sábado, 11 de maio de 2013

ALERTA PARA MANTER A PAZ

Neste domingo, desde que foi reinaugurado, em abril de 2012, o Independência vai viver uma situação ainda inédita. No clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro, o primeiro das finais do Campeonato Mineiro, vai receber torcedores das duas camisas. Antes, era exclusivamente atleticanos ou cruzeirenses. Para esta partida, 10% dos ingressos disponibilizados, 2217 no total, vão ser disponibilizados para a torcida celeste, enquanto os atleticanos devem comparecer em número quase dez vezes maior, em um total de 20 mil. E essa situação faz com que a Polícia Militar se mobilize para garantir a tranquilidade e a segurança de todos, sobretudo dos cruzeirenses, que estarão em menor número.

A PM, que terá um esquema especial para a partida, orienta os torcedores do Cruzeiro, por exemplo, a não usarem a camisa do time no deslocamento para o estádio. Além disso, também sugere que aqueles que estiverem com ingressos em mãos se desloquem para a Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte, ponto a partir do qual os torcedores serão escoltados em segurança até o Independência. De lá também vão partir vários ônibus em direção ao Horto.

Em relação à torcida do rival, a PM sugere que a torcida utilize o sistema de transporte público, ônibus ou metrô, para, assim, evitar contato com a torcida do Cruzeiro.

No dia da partida, 220 policiais militares estarão nas imediações do estádio Independência, além de 250 dentro da arena. No deslocamento dos torcedores, os respectivos batalhões de cada área também estarão de prontidão.

Pós-jogo
Após a partida, outro esquema especial para a saída das duas torcidas. Independentemente do resultado, a torcida do Cruzeiro ficará retida dentro do Independência por cerca de 1h30m, procedimento normalmente adotado quando torcedores de outros estados vêm ao estado. O comandante do policiamento especializado da PMMG, coronel Carvalho, explica.

- Esse é o prazo habitual para a saída e escoamento das torcidas. Após esse prazo, faremos uma varredura nas imediações para ver se estará tudo tranquilo para a saída dos cruzeirenses.

Além do efetivo policial dentro e nas imediações do estádio, o coronel conta que, no total, entre 1000 e 1200 policiais estarão no esquema especial para o clássico de domingo.

Acesso
A BHTrans, empresa responsável pelo gerenciamento do trânsito na capital, também preparou um esquema especial para o clássico. A linha 9033 (Independência / Centro), criada especialmente para os dias de jogo, vai atender apenas os torcedores atleticanos. Os cruzeirenses deverão se encaminhar à Praça da Estação, de onde partirão dez ônibus especiais em direção ao estádio.

FONTE: GLOBOESPORTE

COMENTÁRIO DA NOTÍCIA
Espero que a Polícia Militar faça o seu trabalho direito, o que, nos últimos tempos não tem acontecido como deveria. Em conjunto com a BHTrans, fazem do trânsito para o Mineirão um verdadeiro inferno. Os torcedores têm ido ao estádio, não têm a segurança devida, fica engarrafados no trânsito, não têm como parar seus carros, pois os locais de estacionamentos são proibidos por entidades incompetentes e acabaram tendo mais transtornos que alegrias quanto a esses aspectos. Que isso melhore amanhã e continue depois.

Nenhum comentário: