quinta-feira, 16 de maio de 2013

SCHETTINO VAZOU! MAS AVISA QUE VAI RECORRER!

Afastado da presidência da Federação Mineira de Futebol (FMF), Paulo Schettino convocou a imprensa para fazer um pronunciamento sobre a decisão judicial do último dia 9 de maio. Ele não respondeu perguntas dos jornalistas. Essa é a primeira vez que Schettino fala sobre o caso. Na sede da entidade, ele disse que respeita a decisão da justiça, porém, avisa que a FMF vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Enquanto estiver afastado das funções de presidente, a FMF ficará sob o comando de dois interventores indicados pelo juiz da 6ª vara cível do Fórum Lafayette, Antônio Leite de Pádua. Foram nomeados o economista Fernando Aurélio Machado Costa e a contadora Sarah Viviane dos Santos Barbosa. Schettino mostrou contrariedade com essa decisão, que, segundo ele, fere o estatuto da entidade.

- Mesmo com o processo do fórum suspenso, porque o assunto ainda não foi resolvido no tribunal, há uma decisão que nomeia interventores para administrarem a FMF, em desacordo com o estatuto que prevê quem exercerá o cargo de comando da FMF.

Paulo Schettino criticou a escolha de Fernando Machado, que é irmão do desembargador Eduardo Machado, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. De acordo com o presidente da FMF, Fernando tem a intenção de participar de uma nova eleição para assumir o comando da Federação.

- Informo que tomei conhecimento que o interventor possui parentesco, é irmão do ex-auditor do TJD que me puniu no passado, e é declarado candidato à presidência da FMF.

Caso complicado
Paulo Schettino está afastado porque seu mandato foi considerado irregular pela justiça. Em 2011, uma Assembleia Geral Extraordinária alterou o estatuto da Federação e prolongou o mandato de Schettino até dezembro de 2014. Segundo o ex-presidente,

Paulo Schettino assumiu a presidência da Federação em 2004, após a saída conturbada com denúncias de corrupção do então dirigente Elmer Guilherme. Na época Schettino assumiu o cargo porque era o vice de Elmer. E conseguiu se reeleger.

Os argumentos da FMF e de Paulo Schettino para manter as alterações promulgadas na Assembleia Geral de 2011 foram que, com a anulação das mesmas pelo Ministério Público, a entidade sofreria prejuízos para eleger um novo dirigente, devidos a burocracia e ao pouco tempo para realização dos processos. Eles defendem ainda que os atos da Assembleia Geral de 2011 são todos legais, não contrariando uma legislação especifica. E que a cassação da liminar feria os efeitos da autonomia administrativa.


COMENTÁRIO DA NOTÍCIA
É uma politicagem muito grande que acontece na FMF. É um jogo de poder, uma vontade de "imperar", que chega ao absurdo. Se ninguém quer o cara na presidência, porque ele quer continuar? É muito dinheiro que rola por lá, né? Elmer Guilherme sabia bem disso e por lá mamou um bom tempo. E Schettino era o vice dele. Mamava também? Talvez. Mas o certo é que quem deve, não teme. No lugar dele, se me questionassem, largava a Federação e mandava os que querem o poder para engolir o cargo. Quem preside a FMF tem que ser alguém idôneo, que brigue pelo interesse de todos os clubes do Estado e que faça um Campeonato Mineiro atrativo. Ultimamente o que vemos é os pequenos se apequenando cada vez mais e os grandes se distanciando monetariamente deles. Assim a competição ficará cada vez mais desigual e o campeonato cada vez mais ridículo. Ridículo como é sua direção.

Nenhum comentário: