segunda-feira, 5 de agosto de 2013

LIBERTADORES SEGUINDO O RUMO DAS REGRAS DA CHAMPIONS LEAGUE?

BLOG SITE CRUZEIRO ONLINE

A final da Copa Libertadores pode ser disputada em uma só partida, a ser realizada em campo neutro, a partir de 2014, em vez de jogos de ida e volta, como acontece atualmente. A confirmação de que uma mudança pode realmente acontecer foi feita pelo presidente da Conmebol, Eugenio Figueiredo. Esse é um padrão adotado há décadas na Champions League, quando antes mesmo do sorteio dos grupos, a cidade que sediará a final já é definida.

O dirigente comentou que a modificação “seria para agilizar a definição, em um campo neutro para evitar problemas”, em alusão ao comportamento hostil de alguns torcedores com as equipes visitantes nos jogos de ida e volta. Na decisão da última Libertadores, em que o rival venceu o Olimpia, os dois clubes reclamaram do tratamento que receberam quando atuaram fora de casa. “As medidas de segurança estão a cargo das autoridades públicas de cada país e não da Conmebol”, disse Eugenio Figueiredo. “Temos tempo para analisar a mudança”, completou, declarando que em dezembro, quando será realizado o sprteio da edição de 2014, “haverá uma decisão” sobre o tema.

Na minha opinião, há tempos já tratada aqui, a Libertadores deveria ser disputada, simultaneamente, com a Sul-Americana, como se faz na Europa (Champions e Liga Europa). Por lá também se disputam cinco, seis competições no ano. E ainda há três meses para os clubes se prepararem, excursionarem, fazerem pré-temporada e ainda uma pausa no fim do ano para as festas. Por aqui, começam a ver que o modelo quase milenar do outro lado é o que deve ser seguido. Vamos ver se os velhinhos da Conmebol melhoram esse calendário ultrapassado e ajudam os times da América do Sul de alguma forma.

Um comentário:

RUTILHO disse...

Com certeza a decisão deve mudar mesmo. Esse comportamento do torcedor ir de madrugada perturbar o sono do adversário é algo realmente primitivo. É uma boa atitude para se fazer uma decisão de Libertadores mais justa e muitos "currais" serão descartados.