terça-feira, 11 de novembro de 2014

MORENO FALA EM PERMANÊNCIA

Há um ano e meio, Marcelo Moreno vivia tempos de esquecimento. Não era usado no Grêmio – afastado do elenco após desentendimento com o técnico Vanderlei Luxemburgo. Sequer treinava com os colegas. O jeito foi rumar para outro clube. Pintou o Flamengo. Titular logo depois da chegada, começou a ceder espaço para Hernane quando se ausentou por lesões e convocações. Virou reserva. Novamente, experimentou o ocaso. E aí voltou para casa. Uma casa de onde não pretende sair.

Marcelo Moreno pertence ao Grêmio. Tem contrato com o Cruzeiro até o fim do ano. E não pensa em arredar pé. Espera seguir no clube onde busca os títulos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. E onde veste uma camisa, garante, da qual é torcedor.

- Eu falo sempre que torço pelo Cruzeiro. Todo mundo sabe disso. Isso é importante, contagia, e todo torcedor do Cruzeiro sabe – diz o atacante.

Ser torcedor do Cruzeiro remete à identificação de Moreno com o clube. É a segunda passagem dele pela Toca da Raposa, e a segunda positiva – experiências tão discrepantes quando comparadas com aquilo que ele vivenciou em Grêmio e Flamengo. Em 2008, um ano depois de chegar ao clube, ele ganhou o Campeonato Mineiro e foi o artilheiro da Libertadores pelo Cruzeiro. No mesmo ano, foi negociado com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

A passagem dele pela Toca ficou marcada na memória da torcida celeste. Ao retornar a Belo Horizonte no começo deste ano, Moreno encontrou respaldo. E acredita que isso foi absolutamente fundamental em sua recuperação.

- Quando o torcedor te dá confiança, muda muita coisa. Sempre falei: agradeço ao torcedor cruzeirense, porque, quando cheguei, precisava dessa confiança para recuperar meu futebol. Eles me abraçaram. Eles me apoiaram o tempo todo, mesmo quando eu não estava no nível físico que eu queria. Hoje, eles estão vendo meu trabalho, meu esforço. Agradeço a eles, porque é por eles que vivo um momento assim, é por meus companheiros, que me apoiaram bastante, que sempre me deram força, independentemente do momento que eu vivia no clube ou de como eu estava quando cheguei aqui. Sou muito agradecido ao Cruzeiro. O maior presente que posso dar é deixar tudo em campo.

Marcelo Moreno é o goleador do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro, com 14 gols, um a menos que Henrique, do Palmeiras, líder geral da disputa. Também é o artilheiro do time na Copa do Brasil, junto com Willian, com quatro. O rendimento é compatível com o conforto do atleta no clube. Não por acaso, ele quer seguir na Raposa.

- Eu me sinto em casa, me sinto bem. A torcida faz com que eu me sinta bem. Assim as coisas possam acontecer do jeito que eu quero. Espero renovar. Sei que existe interesse do Cruzeiro. Espero conquistar o título, que é o mais importante.

Gols, marcas e vida em campo

Moreno vive novo momento de afluência de gols. Foi a campo no segundo tempo do jogo contra o Criciúma, quando o Cruzeiro perdia por 1 a 0, e incendiou a partida. Foi dele o gol do empate – caminho para a virada para 3 a 1. Antes, marcara no empate por 3 a 3 com o Santos, pelas semifinais da Copa do Brasil, quando encerrou um jejum de sete jogos sem marcar – sua maior seca na temporada. 

Ele garante que ficar distante das redes não chegou a incomodá-lo. E brinca: se fizesse gols sempre, estaria na Europa.

- Se eu fizer gol em todo jogo, acho que não fico no Cruzeiro.

O gol marcado contra o Criciúma tornou Moreno o maior goleador estrangeiro da história do Cruzeiro. Agora, ele busca feitos maiores: os títulos da Copa do Brasil e do Brasileirão.

- Se conseguir os títulos que a gente está tentando, sendo o maior artilheiro estrangeiro, com certeza será uma passagem significativa para mim. Vai ficar na história para sempre.

Ter ficado no banco contra o Criciúma mostra que a comissão técnica está preocupada com a condição física do jogador. No sábado, ele sequer treinou com bola. Ficou na academia. Mas garante pronto para as finais da Copa do Brasil – e para dar a vida em campo.

- Estou 100% pronto para deixar tudo em campo. É uma final, um jogo para ficar marcado para sempre. Se tiver que deixar a vida, vamos deixar. É importante para a gente e para o torcedor cruzeirense.

Cruzeiro e Atlético-MG começam a decidir a Copa do Brasil nesta quarta-feira, às 22h, no Independência. O duelo da volta será no dia 26, no Mineirão. 

Nenhum comentário: