sábado, 17 de dezembro de 2011

QUANDO O TORCEDOR NÃO QUER ACREDITAR


Por: Professor Celestino

O Cruzeiro terminou a temporada mal em 2011. Por pouco não caiu. Uma reformulação deve e vai acontecer. Mas a reformulação que deve ocorrer no Cruzeiro é a simples troca de jogadores que não renderam por aquele que podem nos dar alegrias no ano que vem. Seria assim a lógica do futebol. Seria, por exemplo, o Cruzeiro chegar no Fluminense e trazer o Rafael Moura. Ou chegar no São Paulo e perguntar quanto querem pelo Marlos, pelo Jean, pelo Juan. Mas o que estamos vendo é uma outra história. Estamos vendo a remontagem de um time, que não é ruim, mas deficiente, que está se transformando em um time completamente estranho.

A torcida, quando terminou o Brasileiro, quando deu aquele grito de alívio em meio às gozações aos nossos principais rivais, pediram em coro a permanência dos principais jogadores. Aliás, somente de quatro atletas: Fábio, Victorino, Fabrício e Montillo. Ouvi muito torcedor dizendo que "o resto podia sumir". Mas não sumiram. Até agora não. O Fabrício sim, foi embora. Por não chegar a um acordo por causa de mais um ano de contrato. E ele saiu para a chegada de jogadores já rodados e sem fama, como Rudnei e Amaral. Posso estar errado, mas não são atletas para o Cruzeiro.

O nosso time ainda contratou Gilson, um bom lateral-esquerdo, mas que não é aquele que chega assumindo a camisa 6. Trouxe Mateus, um jogador que já esteve aqui perto, no Ipatinga, e não teve sucesso. Apareceu agora, na Série B. Será que aguenta o ritmo da Série A? Já tem 29 anos!

Lendo ainda algumas páginas no Facebook e no Twitter, vejo alguns torcedores acreditando que mesmo com esses jogadores, ditos reforços, o Cruzeiro brigará nas cabeças. Olha, torcedor. Eu, sinceramente, gostaria de ter essa crença, mas também tenho que ser racional. Compararam o Rudnei ao Ramires, o que é inconcebível. Ramires chegou ao Cruzeiro indicado por Roberto Gaúcho, que o viu jogar no Joinville. Ramires tinha 19 anos quando chegou. Rudnei já tem 27 anos. Não faça essa comparação, torcedor! É iludir a si mesmo!

Sabe o que penso que o Cruzeiro firma seus pensamentos? Justamente nessas coincidencias. Toda hora acha que vai encontrar um Mota ou um Ramires por aí. Mas para encontrar um desses fazem 30, 50, 100 contratações. É pouco resultado para tanto investimento. Continuo achando que ao se ter uma boa quantia em mãos, o clube tem que ir atrás e pagar pelo atleta, como fez com Victorino, como fez com Montillo. Não pode ficar esperando que um jogador que nunca teve sucesso na vida faça mágica ao vestir o manto sagrado do Cruzeiro. Isso não vai acontecer.

Espero que daqui por diante as contratações melhores, subindo de nível. Não podemos formar uma equipe de operários sem ter um mestre de obras. Se isso ocorrer teremos um prédio no final, mas que uma hora ou outra pode ruir. E não queremos ver isso ocorrer.

Nenhum comentário: