domingo, 28 de outubro de 2012

ANTES MESMO DO ANO ACABAR, JÁ VALE A REFLEXÃO PARA 2013

No entanto, querem terminar o ano melhor que em 2011, com menor pressão por mudanças bruscas

POR: JOÃO VITOR VIANA

Um ano que começou errado com a renovação do contrato do técnico Vagner Mancini e com a reformulação do grupo focando jogadores sem a menor expressão: assim foi o 2012 do Cruzeiro. O clube teve que se adequar à diversas realidades, chegou até mesmo a ficar na ponta da tabela, mas algo que durou pouco: apenas uma rodada.

E por causa das mudanças durante o ano, o Cruzeiro encerrará a temporada oscilando bastante. Para Leo, por exemplo, uma conversa entre jogadores e comissão técnica deve ocorrer. “Essa oscilação que vem acontecendo nos jogos é um caso de ser conversado e bem discutido, porque não pode acontecer. Temos este desequilíbrio no campeonato, com um erro ou outro que fazem a diferença. Tem ainda a fase, que a gente pressiona e não consegue fazer o gol”, lamentou. Para os jogos restantes do Nacional, Léo quer o time cruzeirense mais atento para evitar novos erros e derrotas. “Temos que ter atenção redobrada. E policiamento, para que a gente não dê margem para acontecer o erro. Temos que estar 110% ligados no jogo inteiro, para que a gente possa passar por essa fase ruim e voltar a vencer as partidas”, receitou Léo.

Mas seria muito bom se somente isso fizesse o Cruzeiro mudar da água para o vinho. E como estamos longe de nos transformarmos em vinho!

Em análise mais coerente, Montillo admite que montar equipe durante o ano é complicado e isso afeta o desempenho do time. “O ano do Cruzeiro com certeza não foi o melhor. A gente quando começou queria ser campeão e sempre trabalha para isso. Como acabamos no ano passado fazendo um time no meio da temporada, este ano chegaram sete a oito jogadores e isso é muito difícil. É complicado montar um time no meio do torneio. Com certeza não fizemos as coisas bem, ficamos sete jogos sem ganhar e por isso a gente tem 43 pontos no Brasileiro. É difícil traçar um time novo no meio do torneio”, afirmou em entrevista à Rádio Itatiaia. Montillo ainda afirmou que espera que o Cruzeiro busque algo nesse final de temporada. “Para mim tive bons e ruins jogos como qualquer jogador, mas com certeza penso no melhor. Daqui para frente, com certeza, teremos um ano melhor e tomara que o Cruzeiro o termine com algum objetivo. Tomara que possamos marcar todos os pontos possíveis para deixar o clube o mais a frente possível na tabela. O G-4 ficou muito longe e a gente tem que saber até onde pode chegar. Tomara que nos classificamos para a Copa Sul-Americana, um torneio internacional. Se comparado ao sufoco que passamos no ano passado não seria tão ruim para a gente”, concluiu. 

Diante de Palmeiras e Ponte Preta foi nítida a apatia do Cruzeiro. Jogadores correndo pouco ou tendo que buscar o resultado depois, o que não aconteceu. Ao contrário do que disse o goleiro Fábio (que o time não esteve apático), o Cruzeiro mostrou como não se jogar futebol e ratificou uma das máximas do futebol de que "quando um time entra para empatar, acaba perdendo o jogo". Esperemos que o Cruzeiro honre sua camisa nos últimos cinco jogos. Para o bem de alguns jogadores e para diminuir a vergonha de estar torcendo, mais uma vez, para o time não cair.

Nenhum comentário: