terça-feira, 23 de março de 2010

Cruzeiro x Venezuelanos: larga vantagem

Fonte: Superesportes

No jogo desta quarta-feira, às 21h50, contra o Deportivo Itália, o Cruzeiro defenderá um tabu de jamais ter sequer empatado contra clubes da Venezuela no Mineirão, em Belo Horizonte.
Em cinco jogos, todos válidos pela Copa Libertadores, o Cruzeiro tem 100% de aproveitamento. Em sua primeira e única partida no Mineirão, na edição de 1967, o Deportivo Itália foi goleado pelos mineiros por 4 a 0. Natal (2), Piazza e Evaldo marcaram os gols.

O Cruzeiro ainda teve êxito contra Deportivo Galícia (1967), Portuguesa (1977) e Caracas (2004 e 2008). Dentro do Mineirão, o clube celeste marcou 15 gols e sofreu apenas três.
A invencibilidade na Copa Libertadores contra os venezuelanos também se estende aos jogos como visitante. A diferença é que, longe do Mineirão, o aproveitamento é de 77,77%, com quatro vitórias e dois empates. O Cruzeiro fez 14 gols fora e sofreu cinco.

Desde 1967, quando houve o primeiro duelo, o futebol venezuelano evoluiu muito. Hoje, o Caracas é o clube mais forte do país. O Deportivo Itália manteve a base campeã do Torneio Apertura de 2008 e teve como melhor resultado nesta Libertadores o empate por 2 a 2 com o Cruzeiro, pelo turno.

O Deportivo Itália ainda perdeu por 1 a 0 para o Colo Colo, em Santiago, e para o Vélez Sársfield, em Caracas. No Torneio Clausura, o time tem 16 pontos e é o quarto, atrás de Caracas (18), Zamora (18) e Esppor (17).

Opinião do BLOG
Tomara que esse tabu não seja batido. Afinal, o jogo de amanhã será decisivo para o Cruzeiro. Uma vitória deixa o time mineiro com sete pontos, mesmo número do Velez, que enfrenta, posteriormente, o Colo-Colo. Além disso, os matemáticos dizem que com 10 pontos é possível classificar, que é o número-chave. Caso isso realmente aconteça, basta o Cruzeiro bater os venezuelanos e o Velez, sem seguida, que poderá ir para Santiago tranquilo, pensando na próxima fase. Mas que se faça o dever de casa!

Nenhum comentário: