Após quase dois meses sem ver o Cruzeiro em ação, o torcedor pôde
acompanhar a equipe no último domingo, na estreia pelo Campeonato
Mineiro, com vitória sobre a URT, por 1 a 0. O público de apenas 11.843
pagantes, no entanto, foi bem abaixo das expectativas e muito inferior à
primeira partida do ano passado. A baixa presença dos torcedores gerou a
pior renda do clube desde a reinauguração do Gigante da Pampulha: R$
409.190,00.
Obviamente o torcedor tinha muito mais atrativos
para ir a estreia da equipe em 2013, por ser o jogo da reabertura do
Mineirão e um clássico com o rival Atlético, além das várias novidades
do time estrelado na ocasião. Juntas, as duas torcidas formaram um
público de 52.989 pagantes e proporcionaram uma arrecadação bruta de R$
3.677.635,00.
Desta vez, a estreia do Campeão Brasileiro era
contra a URT e sem muitas novidades, já que foi mantida praticamente a
mesma equipe do ano passado. Porém, o que chama a atenção é que este foi
o terceiro pior público do clube celeste no estádio e a pior renda em
todos os 27 jogos disputados até o momento.
A pior arrecadação
pertencia ao jogo entre Cruzeiro e Villa Nova, com R$ 437.755,00, pela
semifinal do Estadual, que também tem o pior público até aqui: 10.965
pagantes. Na ocasião, a equipe celeste já havia vencido a primeira
partida por 4 a 0 e o técnico Marcelo Oliveira anunciara a colocação de
reservas em campo. A segunda partida com menor presença de torcedores
foi contra o Nacional, pela 10ª rodada do Estadual 2013. Apenas 11.467
pessoas pagaram e a renda foi de R$ 476.775,00.
Uma das
explicações principais para o público ruim no último domingo é o elevado
preço dos ingressos praticados para o campeonato estadual, que tem sido
motivo de reclamações dos torcedores. O clube manteve os preços do
Brasileirão do ano passado com o bilhete mais barato custando R$ 50 e o
mais caro, setor da Minas Arena, ao preço de R$ 170.
"Para
jogos de pouco apelo, como Cruzeiro e URT, é muito caro. É melhor
guardar dinheiro para ir nas partidas da Libertadores", disse o
representante comercial Róbson Silva, de 27 anos, que preferiu não ir à
primeira partida do clube em 2014.
FONTE: UOL
ANÁLISE DA NOTÍCIA
O Cruzeiro, nesse primeiro mês do ano, para quem aderiu ao Sócio do Futebol, não fez o reajuste, costumeiro por causa da inflação. Contudo, o Campeonato Mineiro, apesar de ter o seu lugar no calendário, não é um torneio em que o torcedor vá gastar o seu dinheiro. O Cruzeiro deveria analisar a situação e fazer uma espécie de promoção em jogos assim. Contra a URT, um jogo de estreia, o valor menor foi de R$ 50, o que não vale, na minha opinião. Tanto que somente cerca de 12 mil pessoas estiveram presentes. Jogos assim, não custaria nada por a R$ 20, valor esse, sim, justo. Em ano de Libertadores, Mineiro fica, para o torcedor, em segundo plano, e só ganha mais destaque na reta final, em especial, na final. Logo, diretoria, analise melhor essa situação. O clube arrecadou pouco nessa partida, o que já era esperado pelo "olho grande" no preço dos ingressos. Final de mês, jogo com cara de treino e início de temporada. O torcedor sabe quando e como gastar o seu dinheiro. E não será em uma partida contra clube do interior. (JVV)
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