sexta-feira, 24 de junho de 2011

CLIPPING: SUPERESPORTES

EM BUSCA DO MESMO OBJETIVO

Além de voltar a vencer, Cruzeiro e Coritiba tentarão acabar, neste sábado, em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, com a má fase de seus ataques. A média de gols dos paranaenses caiu quase pela metade na competição em relação ao seu início de ano, enquanto, no clube mineiro, ela foi reduzida em mais de três vezes em comparação ao desempenho entre janeiro e maio.

Até o início do Brasileirão, o Cruzeiro tinha 70 gols em 24 jogos, com média de 2,91. No período de invencibilidade, que durou entre fevereiro e maio, o time fez mais de três gols por partida. Passadas cinco rodadas da competição nacional, a média despencou para 0,8. Apenas quatro gols foram marcados no período.

O desempenho recente jogou a média do ano para baixo: 2,55. Em 29 partidas disputadas, o Cruzeiro balançou as redes 74 vezes.

O curioso é que o Cruzeiro é o segundo clube em número de finalizações no Campeonato Brasileiro. Foram 89. Com quatro gols, o aproveitamento é de 4,49%. O rival Atlético foi o que mais arriscou, com 110 conclusões a gol.

Esses números comprovam a tese do técnico demissionário Cuca, de que o Cruzeiro cria muito, mas está sendo infeliz diante das metas.

A responsabilidade de mudar esse retrospecto no Brasileiro caberá principalmente aos atacantes Wallyson, confirmado como artilheiro da Copa Libertadores de 2011, com sete gols, e Anselmo Ramon.

Anselmo, autor de dois dos quatro gols do Cruzeiro no Brasileiro, completou 23 anos na quarta-feira e quer de presente a primeira vitória no Brasileiro. Treino não faltou na Toca para colocar a bola na rede. “Precisamos muito dessa vitória e estamos nos dedicando ao máximo, porque ela vai ser muito importante. O Coritiba é time de qualidade, não foi à toa que chegou na final da Copa do Brasil. Temos que ter cuidado, não podemos vacilar, em um detalhe eles podem decidir o jogo. Nossa equipe também tem qualidade e pode decidir o jogo em poucas jogadas. Vamos em busca disso”.

Problema igual no Coxa
Marcelo Elias/Agencia de Noticias Gazeta do Povo
Marcos Aurélio voltará ao ataque do Coritiba neste sábado para tentar acabar com a má fase

A qualidade ofensiva do Coritiba é indiscutível. Só que a queda de produção é parecida à do Cruzeiro. O time dirigido pelo mineiro Marcelo Oliveira finalizou 83 vezes no Brasileirão e marcou apenas oito gols. O aproveitamento é de 9,63%.

A média de gols na competição nacional é de 1,6 por jogo. Antes de o Brasileiro começar, ela era de 2,5, reflexo de 85 gols em 34 apresentações.

Hoje, o Coxa tem 93 gols marcados em 39 partidas, com média geral do ano de 2,38.

O discurso de Marcelo Oliveira é parecido ao de Cuca, que acaba de ser substituído no comando cruzeirense por Joel Santana. “Não é ansiedade. Se pontualmente a bola não está entrando, vamos trabalhar um pouco mais, gerar um pouco mais de confiança".

O zagueiro Émerson culpa também os adversários. “Nossos atacantes estão até chutando bem, mas os goleiros estão fazendo milagres. Temos de sempre um confiar no outro que, com certeza, a bola vai entrar”, disse o defensor, autor de seis gols este ano.

O reforço para o ataque do Coxa na partida deste sábado, às 21h, na Arena, contra o Cruzeiro, será o atacante Marcos Aurélio, recuperado de contusão. Ele tem 11 gols em 23 jogos realizados. (UAI)

O ataque do Cruzeiro no ano:

74 gols em 29 jogos: 2,55 de média

Antes do Brasileiro: 70 gols em 24 jogos, 2,91 de média

No Brasileiro: 4 gols em 5 jogos: média de 0,8

Número de finalizações no Brasileiro: 89

Aproveitamento das finalizações: 4,49%

O ataque do Coritiba no ano:

93 gols em 39 jogos: 2,38 de média

Antes do Brasileiro: 85 gols em 34 jogos, média de 2,5

No Brasileiro, 8 gols em 5 jogos: média de 1,6

Número de finalizações no Brasileiro: 83

Aproveitamento das finalizações: 9,63%

Nenhum comentário: