terça-feira, 28 de julho de 2015

FORMAÇÃO QUE DEVE SE ADEQUAR AO MOMENTO: 4-3-2-1

POR: PROFESSOR CELESTINO

Longe de mim querer ser treinador de futebol. Não tenho idade nem saúde para isso. Mas gosto de dar meus pitacos, até pelo fato de ter visto o Cruzeiro, tanto no auge como próximo da degola nessas décadas que acompanho futebol.

Não sou adepto de um futebol retrancado, mas pelo que vejo, é quase uma necessidade, hoje, do Cruzeiro. Nosso time não ganha a maior parte das disputas no meio, erra passe em demasia e acaba sendo um forte aliado do ataque adversário. No meu modo de ver, hoje, o Cruzeiro deveria jogar mais fechado. E não falo só quando joga fora de casa. Falo quando joga no Mineirão também. Aliás, em casa esse ano estamos bem abaixo do normal. O local que sempre foi o diferencial do time, acabou sendo um terreiro para festa adversária. Péssimo isso. Talvez porque o elenco se sentia autosuficiente, capaz de ganhar a qualquer hora. E não é por aí. Aquela frase de que "não há mais bobo no futebol" é a mais pura verdade. E quem acha o contrário, bobo é.

Outra observação que faço é quanto ao aproveitamento de Damião e Willian. São bons jogadores, têm talento. Mas hoje, hoje, não devem ser opções nem no banco. A fase é ruim. Vale a pena preservá-los para, mais tarde aproveitá-los. Hoje, insistindo com eles como o Luxemburgo está fazendo, é quase queimar os jogadores. A frase no clube atualmente deve ser:ajuda quem não atrapalha.

Dessa forma, minha formação, dentro e fora de casa, teria três volantes. Willians e Eurico mais atrás fazendo a cobertura dos laterais; Henrique um pouco mais à frente, com a missão de ser um jogador mais ofensivo que defensivo, principalmente arriscando de fora da área; dois pontas abertos - De Arrascaeta pela direita e Alisson pela esquerda - , e Vinícius mais centralizado, mas caindo pelas pontas com Arracaeta ou Alisson chegando como atacantes surpresas às vezes.

Gabriel Xavier e Marinho, para mim, são ótimas opções para o segundo tempo. Já Marcos Vinícius deve ser mais lapidado para que possa entrar no time e não sair mais. Hoje acho cedo para dar a "10" para ele. Uma outra coisa que o Luxemburgo poderia começar a ver é o aproveitamento de Henrique nas cobranças de falta de longa distância. Ninguém fez isso até hoje no Cruzeiro. E a gente sabe que ele sabe bater na bola. Acredito que a gente tem uma boa arma em casa e que não é aproveitada. Em tempos de vacas magras, não podemos desperdiçar leite! 

Confio no Cruzeiro. Confio no treinador. Mas as coisas tem que começar a acontecer. Ao menos uma mudança de postura. E,claro, aproveitando o melhor de cada jogador e torcendo para que alcancemos logo a meta dos 45 pontos, para nos prepararmos, de forma profissional, para 2016. Esse ano fizemos tudo de forma amadora.


27 comentários:

Unknown disse...

Eu já penso o contrário. Eu encheria o time de meia atacante, deixando os dois volantes. Marcos Vinícius e Arrascaeta no meio, Alisson na direita e MARINHO na esquerda. O nosso sistema defensivo, pelos números, é um dos melhores no campeonato. O que está faltando é o ataque.

Unknown disse...

Hoje o Cruzeiro tem elenco de time medio pra pequeno e deveria jogar como tal retrancado jogando por uma bola,o pecado desse time do Luxa e que ele quer jogar de igual ou melhor que os outros times com esse elenco por agora é jogar por uma bola.Corinthians um dos melhores time do camp. joga assim e sao lideres.

Shisui disse...

Corinthians não é líder e sim vice líder, e time que joga sem volante quer tomar goleada de 4 gols para mais. O Cruzeiro precisa é de mais um para ajudar a armar o time e não de menos um, o problema não é apenas chegar ao ataque e sim chegar ao ataque com qualidade, distribuindo bem a bola, coisa que so conseguiremos quando contratarem um volante que tenha mais qualidade na saida de bola e que as vezes ajude o meia armador a armar o time, e no caso do meia armador esse tmb terá de ser contratado, 2 reforços um meia armador e um volante com mais qualidade ja resolveria ou ajudaria d+ o Cruzeiro. Até pq atacante ja temos um no minimo de bom a razoável que é o Vinicius Araujo, e mesmo nao estando 100% para mim ja é melhor que Joel e Damião.

Unknown disse...

Galera vcs nao acham que JB pode se encaixa nesse time nao? Penso que pela experiência que ele tem pode ate ser aquele segundo volante para melhorar a saida de bola.
O que vocês acham?

Shisui disse...

Acho que JB pode ser o armador, volante não pq ele não é aquele kra novinho que aguentava marcar, ele ja esta pesadão não aguenta correr tanto como antes, ele como armador seria uma boa bom ficaria mais para distribuir o jogo para os meias atacantes e atacantes, e se possível ajudar na marcação(logico ele teria de ajudar marcar, mas nao teria que ser tanto quanto um volante). E tem outra ele como meia armador poderia aproveitar uma habilidade que ele tem que é o seu bom chute de fora da area, mas de qualquer forma tanto como armador ou como volantes Julio Baptista é uma aposta, nao é nd certo que se encaixará(msm eu acreditando que nesse atual estado ele jogaria muito bem como armador do Cruzeiro). O negocio é ir na serie B msm e trazer um bom volante com boa saida de bola e um meia armador, poderiam tentar novamente Bruno Paulista e trazer Ricardinho do Ceará, dai quem da certo fica no jogo, quem nao da certo come banco, simples assim. E com essas 2 contratações creio que o time subiria muito de produção, so acho que contratar Bruno Paulista será um pouco complicado, mas não custa tenta novamente.

Unknown disse...

"A melhor defesa é o ataque". As frangas estão jogando com apenas um volante e olhem onde elas estão. Se o Cruzeiro tiver com jogadores habilidosos na frente, como Arrascaeta, Marcos Vinicius, Alisson e Marinho, duvido um time fazer pressão no Cruzeiro sem se preocupar com a defesa.

Unknown disse...

Julio Baptista é lento, não domina bola direito. Acho difícil ele ser titular.

Unknown disse...

O problema do nosso ataque e que sao jogadores rapidos e por isso nao conseguem manter a bola no ataque, o ataque das frangas mantem a bola mais no ataque ele conseguem cadênciar muito o jogo na area de ataque, precisamos de mais jogadores que ajude a segura a bola mais no ataque.
Sobre o esses jogadores da segunda divisão nao conheço muito mais vpu proucurar saber mais, eles tem experiência para jogar bem numa equipe que aparentemente tem muitas coisas erradas taticamente?

Shisui disse...

Weberson, o Ricardinho é um meia-armador ja experiente, acho que chegaria pronto para jogar, logico nao é nenhum Motillo, mas ja ajudaria d+ e ele antes jogava como volante, sendo assim se JB for jogar como armador ele pode ser o volante, e se JB for ser o volante ele pode ser o armador. Ja Bruno Paulista é difícil a contratação dele, mas é um bom jogador apesar de ser jovem e ele joga na seleção sub-23, ja são entrosados podendo ate formar novamente uma dupla de volante, aqui no Cruzeiro.

Unknown disse...

SERA QUE SOU EU ESTOU ENXERGANDO , QUE O ELENCO DO CRUZEIRO NAO E RUIM, CRUZEIRO TEM PECADO EM TRES ASPECTOS,PRIMEIRO FALTA ENTROSAMENTO,O TIME TEM TENTADO MUITAS JOGADAS INDIVIDUAL ,ANSIOSO E O MAIS GRANDE DEFEITO FALTA APROXIMAÇAO E QUE JOGADORES SE APRESENTEM PARA AS JOGADAS EM 2013 CRUZEIRO JOGAVA SEM UM ATACANTE DE REFERENCIA POIS O BORGES NAO FICAVA ESPERANDO A BOLA E JOGAVA MUITO BEM PELAS PONTAS QUANDO ERA SOLICITADO NA MINHA OPINIAO FOI O MELHOR TIME QUE VI JOGAR O TIME FALTA APROXIMAÇAO E COLETIVIDADE DEIXAR DE INVENTAR PORQUE TODOS QUEREM RESOLVER MAIS SE NAO TIVER APROXIMAÇAO E COLETIVIDADE VAI FICAR DIFICIL

Victor Dornellas disse...

Julio Batista eu acho que seria vantajoso só quando ele voltar a ter ritmo, pois ele vai recuperar em Agosto e deve ficar recuperado fisicamente só em Setembro, a mesma coisa do Dedé. Esse mês de Agosto eu jogaria sem um centroavante e jogava com Willians, Charles ou Henrique, Marcos Vinicius e Arrascaeta pelo meio, Alisson pela esquerda e Marinho pela direita, e o Alisson e Marinho invertendo de lado para confundir os adversários. O que vocês acham?



Shisui disse...

Bruno Paulista joga ao lado de Eurico na seleção sub-23*

Victor Dornellas disse...

Shisui, isso que ia comentar com você em relação ao Ricardinho, no vídeo do Youtube está escrito ele como Volante, acho que ele pode fazer essa função de segundo volante, que com isso ia melhorar nosso passe de bola e seria mais um com chute bom fora da área. Acho que para esse ano, seria a unica contratação.

Em relação ao Bruno Paulista, acho ele bom jogador, volante igual ele no Brasil são poucos, é jovem e tem qualidade de passe, e tem muito futuro pela frente, mais como você falou, o Bahia acha que ele é o Messi. O mercado do futebol está muito inflacionado, por isso o time dele pede muito caro, será que não convém apostar no que a gente tem em casa agora, e esperar o ano que vem quando o mercado já vai está menos inflacionado?

Unknown disse...

Eu acho que se for pra resolver entao que venha o ricardinho ne como o Shisui falou ele ja tem mais experiência, no caso o Bruno Paulista seria mais uma aposta e isso é uma coisa que nao dar pra fazer por agora precisamos de jogadores que venham para resolver, como o UANDERSON BARBOSA disse tambem nao acho o time ruim so acho que algumas peças nao estao encaixando muito bem por estarem e má fase, eu gosto do Fabricio pois ele quando apoia dá mais qualidade ao ataque, gosto do Williams o unico problema é a quatidade de cartoes por jogo, mais tambem nao acho a equipe ruim so falta se organizar e preparar algumas peças.

Unknown disse...

Ricardinho é volante

Shisui disse...

Cleiton não confunda as coisas, Ricardinho chegou no Ceará como volante e logo passou a atuar com meia-armador, sendo um dos que carregou o Ceará na conquista da Copa do Nordeste. Hoje ele é meia-armador, mas tem um porem, ele sabe atuar como volantes(sua antiga posição) sendo assim é um jogador que atua conforme a necessidade do clube e por isso seria uma otima contratação para o Cruzeiro, ate pq o Cruzeiro tem carência nas 2 posições, sendo que uma deverá ser ocupada por Julio Baptista e se Ricardinho chegasse poderia ocupar a outra posição, o que ja ajudaria d+ o Cruzeiro a tocar a bola e chegar ao gol com mais tranquilidade e qualidade, pois o que falta no Cruzeiro é isso jogadores experientes que não ficam ansiosos no jogo e esperam a hora certa de tocar a bola. No mais tmb acho que o Cruzeiro tem bom elenco, logico com carência em alguns setores(um volantes e um meia-armador por exemplo), e alguns bons jogadores realmente estão em má fase, mas tmb tem alguns casos que nao é so má fase como é o caso de Damião que so pode que nao tem mais vontade de jogar pelo Cruzeiro, pois nao faz questão nem de correr, cade aquele Damião que quando chegou lutava por todas as bolas ? o kra parece que morreu e tem de come banco msm ate voltar a correr e brigar pelas bolas, ja Arrascaeta acho que ele nao joga tao bem pq não tem um kra para tocar a bola com qualidade para ele, e dai ficam todos achando que ele um jovem tem de resolver sozinho e ai nao vai neh. Creio eu que se contratassem Ricardinho e JB voltasse a jogar sem se contundir constantemente o time melhor e Arrascaeta jogaria muito, pois receberia bons passes e nisso ele ficaria so para fazer o que sabe de melhor ir para cima e fazer gols ou toca para outro ja dentro da area, e so marcar na frente, não ter que ir la atras marcar e voltar depois para ajudar no ataque pq isso mata qualquer jogador.

Cruzeiro Online disse...

Ninguém comenta o post?

Shisui disse...

Cruzeiro Online tmb acho que o Cruzeiro precisa joga mais defensivamente, mas so por enquanto, só ate a volta de Dedé e Julio Baptista, e de preferência que ate la contratem da serie B um volante ou um meia armador ou ate melhor que contratem os 2(Ricardinho e algum outro seria uma boa). E outra Marcos Vinicius centralizado a frente para que ? um meia armador ali na frente para que ? vai tocar a bola para quem ? kkkkkkkkkkkk, ali na frente deveria ser Vinicius Araujo no lugar de Marcos Vinicius e dai Marcos Vinicius ficaria no banco ate que voltem Dedé e JB, ai sim ele voltaria para o time ou seria o reserva caso chegasse algum meia armador da serie B.

Shisui disse...

E o que o Cruzeiro deveria fazer é montar um time B para ficar jogando entre a serie B e C, muitos clubes grandes fazem isso para colocar os jogadores que nao serão aproveitados na temporada e para colocar os jogadores da base que tem mais de 20 anos e que ainda nao vao subir para o time principal, isso é o ideal a se fazer pq não custa caro e vc se preveni de liberar um jogador da sua base e futuramente ele da frutos para outro clube e vc ficar a ver navios, coisa que acontece com muitos clubes, exemplos temos o São Paulo que liberou Oscar e se lascou, liberou Bruno Paulista e se lascou, o Corinthians que praticamente deu de graça Everton Ribeiro e se lascou, e tmb Gabriel Xavier que foi liberado e hoje esta mostrando um bom futebol e calado quem o criticou. Grandes clubes tem um time B principalmente no exterior, aqui no Brasil não sei muitos, mas se nao me engano o Internacional tem um time B. A vantagem é que o custo é baixo e vc coloca seus jogadores do time principal que nao serão mais aproveitados e os da base que ja nao podem ficar no time sub-20 e que nao subiram para o time principal(lógico se for um jogador com salário alto vc empresta para outro clube, pois a ideia é um time com poucos gastos). Dai vc pensa qual o propósito disso ? são varias as vantagens, como não liberar bons jogadores so pq estão em má fase ou por nao o conhecer bem para achar que estão prontos para o time principal, e tem outra coisa, a melhor parte é que no time B vc pode por um jogador em má fase ou que nao foi aproveitado na base e vai que ele começa a jogar bem, caso que acontece muito, vc empresta o jogador para outro clube e ele começa a jogar bem, dai vc quer o jogador de volta e nao pode pegar pq ele so voltará no fim do empréstimo. Já no clube o Cruzeiro pode pegar o jogador de volta quando bem entender, e os gastos para esse clube B são quase nulos, terá se contratado oq um(a) medico(a) para acompanhar o time durante o campeonato, um(a) nutricionista, e um técnico(a) que pode ser um da serie B ou C ou ate msm algum tecnico da Base, quem sabe ate Deivid que ja pode atuar como tecnico e mais algumas poucas coisas e pessoas que nao sairiam caro, os treinos podem ser realizado no proprio CT do Cruzeiro ate pq la se nao me engano tem 3 campos, 1 ja daria para o time B, jogadores machucados podem ser tratados no proprio DM do clube, etc. E nisso vc tira o exemplo se Souza, Elber, Marlone que se tivesse no time B o Cruzeiro poderia traze-los de volta a hora que ele bem entender e eles poderiam ajudar bastante o time.

Esqueci de falar uma coisa que o Cruzeiro Online disse, que Luxemburgo esta queimando Damião e Willian, vc deve esta maluco man kkkkkkkkkk, Luxemburgo esta ajudando eles ate d+, coisa que nem estão merecendo. Luxa estaria queimando Damião e Willian se ele fizesse oq vc disse, se nem os relacionasse, ja imaginou alguem querendo contratar Damião ou Willian e dai puxa o histórico deles e ver que eles nao estavam sendo relacionados nem quando o Cruzeiro estava mal ? Agora Luxemburgo tem é de por eles no banco pq ele esta querendo ajudar Damião e Willian e eles estão queimando o time.

Luciano Andrade disse...

Para jogar no 4 3 2 1 faltam dois jogadores! Dois volantes com boa saida de bola! Nao tem saída! Precisa contratar!
Vejam como ficaria o time escalado assim na melhor da hipoteses:
Fabio
Mayke
Manoel
Dede
Mena
Willians
Fabricio
Henrique
Arrascaeta
Marinho
Vinicios Araujo
Viu?
Metade do time é duvidoso em termos de qualidade!

Shisui disse...

Fabricio como volante é nas hipoteses ? é então estamos lascados msm kkkkkkkkkkkkk, Eurico 1 milhão de vezes melhor e não dão chance ao cara, ate charles é melhor ate pq ele é da posição e nao um kra que joga uma vez ou outra nela.

Shisui disse...

Nas melhores hipóteses*

junior zero disse...

Cruzeiro vouta a conversa com cicero , ele cicero nao tem clima de fica no fluminese, ate porque? Dis ele e fred nao bate muito bem nao.vamos aguarda.

Luciano Andrade disse...

Shisui, Philip Lahn era lateral esquerdo e virou volante no Bayern. Fabricio é talentoso e pode ser um bom entregador de bolas!

Quanto ao Cicero, esta noticia está na internet!

Shisui disse...

Sim Luciano, porem Philip Lahn não caiu de paraquedas na posição ele fez um treinamento por um bom período e so passou a atuar como volante quando ja estava preparado e outra esses casos são raros(não é para qualquer jogador). E sei que Fabricio ja atuou como volante, mas ja ter atuado é uma coisa e outra é saber fazer a fusão, se Luxa quer que ele atue como volante, antes fará um treinamento de pelo menos 1~2 meses e so ai quando ele estiver pronto passará a atuar com volante, não é assim como vcs estão querendo que o cara cai de paraquedas e ja jogue bem na posição, se fosse assim ninguem jogaria na base, ja entraria nos times principais.

Luciano Andrade disse...

Shisui, em terra de cego quem tem um olho é rei! Com Henrique ictericia e Charles muita vontade e pouco talento. Eu acho que Fabricio nao seria pior.

Shisui disse...

Kra ate concordaria ctg se o Cruzeiro não tivesse Eurico que é um jovem volante de muita qualidade e que foi pouco aproveitado, dai vem na cabeça pq improvisar um lateral se Eurico ja faz a posição ? ele foi pouco aproveitado e acho que pelo que jogou na seleção sub-23 no Pan, ele merece chance como titular, ate pq os outros volantes oscilam d+(tirando Willians), e não estão jogando grandes coisas para serem titulares.