quarta-feira, 20 de novembro de 2013

FÁBIO FORA DA COPA E EVERTON RIBEIRO COM CHANCES REMOTAS DIANTE DA ÁFRICA DO SUL

POR: JOÃO VITOR VIANA

Sinceramente, poucas vezes me coloco ao lado de alguns jornalistas mineiros. Primeiro porque muitos fazem dos jornais ou do meio em que trabalham, meros blogs para externar seu lado torcedor. Mais especulam e torcem que propriamente trabalham de forma séria. Prova disso são as redações (quem um dia tiver a oportunidade de estar presente), verão o quanto os atleticanos torcem contra o Cruzeiro e vice-versa. 

Na coluna do Jaeci Carvalho, ontem, no Estado de Minas, muito do que penso está ali escrito. Fábio não vai à Copa. Teve jornalista em São Paulo dizendo que ele não é convocado por questão religiosa, o que seria ridículo, mas mais sensato que Felipão dizer que tem os seus escolhidos e que dos quatro que vêm sendo convocados, três irão. Isso porque já garantiu Julio Cesar, de quem não gosto e não confio, na Copa de 2014. Pelo histórico na Seleção, ele jamais poderia ter uma cadeira tão cativa assim. E assim já vi muitos treinadores "morrerem abraçados" às suas decisões. Talvez alicerçado pela decisão de 2002, quando deixou Romário de fora, Felipão bata na tecla do "teimoso" e insista que escolheu de forma correta.

Seleção, há mais tempo, era o lugar dos melhores. Hoje, é dos jogadores de confiança. Leão convocou um tal Leomar. Mano levou seus amiguinhos de Corinthians. Felipão, pouco se importando com a forma de seus atletas, os chama. Inclusive se estão na Série B, na reserva de seus clubes ou em má fase, brigando para não cair. Foram seus atletas ou são amigos pessoais. Como Fábio e outros atletas do Cruzeiro, merecedores de estarem entre os melhores, não figuram nessas duas possibilidades, podem dizer adeus à Copa.

Assim como Jaeci, não acredito que Dedé estará na Copa. Para mim, vai esse Marquinhos aí, convocado ultimamente. Surgiu no Corinthians e agora está no PSG, na Europa. E o primeiro passo para um jogador ser convocado é não jogar no Brasil. O segundo é estar no eixo Rio-São Paulo.

Fábio, se fosse goleiro do Palmeiras, na Série B ou do Flamengo, na Série D, era nome certo na lista. Assim como se Dedé estivesse no Corinthians ou Everton Ribeiro no São Paulo. Quem hoje, no Brasil, jogando dentro ou fora, que está à frente desses três citados? Poucos. Não são 30. Ou seja, na lista dos 30, os três e talvez até mais alguns do Cruzeiro deveriam estar. Um time que vence um campeonato tão difícil com quatro rodadas de antecedência tem jogadores de alta qualidade e não é possível que um time de Série B ou um Fluminense, que tem três entre os 30 de Felipão tenha mais atletas que o Cruzeiro entre os escolhidos.

Faz bem Fábio em questionar isso em rede nacional, mas ao mesmo tempo, sela uma possível última esperança. Vai que um desses goleiros escolhidos se machuca até a Copa? Quem questionou o treinador não será o substituto. Já quanto a Everton Ribeiro e Dedé, que não questionaram em nenhum momento o treinador, as chances são pequenas, mas não inexistentes. Talvez figurem entre os 30, na pré-convocação. Mas tem tanta coisa que não tem justificativa, que não me admiraria de ver 10 jogadores de Palmeiras na Copa e nenhum nosso. 

Talvez um esboço de quem vai para a Copa do Mundo esteja na última convocação de Felipão, contra a África do Sul, no último teste antes da competição.

Minha opinião sincera? Fàbio é o melhor goleiro do Brasil, Everton Ribeiro um dos melhores meias. Dedé o melhor zagueiro em atividade no país e está entre os quatro melhores. Mas nenhum é amigo do treinador. Nenhum é mano do Felipão.

Um comentário:

RUTILHO disse...

Sinceramente, quem viu o jogo(?) ontem deve dar graças a DEUS por não ter um jogador nosso lá. Era bem capaz dos jornais criticarem os nossos. Gente que pelada; houve alguma coisa boa naquele jogo? Neymar horroroso no cabelo e no futebol, Maycon esse já acabou, Luiz Gustavo quem é esse cara para estar em todas? Me desculpem, sou brasileiro e não sou bairrista, essa copa vai ser dos hermanos fácil.