sexta-feira, 22 de agosto de 2014

NA SORTE, NA RAÇA E NA COMPETÊNCIA

Cruzeiro bate o Grêmio, mantém tabu e abre cinco pontos para o segundo colocado novamente

POR: JOÃO VITOR VIANA

O Grêmio, de Felipão, veio a Belo Horizonte disposto a complicar as coisas para o Cruzeiro. Quando precisou "cozinhar" o jogo o fez, assim como também criou chances de abrir o marcador. Em noite inspirada, Fábio impediu que isso acontecesse. Por fim, na base do abafa, a vitória veio, em jogada de Dedé, que cruzou na cabeça de Dagoberto, que testou no ângulo de Marcelo Grohe, que nada pôde fazer. O Cruzeiro chega aos 36 pontos, cinco a mais que Internacional e Corinthians. Com um aproveitamento de 75%, o Cruzeiro mostrou, mais uma vez, porque é seríssimo candidato ao título.

Quem esperava por um jogo de defesa contra ataque, foi surpreendido com uma partida aberta e com chances para as duas equipes. O Cruzeiro chegou primeiro, com Julio Baptista e Everton Ribeiro, mas também foi contra-golpeado pelo Grêmio. Luan teve várias oportunidades claras de gol, mas parou em Fábio, que fez, ao menos, três importantes defesas.

O Grêmio encontrava espaços, principalmente do lado esquerdo da defesa do Cruzeiro e chegava com muito perigo. Contudo, com o passar do tempo e com as alterações promovidas por Marcelo Oliveira, essa tendência foi se invertendo e o Cruzeiro passou a dar as cartas da partida. No contra-ataque, o Grêmio continuava assustando. 

No fim, já aos 41min, Dagoberto, um dos preferidos da torcida, desequilibrou. Dedé roubou uma bola na defesa celeste, arrancou e cruzou. Dagol, sozinho, cabeceou, sem chances para Grohe. Dedé, aliás, mostrou grande futebol, principalmente fazendo a cobertura de Leo, que vacilou em alguns momentos. No lance do gol, Dedé ganhou a bola na raça e arrancou como um verdadeiro líbero. Sob os olhares de Felipão, mostrou que podia estar na Copa no lugar de Henrique, protegido do treinador gremista.

A partida continuou em aberto. Tensos, os jogadores dos dois lados buscavam mais um e o clima chegou a esquentar várias vezes em campo. Mas o placar não mudou e o Cruzeiro voltou a vencer. Foi a 11ª vitória celeste nesse campeonato. O tabu de 16 anos do Grêmio sem ganhar do Cruzeiro no Mineirão permanece.

Um comentário:

RUTILHO disse...

Aqui dentro não perdemos. Como citei antes, com a força da torcida o jogador se empenha, se supera. Os 6 pontos vieram e a diferença foi retomada. Jogo de pegada, vários cartões amarelos mas não houve expulsão. Isso mostra a maturidade dos jogadores e como estão preparados para seguir na ponta.