quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

ERRO DE MARKETING NO CRUZEIRO

POR: JOÃO VITOR VIANA

A temporada ainda não começou para o Cruzeiro, mas nota-se alguns deslizes do departamento de Marketing do clube. Muito efetivo em 2013, principalmente com a elaboração do Sócio do Futebol, que traz grande renda ao clube, o Marketing do clube começa a cometer alguns erros básicos nessa temporada.

O primeiro deles é a questão de "panos quentes" quanto à Olympikus. Claramente a empresa não soube fazer a distribuição de materiais às lojas em 2013, não produzindo o suficiente que o mercado queria. A torcida ficou chupando dedo e não pôde ter a camisa que tanto queria para ir aos estádios. Fora isso, o Marketing ainda engatinha quanto à identidade do atleta.

Na Europa, um jogador ao chegar a um clube, mantém uma numeração fixa até sair, quase que imortalizando aquela camisa. No Cruzeiro, no ano passado, vários foram os atletas que marcaram suas atuações com algumas numerações, como Bruno Rodrigo com a 33, Dedé com a 26, Dagoberto com a 11, Willian com a 41, Vinícius Araújo com a 30 e por aí vai. Para esse ano, já li nos jornais que o Willian, por exemplo, estaria treinando com a camisa 23, que foi de Everton no ano passado. Sinal de mudança de numeração? Erro do Marketing.

E pior: quando as camisas chegam às lojas, a numeração é variada. Normalmente tem somente a 10 ou a 9. Julio Baptista não é, hoje, o ídolo maior do clube. Nem Borges. Logo, cabe ao Marketing cobrar, além da entrega das camisas, trabalhar a imagem do atleta junto ao número. Mudar número todo o ano é ruim até mesmo para a comercialização do material. Ou o Marketing vai contra o que a torcida gosta?

Pelo que vejo nas redes sociais, além de os torcedores cobrarem as camisas, pedem o número de seus ídolos, como os citados acima: Willian, Dagoberto, Everton Ribeiro (17), Ricardo Goulart (31), entre outros.

Fica aqui a dica ao Marketing, portanto.

4 comentários:

Unknown disse...

Meu caro, acredito que willian esteja treinando com a 23 pois na libertadores a numeração se limita aye este numero! Talvez esteja ai a justificativa!

Neimar disse...

Os jogadores estão trocando as numerações pq na Libertadora do pode usar até o numero 30... A comebol ñ acc números de camisas maiores que 30...

Unknown disse...

Na Libertadores não pode ter números acima de 30, portanto não tem como alguns jogadores continuarem com seus números. Acredito que os que tinham números de 30 para baixo vão continuar com estes.

João Vitor Viana Cavalcanti disse...

Prezados,

Concordo que há uma limitação por exigencia da Libertadores. Mas nos demais campeonatos o número de 2013 poderia ser mantido. Afinal, é o trabalho do Marketing agindo. Não concordo que todo o ano mude-se o número. Esta é a crítica. Obrigado pelos comentários