sábado, 22 de setembro de 2012

FUTEBOL É FUTEBOL E CARGO DE TÉCNICO É A PETECA QUE VAI E VOLTA

POR: PROFESSOR CELESTINO
Por mais que a diretoria do Cruzeiro diga que Celso Roth está prestigiado, sabemos que, internamente, as coisas não são bem assim. Apurando internamente, soube que a pressão sobre ele nos próximos jogos é grande e derrotas para São Paulo e Internacional podem derrubá-lo, sim. Mais por causa da torcida, que quer a volta de Felipão, que pelo que pensa a diretoria do Cruzeiro, que atribui o desempenho pífio do time esse ano ao trágico planejamento feito pelo treinador anterior.

Realmente Celso Roth não é o maior dos culpados. Culpa tem, sim, quando opta por jogadores desqualificados ou por improvisações quando não é necessário. Se há algo no futebol que aprendi eu meus mais de 60 anos de vida é: não há porque complicar algo simples. Cada jogador atua em uma função e cabe ao treinador colocá-los onde atuam melhor. Leo não é lateral, Charles não é primeiro volante e alguns nem jogadores são. Mas são colocados em campo, para desespero do torcedor.

Devido a esses erros básicos, Roth balança. Não há porque dizer que ele está na corda bamba, uma vez que a pressão recai sobre os jogadores, que sabem que o treinador está a perigo. Sabem que se não pontuarem nos próximos dois jogos, o técnico cai. Vão jogar por eles e por Roth (aqueles que gostam do estilo do técnico).

Cargo de treinador é igual peteca. Uma hora está no alto, outra hora cai. É a tônica do futebol. E uma coisa é certa: quem acredita em palavra de dirigente é porque não quer saber as realidades do futebol. Melhor comentar o que dizem os jornalistas/comentaristas.

DIRETORIA
O Cruzeiro sondou dois jogadores ultimanente: o lateral Bryan, do América, e Lucca, do Criciúma. Dois bons jogadores. E pensar que Bryan passou pela base do Cruzeiro... e foi dispensado. Lucca é um jovem promissor. Vale a pena investir. E não tirar jogador do Criciúma é, no mínimo, uma incompetência muito grande.

CONTUSÕES
As contusões vêm sendo tratadas pelos dirigentes e comissão técnica como o terror do Cruzeiro. Quem tem elenco não pode temer falta de atletas como vem sendo feito. Mostra somente que o Cruzeiro não tem banco. Eu diria mais: não há nem um time titular.

ÁRIAS
Mais uma vez Árias foi preterido. Por que? Se esse jogador ficar para o ano que vem, é necessário mudar a diretoria. Nenhum dos técnicos escalou Árias. Será que ele é tão ruim? Duvido. E se ele sair e estourar em outro time, alguém vai ouvir, e muito, da torcida do Cruzeiro, acostumada a aplaudir os gringos que passam por aqui.

BORGES NO BANCO? BRINCADEIRA!
Se Borges for reserva contra o São Paulo, não creio nem em empate. Pelo amor de Deus! O treinador não pode deixar um jogador da qualidade dele de fora. Que absurdo! Atestado de incompetência!

Um comentário: