terça-feira, 12 de março de 2013

EXCESSO DE ATLETAS... MAS E AS CHANCES?

POR: MARCÃO ANTI-GALO

O Cruzeiro de 2013 primou pela reformulação do elenco. Contudo, contratou muitos jogadores de qualidade, que agregaram valor aos atletas que aqui estavam. Os ruins foram postos para escanteio ou envolvidos em trocas mirabolantes. Mas mesmo assim o grupo ficou grande. Ao todo são 34 jogadores. E só 11 jogam.

Marcelo Oliveira vem tentando criar uma identidade do time. Para isso, insiste numa formação, nos mesmos jogadores, a fim de conseguir um entrosamento. De fazer esse time jogar. Ainda não conseguiu o esperado. Na minha forma de ver, porque ainda continua sendo teimoso em escalar jogadores por seus nomes.

Acredito que time de futebol é igual seleção: tem que jogar os melhores, os que estão em melhor condição, independentemente se tecnicamente não são os melhores. Vemos o exemplo de alguns atletas que chegaram ao Cruzeiro fora de forma e que ainda estão longe do seu melhor, como Luan, Diego Souza, Dagoberto, só para citar uns. São bons? Sim, principalmente considerando Dagoberto e Diego Souza, jogadores premiados por onde passaram, salvos alguns clubes por onde não foram bem. Tenho minhas ressalvas ao Luan, mas tera chances de mostrar ser um bom jogador.

Mas onde quero chegar é que o Cruzeiro tem abusado da sorte. E isso, no Campeonato Mineiro. Tem sempre que sofrer uma pressão, até gol do adversário para o treinador mudar o time. E por que isso? Na minha visão, porque os titulares não estão corretamente escalados.

Vamos ao Elber, que para mim, não deve nada a esses atacantes que estão começando os jogos. Sempre que entra, põe fogo no jogo. Mas não tem sequência. Não tem nome. E acredito ser uma injustiça com ele, que quase chegou a deixar o clube por falta de espaço. Trouxeram um tal Ananias aí que ofuscou de início, o futebol dele. Assim como trouxeram outros atletas que estão encostados no time. Uelliton, por exemplo, sequer fica no banco. Veio passear em BH? 

Campeonato Mineiro é o torneio de testar jovens jogadores e as contratações para o decorrer do ano. Quando esses renegados terão chances? Alisson entrou bem em alguns jogos e porque deixou de ser utilizado? Ricardo Goulart marcou três gols em um jogo-treino e no jogo seguinte nem para o banco foi. Qual o critério? Quando Lucas Silva terá oportunidade? E o goleiro Rafael? Não poderia jogar algumas pertidas no Mineiro?

As chances devem ser iguais. Nome não ganha jogo e não pode ser critério para regalias nem garantia de lugar no time. Defendo a base, defendo os que estão mais bem preparados e não curto injustiça do futebol. Faz o nome aquele que tem uma sequência. E que bom seria se Elber, Lucas, Vinícius, Alisson e tantos outros tivessem oportunidades seguidas nesse time do Cruzeiro! Excesso de atletas e escassez de oportunidades.

4 comentários:

Unknown disse...

Olhando pelo lado bom temos um bom elenco este ano!!

RUTILHO disse...

Marcão concordo em grande parte contigo. Porém tenha certeza, os jogadores de nome que chegaram e a peso de ouro, precisam jogar, segundo a diretoria, para se manterem na vitrine, conservar e aumentar valor para fazer "grana" no fim de ano. Isso é exigido do Marcelo que fica entre o tridente e a espada ou seja todo mundo querendo a base e a diretoria MANDANDO ele escalar os de nome. Uma coisa é certa o Elber vai ser titular breve porque joga DIMAIS DA CONTA, ESSE NINGUÉM BARRA. E por ai vai, acredito no Allissom, Vinicius(embora o Borges tem que ser titular mesmo, o cara sabe), quero o Mayke no lugar do Ceará. Enfim, estamos em 12 de março e muita coisa boa está brotando na TOCA.

Neves disse...

Poxa vida sem tem pouco jogador reclama, se tem muito reclama, se tem muito jogador ruim reclama, se tem muitos bons reclama, titulo se ganha com conjunto, não com apenas 11.O Cruzeiro não fez nem 10 jogos, daqui a pouco tem lesões, suspensões ai vai valer o elenco. Vamos ser mais sensatos e APOIAR nosso time.

Unknown disse...

Deixa de ser chato cara,ou se candidata pra ser tecnico,assim vc fica uma pessoa do contra.