quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O LEILÃO DE MONTILLO - PARTE II


Por: João Vitor Viana

Na premiação dos melhores do Brasileiro, o que se viu foi um verdadeiro arsenal de perguntas ao meia Montillo sobre uma possível saída do Cruzeiro e ida para o Corinthians. Para a imprensa brasileira, concentrada basicamente em Rio e São Paulo, a ida de Montillo para o campeão brasileiro é algo certo. Mas esperem aí. O Cruzeiro não deveria ser consultado? Quem negocia o jogador é o Corinthians com a imprensa? Pelo visto tem sido.

Montillo tem contrato com o Cruzeiro até 2015 e aqui ele teve um apoio ímpar. Foi bem tratado, é ídolo e seu filho tem todo o amparo médico necessário. Montillo é muito querido aqui e teve o salário reajustado recentemente. Ganha em torno de U$ 100 mil atualmente. Mas durante a premiação, o que foi visto não foi esse reconhecimento por parte da imprensa mas uma chuva de perguntas sobre uma transferência que ainda é hipotética. Houve uma proposta de Corinthians e São Paulo, sim. Mas calma, a do São Paulo foi prontamente recusada. A do Corinthians balançou a diretoria, mas não foi aceita também. Por que a imprensa não trata do assunto quando ele realmente acontecer? Se o Cruzeiro aceitar, se ele quiser ir, aí é outra história.

A imprensa de Rio e São Paulo adoram desmerecer quem não é do eixo. Acha que somos caipiras, que somos times de segunda linha. Ganhamos menos dinheiro, muito menos por sinal e ainda assim às vezes ficamos acima deles. Somos mais organizados e mais estruturados. Mas o leilão de Montillo pela imprensa não quer nem saber. E fazem o camisa 10 falar várias coisas que podem ser interpretadas de formas diferentes. Já estão dizendo por aí que ele vai querer mais dinheiro para ficar. Pára, né?

Acredito que por R$ 25 milhões o Cruzeiro não pode recusar a oferta. Não porque Montillo é ídolo, mas porque ele vai fazer 28 anos. O torcedor não entende que futebol é mercado, é dinheiro e há certas horas que o negócio deve ser feito. Mas por menos que isso, não acho que deveria aceitar. O retorno técnico dele é muito grande. Mas temos que ver certinho. Se o São Paulo viesse oferencendo Dagoberto (que já acretou com o Inter), Marlos, Henrique (atacante da sub-20), Juan, etc., poderíamos até propor uma grande troca. Por exemplo, três desses mais R$ 10 milhões. Enfim, algo desse tipo.

E enquanto a imprensa leiloa a possibilidade, a gente trata do factual. Ainda não há nada e por isso mesmo, que nos respeitem. Temos história e somos um dos poucos no Brasil que paga em dia. Aqui fazemos ídolos, respeitamos os ídolos e somos grandes, muito grandes.

Nenhum comentário: