quarta-feira, 3 de março de 2010

Um planejamento para dar certo


Adilson Batista tenta conciliar tempo, carga e descanso para que os jogadores não sintam, no início do ano, um desgaste que pode prejudicar um planejamento

Por: João Vitor Viana


Hoje, às 21h45, no Mineirão, contra o Uberaba, o time será o titular. Já contra o Tupi, domingo, em Juiz de Fora, será mesclado. Até com terceiro goleiro o Cruzeiro pode aparecer, uma vez que desgastar o goleiro reserva pode não ser algo bom. Caso necessite de Rafael, quinta-feira, na Venezuela, ele terá dormido e descansado pouco, caso jogue. Mas tudo isso é planejamento traçado no início da temporada.

Ciente que o clube fará dezenas de jogos, muitos destes com pouco intervalo de tempo, Adilson segue um plano traçado. Tudo é feito de forma minuciosa. Ano passado, com uma estratégia parecida, o clube conseguiu chegar à final da Copa Libertadores, perdendo o título em casa, quando muitos já consideravam a Raposa campeã.

Como nem tudo foi glória, aliás, é essa glória que Adilson persegue no Cruzeiro - ganhar um título importante -, o time vai seguindo a sua estratégia. Depois de jogar contra o Tupi, domingo, os jogadores voltam para Belo Horizonte e, antes das 5h da manhã, já embarcam para a Venezuela. Antes ainda fazem escala no Panamá. Serão horas de viagem. Será um desgaste muito grande. Porém, está tudo dentro do planejado. E, para que esse planejamento não saia do lugar, o treinador comanda a equipe, muitas vezes de portas fechadas à imprensa. Nada de esconder o time. Talvez, na visão dele, para evitar um assédio maior e permitir uma concentração maior naquilo que é pedido.

O Cruzeiro, de Adilson Batista, a partir de hoje, segue para uma mini-maratona. Joga hoje, domingo, segue uma viagem desgastante para a Venezuela, joga na quinta e, depois, no fim de semana novamente. Serão quatro jogos, mesmo que somente um deles decisivo. E é justamente nesse jogo que o treinador e os jogadores estão concentrados. Porém, antes dele há um compromisso hoje, quando o Cruzeiro poderá chegar à liderança do Campeonato Mineiro. Melhor que um planejamento bem traçado, são os resultados que dele acontecem.

Nenhum comentário: