segunda-feira, 13 de maio de 2013

DESAFIO AO TREINADOR: QUEIME MINHA LÍNGUA!

POR: MARCÃO ANTI-GALO

Não gosto de culpar uma pessoa ououtra. Quando as coisas não vão bem, na maioria das vezes, é por causa do conjunto. Ontem poderia ser essa a questão. Mas não tem como eu me ausentar de comentar a "façanha" de Marcelo Oliveira.

Como já foi comentado ontem, aqui, o time voltou a ser mal escalado. O treinador acredita muito em nomes e não no rendimento. Montou um time para enfrentar Caldense, Villa, América. Não montou uma equipe para vencer uma final. Com todo o respeito ao profissional, desde que ele chegou ao Cruzeiro venho me depatendo e procurando aceita-lo. Mas em, jogo decisivo contra uma ex-equipe dele, tudo aquilo que já tínhamos esquecido, volta à tona.

O passado condena o treinador. É impressionante como após a partida, quando a equipe fez uma exibição pífia, digna de dó, o treinador, com cara lavada, fala, sem mostrar muito entusiasmo, do jogo de volta, que é possível reverter.

Não mostra, em hora alguma, pulso, firmeza, vontade de vencer. O que faz a gente pensar é que as palestras antes dos jogos são aquelas chatas, como aulas de filosofia, em que pessoas dormem, outros conversam paralelamente e outros fingem que escutam.

Marcelo, faço um desafio a você: cale minha boca! Me faça queimar a língua e faça esse grupo mostrar gana, raça, técnica e raça!

Até agora esse time, que individualmente é bom, não mostrou conjunto. Reflexo das possíveis palestras bisonhas e fracas? Possível. 

Cada dia mais penso que o time do Cruzeiro foi construído sem a participação do treinador, que deve conferir, na internet, o histórico de cada um e, a partir daí, escalar seu time. Não é possível que ele não viu o que o jogo de ontem pedia! Escalou mal, mudou mal e depois deu entrevista miserável. Deixar Elber e Tinga de fora de uma partida dessa é inadmissível! Escalar Leandro Guerreiro é uma tragédia. Deixar Bruno Rodrigo em campo, quando se via que as coisas não iam terminar bem foi um absurdo. Mas não tão absurdo quanto tirar Dagoberto, o único lúcido em campo para por Paulão. A modificação "apenas" chamou o rival para cima de nós. O treinador preferiu recuar o time e perder velocidade. O que isso significa? Para mim, entregar o jogo.

Volto a dizer: se você é competente, Marcelo, queime minha língua! Hoje sou contra você! Mas faça uma mágica e mude seu comportamento inócuo e sem vibração e faça esse time jogar com raça que te apoiarei. Quero ver o Cruzeiro fazer o jogo da vida dele no domingo! Quero o Cruzeiro fazer o jogo mais emocionante da sua história, mais que aquele contra o São Paulo! Se fizer, juro, Marcelo, gritarei seu nome e pedirei a renovação do seu contrato. Mas se o time for escalado como foi ontem, jogar como jogou e se o senhor continuar falando abobrinha na imprensa, sua cabeça será pedida aqui. Não em termos físicos, ameaçadores, mas em termos de despedida. O Cruzeiro precisa de um treinador de pulso, que mexa com o ímpeto do jogador, que cobre reação. Não de um banana, que é o que se aparenta atualmente.

18 comentários:

Eliney disse...

Meu pensamento identico tanto que copiei de você:


Marcelo, faço um desafio a você: cale minha boca! Me faça queimar a língua e faça esse grupo mostrar gana, raça, técnica e raça!

Guilherme disse...

Marcelo Oliveira não foi o único culpado, mas ajudou muito na derrota!

- Primeiramente, o Cruzeiro deveria ter entrado com uma formação mais defensiva, mais fechado, explorando os contra-ataques, afinal de contas, a vantagem era nossa e as frangas sabem jogar naquela arapuca.
- Deveria também ter marcado sob pressão e não a distância e com sonolência. E outra: o Ronaldinho tinha de receber marcação individual, exatamente como ocorreu no primeiro clássico.
- Observo, ainda, que time com jogador a menos precisa de velocidade na frente para respirar! E além de não deixar o Élber nem no banco, ele tirou o Dagoberto ao invés de tirar o Borges! Aniquilou todas as nossas chances de conseguir pelo menos um golzinho pra facilitar o próximo jogo! Time com dez jogadores precisa sair em velocidade para criar chances de surpreender o adversário! Com aquela composição, o Cruzeiro poderia jogar horas e horas que não iria arrumar nada!

- Além disso, zagueiro amarelado é perigo constante. Ainda que o Éverton Ribeiro não estivesse bem, não poderia ter sido substituído. O Bruno Rodrigo deveria ter saído no intervalo. Antes do desastre da expulsao, eu já estava comentando isso!

Por outro lado, o jogo de ontem mostra que PRECISAMOS DE REFORÇOS! Pelo menos mais um zagueiro, um volante cão de guarda e um lateral esquerdo são IMPRESCINDÍVEIS!
Sugestões: Maldonado, Felipe Melo, Henrique (Palmeiras) e Cortez. Lamento muito porque o Marcelo Moreno não veio. Precisamos de jogadores com raça e comprometimento com a nossa camisa!

Anônimo disse...

Discordo em partes. Jogar pedra agora é facil, e se tivesse ganhado??? Ai seria so elogios e isso e aquilo mais. A realidade é que o time jogou mal, acontece, nao vai ser por isso que tudo ate agora esta errado. Ele tirou o Dagoberto porque ele estava amarelado e brigando com o Pierre, e tentou reorganizar a defesa, ate concordo que no meu entender, tiraria o Borges e colocaria o Tinga, voltando o Guerreiro para a zaga. Mas agora ja era, e treinar e treinar, e so mais uma coisa, volta o Maike, o menino ta voando, e o Ceará ta dificil....

Unknown disse...

a imprensa ja deu ao atletico o titulo mineiro e ai vai ficar por isso mesmo?

Thiago Afonso - Pompéu-MG disse...

Estou aqui para ajudar e não atrapalhar, parabéns pelo Post. É isso que temos de fazer cobrar quando as coisas forem muito erradas e elogiar quando forem corretas. Não quero de maneira alguma criticar o ser humano do atleta ou treinador quero e estou criticando o profissional que não está rendendo o esperado. E que o Marcelo tenha visão de escalar o time com dois zagueiras que prefiro não citar nomes porque exceto Dedé e Walace (da base) os outros são todos 1/2 boca sendo o "menos ruim" Paulão, espero que ele consiga e tenha CORAGEM E PEITO para colocar o Egídio na esquerda, sacar o Leandro guerreiro e fazer do Nilton um 1º volante e Tinga segundo volante, exigir do Éverton Ribeiro e Diego Souza raça, entrega e vontade de vencer e deixar que o Dagoberto tenha liberdade para gira em campo, movimentar buscar espaços vazios para fazerem essas bolas chegar na área para o Borges porque não tem chegado. E no banco deixar Lucas Silva com 1ª opção para substituir algum volante, que o Élber tenha consciência de que ele pode ser útil. E que o departamento médico do cruzeiro faça um análise profunda do Volante Fabrício que pode estar voltando para o Cruzeiro, se estiver curado da contusão crônica seja bem vindo caso contrário obrigado.

CPRS disse...

Na minha humilde opiniao no cruzeiro o titular deveria ser o ricardo goulart porque com o diego souza o cruzeiro fica um time LENTO

Marcelo cr disse...

Isso ae, esse treinador é fraco, escala mal, não tem comando e deixa a base de lado, isso ja esta claro. O tal do Leandro Guerreiro é ridículo passou a carreira inteira no Botafogo lutando para não cair para segunda divisão, ae chega no Cruzeiro vira titular absoluto, uma vergonha. E como o Marcão disse ele escala pelo nome e não pelo momento, pois hoje: Mike, Ricardo Goulart, Elber, Egídio eram para estar jogando, no entanto alguns desses nem no banco as vezes ficam, VAI EMBORA MARCELO!

Unknown disse...

Fala sério, primeira derrota do cara e já pedem a cabeça do mesmo ? Eles escalou mal, mexeu mal e deixou de fora gente que não podia, mas na boa, jogar todo o trabalho fora por causa de uma derrota pro atlético já é demais, se o time deles estivesse mal, até tentaria entender, mas o time tá voando, jogando bem e, o resultado de ontem não foi nada de anormal visto que o Cruzeiro ainda é um time em formação ! Sinceramente, paciência pelo visto não é o forte aqui, o time merece um pouquinho sim e o treinador também vem fazendo um bom trabalho !

Anônimo disse...

Cara, tbm sou cruzeirense apaixonado e estou tanto quanto vc mto decepcionado. Mas, vamos com calma, já vimos mto disso do lado de lá da Lagoa, achar que está td errado e começar do zero não vai ajudar em nada. Se analisarmos os jogadores que foram mal, cito, Bruno Rodrigo, Everton Ribeiro e Everton, até ontem estavamos elogiando. Acho que tem sim algumas alterações a serem feitas, Leandro Guerreiro como volante não dá mais, talvez colocá-lo na zaga onde rendeu bem no ano passado, Egídio no lugar de Everton. E temos ainda jogadores que estão por vir, caso de Dedé, Lucca, Martinuccio e Henrique. Entrosamento, confiança, maturidade como equipe, leva tempo... RENATO, LAGOA DA PRATA/MG

Lucas Santos disse...

Eu concordo com o campanheiro "CPRS" o time fica lendo com o Diego Souza o time não troca passes com velocidade não tem volume de jogo,quando Ricardo Goulart subtituiu o Diego Souza o time joga bem ele substituiu o Diedo Souza no primeiro classico eo time foi criativo na armação das jogadas e

Anônimo disse...

Time tava dormindo em campo, uma vergonha.

Unknown disse...

Queria ver se o time tivesse ganhado. oque vcs falariam.so pq perdeu 1 partida vcs já tao caindo de pau em cima do cara. sim ele mexeu erado deveria ter tirado o bruno rodrigo pq zagueiro amarelado só podia dar expulsão,mas não se esqueçam o time esta em formação e o galo já ta jogando junto 2 anos

pablo paiva disse...

Tira ceara,Everton,coloca caverao,e maike, egidio ,Anselmo ramom junto com Borges,Dagoberto e diego Sousa,segundo tempo elber e Ricardo Goulart,e seja o que deus quiser,da pra fazer 3, já tomaram até de 6

Anônimo disse...

sou o grnade fã de vice marcao, eu concodo plenamente com voce, se el fosse tirar um atacante tiraria o borges, e eu acredito que elber devia ter entrado tambem, vc podia se tornar um tecnico um dia hehe

Neves disse...

Fabrício que foi dispensado pelo São Paulo seria uma boa para o lugar do Leandro Guerreiro.

Anônimo disse...

Eu to vendo gente falando q o Marcelo escalou mal e mexeu mal. Queria saber de vocês:

- Quem aqui achava que o Cruzeiro tinha que mudar a formação antes do jogo e ficar mais defensivo??

Outra coisa pra quem fala que ele mexeu mal: quando ele tirou o Dagoberto, não foi porque ele tava pior que o Borges não. Foi opção tática! Somente pelo fato que o Borges pelo seu estilo de jogo iria tentar prender mais a bola na frente, ao contrário do Dagoberto que partiria pra cima estando isolado na frente e consequentemente iria perder mais a bola fazendo com que o Galo pressionasse muito mais.

Todos nós vimos que o que ele tentou infelizmente não deu certo, mas não significa que ele fez errado. Temos que reconhecer o bom momento e os méritos do nosso rival, e pensar sem a emoção pós derrota.

Anônimo disse...

O cruzeiro tem que trazer e o Fabricio guerreiro de volta para o cruzeiro. Ele e melhor que Leandro guerreiro. Alem de marcar, sabe jogar. E seria uma peça importante para compor o elenco.

Anônimo disse...

Tem 2 nomes que se o cruzeiro fechar e otimo negocio. Ai o cruzeiro estará pronto para o campeonato brasileiro. Os nomes sao o zagueiro e volante Henrique do Palmeiras, e o volante Fabricio guerreiro que esta sem clube no momento. O Cruzeiro poderia buscar os dois e fechar o elenco e pronto.
Agora para trazer Fabricio seria fácil, ele é cruzeirense e gosto do clube. Iria vir fácil. Ja o zagueiro volante Henrique do palmeiras, seria um pouco mais complicado. Mais eu tenho uma sugestão. Eu mandaria para o Palmeiras o Nirley, Thiago Carvalho, Ananias, Leandro Guerreiro, Tinga. E mais o passe fixo de Charles. E ainda mandaria para o palmeiras 2 milhoes de euros. Pronto negocio feito.