight Brasil, na casa de shows Chevrolet Hall, na Zona Sul de Belo Horizonte.

A morte de Otávio Fernandes foi a nona ocorrida em conflitos de torcedores em Minas Gerais desde 2004. Um ônibus de torcedores cruzeirenses chegou ao Chevrolet Hall para acompanhar o evento enquanto atleticanos entravam na casa de shows.

Atletas representantes das duas torcidas competiam na disputa de vale-tudo, em que combatiam lutadores mineiros e paulistas. Em minoria, os torcedores do Cruzeiro foram encurralados, e Otávio Fernandes foi atacado covardemente com golpes de barras de ferro e madeira, principalmente na cabeça, quando estava caído no chão, e não resistiu aos ferimentos.

Nenhum comentário: