quinta-feira, 15 de agosto de 2013

QUEM NÃO FAZ, LEVA

POR: JOÃO VITOR VIANA

Como é chato escrever frase feita. Mas ontem, diante do Grêmio, em Porto Alegre, foi exatamente isso. O Cruzeiro, melhor na partida, com maior volume de jogo, com um pênalti a favor, acabou perdendo a partida. Até os 25min do primeiro tempo, o Cruzeiro foi o dono do jogo. Dida fez grandes defesas para salvar o time gaúcho. E o detalhe que poderia ser o nosso divisor de águas para sair na frente e ser um diferencial em nosso favor acabou sendo o que definiu a partida em favor do Grêmio.

Diante de Dida, a intranquilidade e a inocência. Diante de um jogador de tanta história, deve cobrar o pênalti aquele jogador que não tem "medo de cara feia". E Everton Ribeiro, que jogava bem, não venceu Dida. Aliás, foi vencido. Bateu fraco na bola, "telegrafou" a cobrança e acabou não sendo decisivo para nós. Será que o Souza, que batia os pênaltis no Náutico, não seria uma opção melhor? Nunca vi Everton Ribeiro bater pênalti em lugar nenhum, muito menos no Cruzeiro. Luan, que esteve apagado o jogo todo, não seria uma outra opção? Ceará, que bate bem na bola, não seria também? Mas foi lá o "filho do professor". E não deu certo.

Enfim, pênalti batido, pênalti defendido, mas o Cruzeiro ainda melhor. O que foi a gota d'água de ontem? Onde o Cruzeiro perdeu a partida? Na expulsão de Souza. Com um a menos o Cruzeiro sentiu. E depois disso, o Grêmio, que estava trombado em si mesmo, errando jogadas fáceis, acabou fazendo seus gols. Souza, que nos últimos jogos, tem sido um dos piores em campo, ontem foi o fator decisivo para o Grêmio. Acabou com o jogo, mas no pior dos sentidos.

Crucificá-lo? Ainda não. Mas torcendo para que Henrique volte diante do Vitória e não saia mais do time. E outra: Marcelo Oliveira voltou a não enxergar o jogo. Tirar Vinícius Araújo? Tirar Everton Ribeiro? Ontem, novamente, parece que pensou nas alterações antes da partida. E as alterações não deram certo. Culpo o Souza pela derrota, o Marcelo pela falta de visão e o Everton Ribeiro pela incompetência na cobrança do pênalti. Foram os três pilares da derrota de ontem. 

O lado positivo da derrota de ontem? Souza e  Luan, suspensos, não enfrentam os baianos no próximo sábado. E podiam, sinceramente, ficar suspensos até o final do ano. A qualidade técnica de ambos não acrescenta em nada para o time do Cruzeiro. Ontem fomos incompetentes, inocentes e vimos um time dominado, inferior tecnicamente, nos vencer. Que o Marcelo olhe para o espelho e para o time e tome decisões melhores. O torcedor não é bobo para ficar vendo as bobagens acontecendo e ficar parado. Aqui a gente cobra.

Com um a menos, o Grêmio foi marcando gols, fez 2 a 0 (Werley e Barcos), diminuímos, com Nilton, de falta, mas fecharam com Kleber Gladiador. Par ao Grêmio nos vencer, e por 3 a 1, só com um jogador a mais mesmo. 

Nenhum comentário: