quarta-feira, 26 de novembro de 2014

FUTEBOL É UMA CIÊNCIA NÃO EXATA, QUERIDOS RIVAIS

POR: PROFESSOR CELESTINO

Assim como deve ser, intitulo este texto com a cordialidade que o clássico emana. Diferentemente dos gritos de guerra e das atrocidades que muitos vândalos e apologistas do crime bradam, trato nossos rivais com respeito. Não por ser final. Não por precisarmos vencer. Mas para todos refletirem que futebol é, sim, uma paixão, mas não deve extrapolar a área do esporte. Afinal, esporte e violência não combinam.

Mas falemos do jogão de hoje, chamado por aí de "clássico dos clássicos". Realmente. Esperamos 93 anos para esse dia chegar. E ele chegou. E por isso, para marcar esse dia é que o cruzeirense, do cético ao fanático, no fundo (ou nem tão no fundo assim), crê na possibilidade da virada.

Eu creio, acredito, sem emanar o cântico quase tântrico dos nossos rivais. Esse mantra cantado por eles nao me contagia. Mas o time sim. O futebol, felizmente, não é uma ciência exata. E é por isso que desperta essa curiosidade, essa paixão nas pessoas. Se fosse exata, aliás, não teria problemas em dizer que seríamos campeões. Mas o destino quis que não jogássemos bem a primeira partida e a decisão ficou para o Mineirão.

A tarefa não é fácil. É elogiável como Levir Culpi mudou esse time, que de apático passou a ser competitivo. Enfatizo que tecnicamente não é um time que encha os olhos. Mas é chato em campo e tentam compensar isso com vontade.

E essa vontade, aliás, muito mais que essa vontade é que temos que ter também. Não vai bastar nossa técnica, que é, sim, superior. Vamos precisar de mais, muito mais. Mas não é pedir demais do melhor time do Brasil, do líder, do campeão brasileiro. Peço somente aquilo que sei que é capaz.

Cruzeiro, vá lá dentro, jogue, vença, ganhe, seja campeão!

Isso o Cruzeiro consegue. Basta querer, acreditar, fazer por onde e mostrar para todos.

No Mineirão, quem manda é, foi e sempre será o Cruzeiro.

E o jogo de hoje tem tudo para provar, por A mais B, por C mais D, sem ser uma ciência exata, que isso é a mais pura verdade.

4 comentários:

Observandotudo disse...

EM 1966 ENFIAMOS GUELA ABAIXO DO SANTOS DE PELE E COMPANHIA 6 X 2 NO MINEIRÃO PELA TAÇA DO BRASIL QUE DEPOIS FOI SANCIONADA COMO CAMPEONATO BRASILEIRO, COM 5 X 0 NO PRIMEIRO TEMPO, A IMPRENSA DO BRASIL INTEIRO DISSE QUE FOI UM ACIDENTE KKKKKK FOMOS A SÃO PAULO E ENFIAMOS 3 X 2 DEBAIXO DE CHUVA;TOMARA QUE CHOVA HOJE, ME RELEMBRA COMO DERRUBAMOS O FAMOSO SANTOS DE PELÉ E CONQUISTAMOS A PRIMIRA ESTRELA DO CAMPEONATO BRASILEIRO. QUEM TEM MEDO DE UMAS GALINHAS GRIPADS? SOMOS VACINADOS OOOOOO CRUZZEIROOOOOOOOO.

jose newton starling moreira disse...

TECNICO BURRO, CAVALO, MULA. VOCE NÃO ENXERGA ESTE PERNA DE PAU DO MARCELO MORENO QUE SO SERVE PARA ENTREGAR A BOLA PARA OS ADVERSARIOS? ESTE MERDA NEM SEQUER SABE DRIBLAR.

jose newton starling moreira disse...

TECNICO BURRO, CAVALO, MULA. VOCE NÃO ENXERGA ESTE PERNA DE PAU DO MARCELO MORENO QUE SO SERVE PARA ENTREGAR A BOLA PARA OS ADVERSARIOS? ESTE MERDA NEM SEQUER SABE DRIBLAR. MANDEM EMBORA MARCELO OLIVEIRA, CEARA, AVENIDA EGIDIO MARCELO MORENO E MARQUINHOS.

Marcelo cr disse...

O MORENO, PARA ELE VIRAR UM ASNO, ELE PRECISA MELHORAR MUITO, MAS MUITO MESMO. TIRANDO AQUELE LIXO DO WELINTON PAULISTA, ESSE NÃO DOMINA UMA BOLA, NÃO FAZ UMA JOGADA, NÃO FAZ NADA. E O PIOR QUE É PERIGOSO ESSA BOSTA FICAR AE ANO QUE VEM. O CRU TERÁ QUE REFORMULAR, MAS ESSE MORENO TEM Q PUXAR A FILA, SOME ASNO.