domingo, 14 de agosto de 2011

COLUNA DO ANDRÉ!

O time não é ruim, vou mostrar

Por: André Luís Mapa

Vou provar, posição por posição. Vamos começar pela defesa: o Cruzeiro tem Fábio, goleiro que deveria, inclusive, ser convocado para a Seleção mais vezes; na lateral direita, o atual titular Vitor tem evoluído e, mesmo que não consiga se firmar, é importante que o jovem Gil Bahia tenha chances, pois tem muito potencial; na lateral esquerda, Gilberto não tem sido excepcional, mas não há no mercado jogadores melhores que ele e o reserva, Diego Renan, merece uma nova oportunidade; os melhores zagueiros do elenco cruzeirense são Victorino (disparado) e Gil, porém, Naldo já demonstrou ter potencial e Cribari ainda precisa ser testado. Além destes jogadores, há promessas da base que podem ser aproveitadas.

No meio-campo, está o maior problema do elenco. Não por falta de qualidade técnica, mas porque os principais volantes da equipe, Fabrício e Marquinhos Paraná, não estão em boa fase. Leandro Guerreiro tem crescido de produção e Charles ainda pode entrar na equipe. O jovem Éber, bom marcador e que tem um bom chute de fora da área, merece uma chance. Outro jogador que poderia ser re-incorporado ao elenco celeste é o volante Anderson Uchoa, que já mostrou capacidade para jogar pela equipe principal.

Os armadores são o grande destaque da equipe. Montillo faz a diferença, Roger também é um jogador de capacidade técnica acima da média, embora não tenha mais a mesma disposição física, e Dudu, que está com a Seleção sub-20, é uma grande promessa. Os jovens Bruninho, que chegou ao Cruzeiro após ter sido a revelação do campeonato baiano, e Élber, da base, também merecem oportunidades.

Com o retorno de Wellington Paulista, a chegada de Keirrison, como antecipou o Blog Cruzeiro Online, e a volta de Thiago Ribeiro, o ataque tende a voltar a ser fazer gols. Anselmo Ramon é jovem, que mostrou na partida contra o Internacional que tem potencial para evoluir.

Acredito que o Cruzeiro tem um bom elenco, que não é o melhor do país, mas que pode brigar no Campeonato Brasileiro. A equipe precisa oscilar menos, ter um padrão de jogo definido e, principalmente, jogar impondo seu estilo de jogo. O Cruzeiro tem uma equipe que precisa jogar com a bola nos pés, um time técnico. O maior mérito que Joel Santana pode ter à frente do Cruzeiro é perceber isso e soltar o time, atacar e pressionar o adversário.

2 comentários:

Anônimo disse...

Problemas seríssimos: Gilberto está com uma má vontade danada, deveria ser mandado embora e, seu reserva, Diego Renan é um dos piores laterais que já ví na vida. Ontem o Avaí não marcou gols nas costas desta avenida Diego Renan porque os atacantes deles deram azar. E o carinha é mascarado demais...

Alyson Soares disse...

O goleiro Fábio é o melhor.

O lateral-direito Vítor é muito fraco. Talvez estaria na hora de testar o Gil Bahia.

O lateral-esquerdo Gilberto é um bom jogador, mas por causa de suas condições físicas alterna bons e maus jogos. Tem como reserva Diego Renan que ofensivamente muito bom, mas ainda precisa melhorar muito sua parte de marcação.

Na zaga temos Victorino como liderança absoluta, mas que tem em seu aspecto físico seu ponto fraco. O segundo nome é uma incógnita, pois hoje o titular é Gil, que não está muito mal, mas ninguém confia muito nele (nem eu). O Cribari ninguém sabe, ninguém viu e o Naldo não joga para ser titular.

O meio deve ser dividido em duas partes: quando falamos dos volantes, o Cruzeiro passa por uma fase conturbada, pois Paraná e Fabrício não estão conseguindo reaver seu futebol, muito por causa de seus problemas físicos. Já na armação temos Montillo, de longe o melhor e mais guerreiro jogador do time e um espaço que era para ser de Roger, mas esse não vem mostrando um grande futebol (e nem vontade de melhorar). Para essa vaga, estou no aguardo de Dudu, que está na Seleção sub-20.

No ataque, demos azar na contusão de Wallyson, que saiu logo na volta de Thiago Ribeiro, com isso continuamos com uma vaga em aberto: a do centroavante. Tomara que Keirrisson chegue para resolver e não apenas para somar, pois acho o W.Paulista um jogador limitado e, se for para arriscar, continue com o Anselmo Ramon, que ao menos está evoluindo.